63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 5. Histologia
METODOS HISTOQUIMICOS QUE MELHOR RESSALTAM CÉLULAS CALICIFORMES
Gabriel Qualhato 1
Alex Rodrigues Gomes 1
Helemi Oliveira Guimarães De Freitas 2
1. Graduando Ciências Biológicas - Departamento de morfologia - Instituto de Ciências Biológicas - UFG
2. Departamento de morfologia - Instituto de Ciências Biológicas - UFG
3. Profa. Ms./ Orientadora – Faculdade de biologia / FESURV
INTRODUÇÃO:
As células caliciformes são classificadas como células secretoras, elas estão presentes em muitas partes do trato gastrintestinal e nas vias superiores do sistema respiratório, sendo uma célula produtora de muco. Em seu pólo apical, a célula caliciforme apresenta muitos grânulos de secreção glicoprotéica, grandes e pouco elétron-densos. O núcleo é geralmente achatado e deslocado para a parte basal da célula, região rica em retículo endoplasmático rugoso. Acima do núcleo, encontramos o aparelho de golgi muito desenvolvido. Estas células tem uma grande importância devido sua grande freqüência e expressão de algumas patologias e estudos morfológicos. Precisando ser bem evidenciadas em alguns exames clínicos. Devido sua grande importância é necessário que se selecione métodos histoquímicos para maior evidencia destas células e do epitélio presente ao seu redor. Sendo assim temos como objetivo deste trabalho selecionar métodos simples que promovam à maior evidencia destas células.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado na Universidade de Rio Verde (FESURV) na Faculdade de Biologia. Foram coletadas amostras de tecido animal de várias espécies (intestino delgado), em seguida fixados em formol 10%, desidratados, diafanizados e incluídos em parafina, após essa etapa foram realizados cortes de 5µm em um micrótomo Espenser 820, e posteriormente coradas nas seguintes técnicas Hematoxilina e Eosina (HE), Azul de Alcian, Mucicarmim, PAS e Ferro Coloidal PAS. Foi utilizado protocolo específico de cada coloração. Analisadas no microscópio Olimpus Cx-41 RF. E posteriormente fotografados com fotomicroscópio Axioskop da Zeiss.
RESULTADOS:
Como resultados, tivemos que as colorações que mais evidenciam estas células foram o PAS, Ferro Coloidal PAS e Hematoxilina-Eosina, e como técnicas mais intermediárias que também evidenciaram estas células foi o Azul de Alcian e como técnica menos seletiva foi o Mucicarmin. Notamos que na técnica Hematoxilina-Eosina as células caliciformes não se coram devido a procedimento de fixação e processamento, que ao passar pelo Xilol se perdem alguns dos produtos destas células, principalmente as gotículas de mucígeno, mas por corarem todas as células que circundam a célula caliciforme sua distribuição fica bem visível. Nas técnicas de PAS são bem evidenciadas e nítidas devido à presença de glicoproteínas que permanecem após as técnicas de coloração, deixando bem clara a localização e forma destas células. E a técnica mucicarmin não teve tantos resultados, pois esta técnica não deixou muito evidente as células caliciformes e as células da mucosa em sua volta. Sugerimos que ao realizar a avaliação de mucosas com células caliciforme sejam aplicadas tanto as técnicas de Hematoxilina-Eosina e PAS, pois teremos um panorama bem detalhado da morfologia células caliciforme quando de outras células a sua volta, como deste caso os enterócitos.
CONCLUSÃO:
Podemos concluir que, com testes simples como o realizado eficazmente neste trabalho podemos identificar metodologias mais eficazes para determinados tecidos, visto que hoje temos inúmeras técnicas histoquímicas, trabalhos como estes podem facilitar pesquisas cientificas em outras áreas, contribuindo mesmos que pouco para o progresso cientifico atual.
Palavras-chave: Células caliciformes, Histoquímica, Ressaltar.