63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET (POLIETILENO TEREFTALATO) PELOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCA BOTINELLY PARA A PRODUÇÃO DE POLTRONA
Ana Fabíola Peres Nascimento de Souza 1
1. Profa. Escola Estadual Francisca Botinelly Cunha e Silva
INTRODUÇÃO:
A introdução da embalagem de PET (polietileno tereftalato) no Brasil trouxe vantagens para consumidor que escolhe comprar um produto envasado nesse material pelo fato de economizar espaço, por exemplo, uma garrafa PET com dois litros de refrigerante equivale aproximadamente cinco latas de alumínio de 350 mL, sendo preferível o consumo em recipiente plástico. No Brasil, cerca de seis bilhões de garrafas PET são comercializadas, cálculo feito pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem–CEMPRE (2006) baseado na distribuição dos produtos em supermercados e lojas até as residências brasileiras. O objetivo desse trabalho foi reutilizar garrafas PET para confecção de poltrona como alternativa para diminuição dos problemas ambientais causados por esse resíduo sólido. Considerado pelos ambientalistas como altamente prejudicial por contaminar o solo e o lençol freático, além de obstrui galerias e córregos prejudicando o sistema de drenagem das águas das chuvas e agravando as consequências de enchentes. Segundo, dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria do PET–ABIPET (2009), o Brasil recicla aproximadamente 55,6% das garrafas PET produzidas anualmente. A produção de utensílios com garrafas PET contribui para sua redução no meio ambiente, além de gerar renda comercial.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas garrafas PET de dois litros obtidas em um restaurante da cidade de Manaus pelos alunos do 3° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Francisca Botinelly Cunha e Silva. As garrafas foram limpas e o rótulo removido. Primeiro cortou-se, com a tesoura, uma garrafa ao meio, em seguida encaixou-se a parte de cima (onde fica a tampa) de forma invertida no fundo da mesma garrafa parecendo um copo, denominada peça um. Em seguida, o fundo de uma garrafa inteira foi encaixado na peça um, onde a parte de cima ficou livre para receber apenas o fundo de uma terceira garrafa, esse conjunto foi denominado peça de resistência. Foram feitas 16 peças de resistência. Em seguida, essas peças resistência foram agrupadas em duplas unidas por fita adesiva formando 8 duplas ao total. Essas duplas foram unidas por fita adesiva formando dois grupos de 4 duplas, depois esses dois grupos foram presos com fita adesiva formando apenas um, o assento da poltrona, com as 16 peças de resistência. Para fazer o encosto da poltrona, foram feitas 4 peças um. Empilharam-se essas peças um. Em seguida foram encaixadas na parte superior de uma peça de resistência. Repetiu-se esse processo por 4 vezes. Por último, juntou-se o encosto ao assento com várias voltas de fita adesiva até ficar bem firme.
RESULTADOS:
A poltrona de garrafas PET é resistente e leve, podendo ser produzido em qualquer lugar, pois não necessita de infraestrutura nem mão-de-obra especializada. A atividade em sala aula de fazer poltrona de garrafas PET despertou a criatividade dos alunos para a confecção de outros móveis como sofá, cama, mesa de centro, divisórias em departamentos de escritório, usando como base as peças de resistência utilizadas na poltrona. A reutilização diminui a necessidade de exploração dos recursos naturais subtraindo inúmeras etapas de produção e transporte que geram gases poluentes que contribuem para as mudanças climáticas. E os alunos entenderam que os recursos naturais são esgotáveis e organizaram uma equipe de conscientização em restaurantes do bairro próximo a escola para a coleta seletiva das garrafas PET e outros resíduos sólidos. A prefeitura de Manaus e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade ofereceram curso de confecção de poltronas com garrafas PET em uma comunidade do Tupé. As vantagens de se fazer uma poltrona de garrafas PET é que além de diminuir o número desse resíduo sólido no ambiente, pode ser também uma fonte de renda familiar com a venda desse produto, que teria um valor mais acessível devido sua matéria-prima ser garrafas plásticas destinadas ao lixo.
CONCLUSÃO:
Reutilizar garrafas PET pode contribuir de forma significativa para amenizar impactos ambientais, assim a confecção de poltronas utilizando garrafas PET é uma alternativa econômica e eficaz para o destino desse resíduo sólido. Essa atividade despertou nos alunos o interesse em conservar o meio ambiente, além de aprimorar a criatividade para a produção novos objetos a partir de materiais considerados descartados, como as garrafas PET. Estima-se que a garrafa PET leve mais de cem anos para se decompor totalmente. Enquanto, não ocorre essa degradação a garrafa PET pode causar danos graves ao impedir o fluxo da água das chuvas em bueiros da cidade, agravando os problemas sociais provocados pelas enchentes. Por isso, uma educação ambiental para a reutilização desse material na fabricação de utensílios seria uma proposta eficaz combate aos problemas ambientais causados por esse resíduo sólido. Além, de ser uma fonte de renda com o comércio desses produtos, principalmente da poltrona. Essas poltronas podem ser também utilizadas em departamentos públicos economizando verbas disponibilizadas para a compra de móveis e criando novas alternativas de empregos.
Palavras-chave: Garrafas PET, Poltrona, Meio Ambiente.