63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
Comparação da entomofauna de um Cerradão conservado e um Cerradão em regeneração no Parque Municipal do Bacaba, Nova Xavantina
Clébia Patricia Resende de Moraes 1
Marcos Kreutz 1
Ananda Carla Scatena de Sousa 1
Álan Chrisleyr Maracahipes 1
Carlos Kreutz 2
Lenize Batista Calvão 2
1. Depto de Ciências Biológicas, UNEMAT, Nova Xavantina/MT
2. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, UNEMAT, Nova Xavantina/MT
INTRODUÇÃO:
No Parque Municipal do Bacaba, leste de Mato Grosso, o Cerradão ocorre em manchas adjacentes ao Cerrado sentido restrito sob condições topográficas bastante semelhantes. A classe insecta é considerada a que apresenta o maior número de espécie dentro do filo Arthropoda, aproximadamente 70%, sem considerar a quantidade de indivíduos que cada espécie apresenta. A maioria dos insetos se adapta em uma extensa distribuição geográfica, sendo bons bioindicadores, pois tem ciclo de vida rápido, são sensíveis a alterações ambientais e podem ser amostrados em qualquer época do ano, podendo responder às perturbações ou mudanças ambientais, como alterações de habitats, fragmentação, mudanças climáticas, poluição e outros fatores que geram impacto na biota; e indicadores de biodiversidade. A distribuição geográfica dos insetos e demais invertebrados é menos conhecida que a dos vertebrados e a informação disponível está em geral menos sistematizada. Estudos apresentaram 320.000 espécies, distribuídas por 35 filos e 89 classes, para a biota da região dos cerrados brasileiros. O objetivo do presente estudo foi comparar a entomofauna de um Cerradão conservado e de um Cerradão em regeneração, no Parque Municipal do Bacaba, Nova Xavantina – MT.
METODOLOGIA:
Realizou-se o presente estudo em uma área de Cerradão conservado (CC) e em uma de Cerradão em regeneração (CR) no Parque Municipal do Bacaba, situado no perímetro urbano do município de Nova Xavantina, região leste de Mato Grosso. Foram montadas armadilhas de mini-pitfalls através de garrafas PETs cortadas e enterradas no solo, as armadilhas foram dispostas em um círculo, com 8 mini-pitfalls, em cada área de Cerradão. As coletas foram iniciadas às 7:00hs e seguiram até às 17:00hs. As armadilhas foram monitoradas em intervalos de duas horas e as espécies encontradas foram armazenadas em álcool 70% e triadas em laboratório. Para a análise estatística dos dados, utilizou-se o Teste t para comparar a abundância de cada ordem de insetos coletada e a abundância geral do presente estudo. As análises foram realizadas com o auxílio do programa estatístico R.
RESULTADOS:
Foram coletados 91 invertebrados nos pitfalls, distribuídos em Hymenoptera (62), Orthoptera (18), Coleoptera (6), Blatodae (3), Myrmeleontidae (1) e Aranae (1), durante as 10 horas de amostragem em período diurno. A maior abundância de Hymenoptera (68% do total) já era prevista, uma vez que as formigas são consideradas animais dominantes na maioria dos ecossistemas terrestres. Ao comparar a abundância total das ordens entre as duas fisionomias, pode ser observado uma abundância maior no CR (54) que no CC (37). Ambientes mais estáveis e com uma maior diversidade de espécies vegetais, como são as áreas de Cerradão conservado, oferecem um maior número de hospedeiros que por sua vez atraem uma maior diversidade de insetos herbívoros e seus inimigos naturais. Das ordens coletadas, Coleoptera (t=-6, p=0,003) com seis indivíduos no CR e nenhum no CC, foi a única que apresentou diferença significativa entre os dois ambientes.
CONCLUSÃO:
Apesar do pouco tempo amostral para a realização do trabalho o número de ordens e indivíduos capturados foi satisfatório, totalizando 91 artrópodes. Além disso, a distância entre as áreas de estudo foi consideravelmente pequena para ocorrência de uma grande diferença na diversidade de artrópodes terrestres. Portanto, de acordo com o teste T, não foi possível verificar diferença de diversidade entre os dois ambientes, sendo os resultados significativos somente para a ordem Coleoptera. Foi observada uma baixa similaridade entre as áreas amostradas, mostrando que essas baixas similaridades da entomofauna são principalmente devido à forte influência de algumas ordens com elevada frequência em cada uma das áreas. Os coleópteros estão estritamente ligados aos fatores locais, sendo que neste trabalho, provavelmente o solo e o tipo de vegetação foram os principais fatores que influenciaram a distribuição dos indivíduos.
Palavras-chave: Entomofauna, Parque Municipal do Bacaba, Cerradão.