63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ARMAS NA ESCOLA, QUAL O MOTIVO?
Mônica Ismerim Barreto 1
Viviane Moura 1
1. Secretaria Municipal de Educação de Aracaju /SE - SEMED
INTRODUÇÃO:
Pesquisas indicam que alunos sabem da presença de armas na escola, e que esse tipo de violências produz medo e ansiedade, que podem refletir na aprendizagem dos mesmos. Abramovay e Castro (2006) citam pesquisas que abordaram o uso e porte de armas na escola sendo que em uma destas 34,8% dos estudantes assinalaram já ter visto armas na escola. Gonçalves e Sposito (2002) citam dados da pesquisa realizada pelo ILANUD, na qual 1,9% dos alunos declararam ter levado armas de fogo e 8,9% armas brancas para a escola.
Os alunos podem levar armas para a escola por diversos motivos, sendo que, como assinala Ruotti (2006 p.156), em alguns casos existe ameaça “não necessariamente na escola, mas fora dela” fato esse que pode levar os alunos portarem armas.
Considerando que a presença de armas na escola torna o ambiente inseguro, mas cientes que a presença dessas armas pode ter motivações diversas, faz-se necessário que se investigue quais os motivos que levam alunos a portarem armas na escola para assim podermos realizar um trabalho preventivo mais eficiente. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo identificar as possíveis causas de alunos levarem armas para o ambiente escolar em uma escola municipal de Aracaju/SE.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com 123 estudantes, na faixa etária de 10 a 17 anos, sendo 59 meninas, 63 meninos e um estudante que não declarou o sexo, de 5ª a 8ª séries de uma escola municipal de Aracaju/SE.
Para atender ao objetivo desta pesquisa, utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário anônimo, como forma de diminuir o receio dos respondentes em serem identificados. Como forma de garantir o anonimato os questionários receberam uma numeração, que foi utilizada na análise.
O questionário continha 10 questões abertas e fechadas. Nesse trabalho iremos analisar o resultado de quatro questões fechadas: 1 Você sabe de algum aluno que vem para a escola com algum tipo de arma (faca, estilete, canivete, revólver, etc)?; 2 Caso sua resposta seja “SIM”, sabe dizer qual tipo de arma é trazida para a escola?; 3 Você já trouxe para a escola algum tipo de arma ? Se respondeu 'sim', qual a arma?; 4 Sabe o motivo de os alunos trazerem armas para a escola?
Foram fornecidas alternativas indicando o tipo de arma (faca, estilete, canivete, revólver, outros) nas questões 2 e 3; na questão 4 foram fornecidas alternativas ( para se proteger de colegas da escola; para se proteger de pessoas fora da escola; outros).
RESULTADOS:
Dos 123 alunos pesquisados, apenas 30 indicaram não perceber a presença de armas na escola. A maioria (74,8% do total) indicaram perceber a presença de armas na escola. Destes, 54,3% assinalaram o tipo de arma. Do total dessas indicações, 80,7% era de arma branca e 13,3% de arma de fogo e 6,1 outros tipos (como armas de brinquedo). Doze alunos (13%) assinalaram já ter trazido armas para a escola, sendo 6 estiletes, 3 facas e 3 revólveres (2,6%). 76,4% desses alunos assinalaram que colegas traziam armas para a escola para se proteger de pessoas de fora da escola.
Os dados obtidos apontam a existência de armas no ambiente escolar, fato esse observado em diversas pesquisas como as de Lopes et all (2009) e a de Abramovay e Castro (2006). O maior número de indicações de arma branca em relação a armas de fogo também foi observado por Lopes et all (2009). Provavelmente existe maior facilidade em obter uma faca, um canivete ou estilete que um revólver. O motivo principal de alunos levarem armas para a escola se deve ao medo de fatores externos ao ambiente escolar. Tal fato é preocupante pois os alunos assinalam o medo da violência externa, como aponta Ruotti (2006), como fator preponderante na decisão de levarem armas para a escola.
CONCLUSÃO:
Com a pesquisa foi possível concluir que as armas estão presentes no ambiente escolar. São percebidos por alunos e alunas e podem ser utilizadas como forma de agressão a colegas. Mesmo estudantes que levem armas para a escola com o intuito de se defender de pessoas fora do ambiente escolar podem, em momento de discussão, fazerem uso desta arma.
O aparecimento de armas no ambiente escolar demonstra a vulnerabilidade que esse espaço apresenta, pois a violência não está mais confinada fora dos muros da escola. Ela se faz presente nas salas de aula, nas relações entre os diversos atores que frequentam esse ambiente. Ao sentirem-se inseguros no ambiente externo, alunos e alunas procuram se defender. Essa defesa leva armas para dentro da escola e torna o esse ambiente também inseguro.
Diante do apresentado, verificamos a necessidade de desenvolver trabalhos que possam fortalecer a segurança não só no ambiente escolar como fora dele. Abramovay e Rua (2002) assinalam a importância da integração da escola com a comunidade como forma de diminuir a violência no ambiente escolar.
Acreditamos que escola não pode mais ficar á parte do que acontece fora dos seus muros. É necessário agir de forma conjunta para que todo o ambiente fique mais seguro, não só dentro da escola, mas também fora dela.
Palavras-chave: Escola, Armas, Violência.