63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
IDENTIFICAÇÃO IN SILICO DE GENES DE DEFENSINA EM Jatropha curcas L. E OUTRAS ESPÉCIES DA FAMÍLIA EUPHORBIACEAE
Janira Maria Nascimento Alves Bezerra 1
Taciana Conceição Manso 1
Maria Clara Pestana-Calsa 1
Tercilio Calsa Junior 2
1. Departamento de Genética – UFPE
2. Prof. Dr./Orientador – Depto. de Genética/UFPE
INTRODUÇÃO:
A família Euphorbiaceae, encontrada nas regiões tropicais e temperada de todo o planeta, destaca-se pela sua importância econômica, como a produção do látex e extração de óleos das sementes. O pinhão-manso (Jatropha curcas L.) tem a propriedade de ser uma oleaginosa, seu óleo é usado na produção de biodiesel, favorecendo a economia do país. Além disso, também é utilizada na medicina popular para uso terapêutico, no tratamento de algumas enfermidades. O extrato bruto obtido é utilizado na cicatrização, no combate às verminoses, dores entre outros. Trabalhos laboratoriais comprovam as atividades farmacológicas desse extrato. As plantas apresentam mecanismo de defesa como as AMPs (peptídeos antimicrobianos), proteínas de baixo peso molecular, produzidas com a função de defender de agressões bióticas ou abióticas. Os AMPs estão divididos em sete famílias, thionin family, lipid-transfer protein family, cyclotide family, hevein-like family, knottin family, defensin family, snakin family. O isolamento destes peptídeos auxilia no desenvolvimento de princípios ativos para criação de agentes de defesa com aplicações farmacêuticas e agroindustriais. Este trabalho teve por objetivo comparar genes de defensina descritos em pinhão-manso e na família Euphorbiaceae em bancos de dados.
METODOLOGIA:
De acordo com o banco de dados PhytAMP, específico para peptídeos antimicrobianos de plantas. As buscas nesse banco de dados foram feitas utilizando o termo Euphorbia. As sequências encontradas foram analisadas por meio do banco UniProt e anotadas no banco EMBL-EBI. Outros bancos de dados públicos foram utilizados (GenBank, UniProtKB/Swiss-Prot, EMBL, DDBJ) a fim de ampliar as pesquisas. Assim, utilizou-se como palavras-chave thionin AND jatropha curcas; thionin AND euphorbiaceae; lipid-transfer AND jatropha curcas; lipid-transfer AND euphorbiaceae; hevein AND jatropha curcas; hevein AND euphorbiaceae; cyclotide AND jatropha curcas; cyclotide AND euphorbiaceae; knottin AND jatropha curcas; knottin AND euphorbiaceae; defensin AND jatropha curcas; defensin AND euphorbiaceae; snakin AND jatropha curcas; snakin AND euphorbiaceae. Através do banco de dados PFam, encontrou-se famílias protéicas das sequências analisadas.
RESULTADOS:
De acordo com as análises feitas observou-se a presença de várias classes de AMPs descritas na família Euphorbiaceae. As pesquisas no banco PhytAMP revelaram cinco AMPs em Euphorbia, destes, quatro são descritos em mamona (Ricinus communis), pertencentes à família lipid-transfer, e um da seringueira (Hevea brasiliensis) classificado na família hevein-like, estando relacionados com a transferência de lipídeos e de fosfolipídios pela membrana celular com deposição de cera ou cutina nas paredes celulares, e provável inibição do crescimento de fungos, respectivamente. A pesquisa nos demais bancos de dados públicos revelou vários AMPs descritos em pinhão-manso e em mamona. As principais famílias protéicas encontradas pelas análises do PFam foram: lipid-transfer e gamma-thionin, encontradas na mamona e pinhão-manso. A família gamma-thionin tem por função inibir enzimas digestivas ou tem ação sobre bactérias e/ou fungos, enquanto que a família lipid-transfer, atua na transferência de lipídios e fosfolipídios pela membrana celular.
CONCLUSÃO:
As sequências encontradas nos bancos de dados pesquisados comprovam a presença de AMPs no pinhão-manso e na mamona. Através dos dados obtidos, os AMPs encontrados pelas suas funções descritas, auxiliam a planta no combate a patógenos. Esses peptídeos podem auxiliar em pesquisas relacionadas com a produção de medicamentos fitoterápicos, por meio de ações farmacológicas comprovadas por trabalhos realizados. Para tanto, faz-se necessário a obtenção de mais informações das sequências de AMPs em pinhão-manso e sua função na planta, auxiliando no isolamento do peptídeo, que poderá ser precursor de algum fármaco.
Palavras-chave: Jatropha curcas, in silico, defensina.