63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
LEVANTAMENTO DAS PREOCUPAÇÕES COM O PROJETO PROFISSIONAL NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DA PUC SP ENTRE 1979 E 2008
Fernanda Galhardo Carpanelli 1
Marcia Calhes Paixão 2
1. Depto. de Serviço Social, PUC-SP
2. Profa./Orientadora - Depto. de Serviço Social, PUC-SP
INTRODUÇÃO:
Este trabalho buscou conhecer as principais preocupações com o projeto profissional posto pela perspectiva de intenção de ruptura (Projeto ético político profissional) no Serviço Social brasileiro, nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) apresentados pelos alunos da então Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, produzidos entre os anos de 1979 e 2008. O Projeto ético-político profissional vigente é resultado do esforço ético, político, profissional e acadêmico de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social por mais de três décadas e prescreve valores a ser perseguidos pelos profissionais, por meio de um conjunto de elementos capazes de orientar, servir de guia seja para a formação, seja ao exercício profissional do assistente social.
METODOLOGIA:
Iniciamos a consulta aos TCCs dispostos na Biblioteca - Campus Monte Alegre e produzimos o registro manual dos mesmos em planilha própria, totalizando 369 TCCs do Curso de Serviço Social, a partir de 1979. Em seguida realizamos a coleta na Secretaria do Curso, em um total de 241 TCCs. A planilha com 610 TCCs disponíveis foi separada em dois agrupamentos: aqueles que não fazem referência explicita ao Serviço Social, embora pudessem tratar de temas relevantes a profissão (275 TCCs) e aqueles que no título fazem referência explicita ao Serviço Social (335 TCCs). Identificamos entre os 335 TCCs, 6 trabalhos (1,8%) que fazem referencia explicita ao projeto profissional e os escolhemos para a analise interna buscando identificar a pergunta principal que direcionou a pesquisa, perceber se historicizam seus objetos de investigação, o pressuposto adotado no trato teórico-metodológico da investigação, se consideravam o significado social da profissão e se reconhecem as diferentes expressões da questão social como objeto de intervenção da profissão. Identificar os resultados aos quais chegam cada um dos trabalhos e em qual bibliografia buscam seus aportes teóricos. Construímos o referencial de análise para os dados coletados, a partir da produção bibliográfica disponível sobre o assunto.
RESULTADOS:
Como resultado final da coleta de dados produzimos o levantamento de 727 TCCs apresentados no período, sendo que 610 encontram-se disponíveis para consulta (369 na Biblioteca “Nadir Gouvêa Kfouri” e 241 disponíveis na Secretaria do Curso de Serviço Social da PUC SP) e 117 TCCs apenas referidos em listagem da Secretaria do Curso, não localizados, portanto indisponíveis para consulta no momento. Um dado relevante é que o total dos TCCs que não fazem referência explicita ao Serviço Social representa 45% do universo total dos TCCs disponíveis para consulta, contra 55% daqueles que no título fazem referência explicita ao Serviço Social. Sobre a analise interna dos 6 TCCs escolhidos é possível constatar que a temática só esta presente na produção dos TCCs no século XXI, a partir do ano de 2001. Consideramos importante destacar que só após um intervalo de tempo razoável, de quase três décadas de formulação e consolidação do que, a partir dos anos 90 convencionou-se chamar de projeto ético-político profissional, é que aparecem, explicitamente, TCCs interessados em investigá-lo.
CONCLUSÃO:
Constatamos que os rebatimentos da discussão sobre o projeto ético político profissional são tardios na produção discente do curso de Serviço social da PUC SP (só a partir de 2001), mas aqueles que o fazem estão enraizados nos pressupostos da vertente de intenção de ruptura.
Um olhar atento às temáticas pôde desvelar preocupações ou prioridades presentes em tempos históricos diferentes que certamente reflete a construção histórica do Serviço Social, bem como reflete a história de uma instituição pioneira no ensino de Serviço Social no Brasil – o Curso de Serviço Social da PUC SP - referencia nacional e internacional no nível de graduação e pós-graduação em Serviço Social.
Palavras-chave: Projeto profissional, Projeto ético político profissional, Vertente de intenção de ruptura.