63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Luana Lustoza de Brito Ponte 1
Suely Rodrigues Sant'ana 2
Aleticia Ferreira da Silva 3
Teresa Cristina Siqueira Cerqueira 4
1. Estudante de Graduação - Pedagogia - UnB
2. Estudante de Graduação - Pedagogia - UnB
3. Estudante de Graduação - Pedagogia - UnB
4. Prof. Dra./ Orientadora - Faculdade de Educação - UnB
INTRODUÇÃO:
As representações sociais são fenômenos que estão ligados com o modo particular de compreender a realidade e de se comunicar criando dessa forma mecanismos que possam gerar conhecimentos reificados e consensuais sobre a realidade. Gilly, (2002) um dos teóricos das representações sociais que estuda sobre educação, afirma que as representações sociais oferecem uma nova maneira para a explicação de mecanismos pelos quais os fatores sociais atuam sobre o processo educativo. Sabendo que as representações sociais são responsáveis por orientar e organizar as condutas comportamentais de acordo com o sistema de interpretação das relações que o individuo estabelece com o mundo, causando consequências nas mais variadas situações que partem do desenvolvimento individual até o coletivo podendo assim esclarecer como alguns fatores sociais agem sobre o processo educativo. De acordo com o exposto anteriormente, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar as representações sociais da escola na perspectiva dos professores do 1° ao 5º do ensino fundamental da rede pública e privada do Distrito Federal.
METODOLOGIA:
O método utilizado na pesquisa caracteriza-se como exploratório empírico-analítico. Os participantes da pesquisa foram 27 professores de escolas públicas e privadas da rede de ensino da cidade de Brasília no Distrito Federal, desses 23 são do gênero feminino e 4 do gênero masculino, com idade mínima de 23 anos, média de 36 e máxima de 54 anos. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturada com duas perguntas abertas e três perguntas fechadas para compor o perfil dos professores. A pesquisa realizou-se de duas maneiras: na primeira, os pesquisadores se dirigiram às respectivas escolas, com o intuito de aplicarem os questionários diretamente aos professores e aguardaram no local até que todos respondessem. Na segunda maneira, os pesquisadores deixaram os questionários na própria escola com os coordenadores para serem aplicados aos professores. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, elaborada por Bardin (1987) que permite a organização das respostas produzidas em categorias e classes, possibilitadas pela frequência dos termos enunciados pelos sujeitos.
RESULTADOS:
O objetivo da primeira questão aberta da entrevista foi analisar as considerações que o professor tem sobre a sua própria escola. Essa estratégia foi utilizada para que o sujeito da pesquisa, no caso os professores, se sentissem a vontade e evocasse mais rapidamente as possíveis respostas. Os sujeitos entrevistas reconhecem com maior frequência que a escola é um local de construção de conhecimento, no entanto atribui um maior grau de relevância ao fato de a escola ser um local de aprendizagem. Na análise da segunda questão subjetiva em que os participantes tinham que responder sobre os aspectos identificados por eles como uma escola de qualidade verifica-se que houve uma corroboração da representação apresentada como sendo a relação aluno/professor e escola, além de professores comprometidos com o fazer pedagógico.
CONCLUSÃO:
Nas considerações finais deste estudo, avalia-se que os objetivos foram atingidos, já que analisando as representações sociais dos professores do 1º ao 5º ano de escolas públicas e privadas do Distrito Federal sobre a escola, foi possível identificar os significados dessas representações. Deste modo levantou-se uma series de representações sociais por meio de uma riqueza de respostas. Os resultados apontam que a representação social sobre a escola mais significativa pelos professores é de uma instituição que visa o conhecimento e o aprendizado dos alunos. Em segundo, seguida de Aprendizagem centrada no crescimento sócio-intelectual do aluno e, por último, que a escola é um local onde se aprende e se ensina e onde as descobertas acontecem. Partindo dessa perspectiva foi possível identificar que as representações sociais dos professores da escola estão associadas a “ensinar e aprender”, “desenvolvimento” e “conhecimento”. Essas atribuições traduzem e resultam em significações proativas da escola. Portanto, evidencia-se com essa pesquisa que os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental possuem uma representação da escola como um local importante e vital para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, PROFESSORES, ENSINO FUNDAMENTAL.