63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
A atuação dos Professores de Educação Física das Escolas Municipais da Zona Oeste de Manaus no atendimento de Primeiros Socorros |
Jucimara de Souza Brito 1 Euclides José de Almeida Cavalcanti 2 |
1. Licenciada em Educação Física. Faculdade La Salle Manaus 2. Prof. Dr./Orientador. Curso de Educação Física, Faculdade La Salle Manaus |
INTRODUÇÃO: |
Primeiros Socorros são os cuidados prestados a uma vítima de mal súbito ou acidente até que a ajuda especializada esteja disponível, se necessária. Desta forma, saber realizar os procedimentos de Primeiros Socorros é da maior valia para o Professor de Educação Física para que se possa prestar uma assistência adequada e segura a um acidentado e deste modo até salvar uma vida. Um dos fatores mais importantes na eficácia do trabalho do Professor de Educação Física é a segurança, para si e para seus alunos, bem como a conscientização de tal fator. Ao lidar com os alunos nas escolas, ou com o público nas várias situações de trabalho, o Professor deve-se assegurar de que as condições físicas pessoais e ambientais são favoráveis ao desenvolvimento de seu programa de ensino-aprendizagem. Entretanto, ainda que o Professor tenha sob controle a segurança de sua aula, acidentes podem ocorrer a qualquer momento, onde o mesmo, como responsável pela aula, deve por obrigação prestar o atendimento de Primeiros Socorros ao seu aluno. O estudo objetivou investigar a atuação dos Professores de Educação Física das Escolas Municipais da Zona Oeste de Manaus frente aos acidentes que ocorrem em suas aulas e os primeiros cuidados que os mesmos tomam ao socorrer um aluno acidentado. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa de campo de caráter exploratório, descritiva e qualitativa foi realizada com 45 professores de Educação Física das Escolas Municipais da Zona Oeste de Manaus (AM). Indivíduos com idade média de 40 anos, 5 anos de tempo médio de serviço na escola e 15 de atuação como professor. 21 com graduação (12 homens, 9 mulheres) e 24 com especialização (11 homens, 13 mulheres), que tiveram na matriz curricular a disciplina de Primeiros Socorros e 53,3% fizeram curso após a graduação. Para a coleta de dados um questionário com 12 questões foi respondido de forma livre e esclarecida pelos Professores de Educação Física. As questões indagavam sobre as principais causas de acidentes; os acidentes mais freqüentes; registro dos acidentes e dos dados dos alunos em relação a medicamentos, alergias; elaboração de anamnese dos alunos; disponibilidade de material de primeiros socorros na escola; formação acadêmica do professor com disciplina de Primeiros Socorros; participação em curso de Primeiros Socorros após graduado; percepção sobre a preparação necessária para atender os acidentes ocorridos em aula; acidentes sem condições de atendimento; atitude nas situações de acidentes e; procedimento adotado pela escola nos casos de acidentes. Os resultados foram sumarizados em frequências absolutas e relativas e em gráficos. |
RESULTADOS: |
Causas de acidentes nas aulas de Educação Física: falta de atenção dos alunos (26,6%), contato físico (24,8%), falta de disciplina (15,6%), más condições da quadra (12,8%), roupa inadequada (9,2%), muitos alunos (7,3%). Ocorrências mais comuns: escoriações (54,5%), entorses (16,7%), luxação (12,1%), desmaio (7,6%) e fratura (4,5%). Em caso de acidente 11,1% dos Professores encaminham o aluno para a coordenação ou para a agente de saúde da escola, 30% dão os primeiros socorros, 47,5% dão os primeiros socorros e encaminham ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e 22,5% dão os primeiros socorros, entram em contato com a família e o encaminha para SPA. 95,6% dos professores reconhecem que a escola dá apoio total ao aluno, comunica a família e o encaminha ao SPA. 55,6% dos professores Indicaram que acidentes na escola são registrados em livro de ocorrências. Um Professor afirmou registrar na ficha do aluno junto a secretaria. 42,2% dos professores afirmaram que a escola possui registro dos dados médicos dos alunos e realiza acompanhamento e 51,1% afirmaram realizar anamnese. 57,8% afirmaram que a escola possui kit de Primeiros Socorros e 75,5% considera-se preparado para atender os acidentes ocorridos; ainda assim 33,3% já tiveram acidentes em que não teve condições de atender. |
CONCLUSÃO: |
Os professores de Educação Física estão capacitados para prestar atendimento de primeiros socorros apenas nos casos mais leves como escoriações, desmaio, dentre outros. Entretanto, em relação aos mais graves o mesmo se mostra não saber como proceder, encaminhando o acidentado ao SPA, atitude esta, tomada com grande sabedoria, pois sabemos que os profissionais de Educação Física não estão habilitados a medicar, nem a fazer procedimentos mais precisos, isso é indicado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Apesar de os profissionais terem em sua grade curricular a disciplina de primeiros socorros seu conhecimento acerca do tema é superficial e até mesmo para aqueles que fizeram cursos de Primeiros Socorros foi evidenciado que os Profissionais já presenciaram acidentes em que não conseguiram prestar socorro pela gravidade do mesmo. |
Palavras-chave: Primeiros Socorros, Acidentes Escolares |