63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa |
A variação da concordância verbal na escrita de alunos do ensino médio da Escola Methódio de Godoy Lima, no Município de Serra Talhada – PE |
Keroz Nunes de Aquino 1 Inaldo Soares 2 |
1. Gradundo - Curso de Licenciatura em Letras UAST/UFRPE 2. Professor/Orintador - Curso de Licenciatura em Letras UAST/UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
Com o intuito de estudar os fatores que podem influenciar alunos do ensino médio da rede pública de ensino a variar a concordância no uso flexionado do verbo em relação a tempo e número, procedemos a uma análise a partir de textos produzidos por esses alunos. O objetivo é investigar os fatores que possam causar esse tipo de variação e verificar se fatores extralinguísticos como questões sociais, culturais, históricas e geográficas têm influência nos usos da língua por esses alunos, levando-os a distanciar-se das exigências da norma padrão em relação à concordância. O suporte da pesquisa é a teoria da variação linguística de Wiliam Labov, para quem a língua é heterogênea e realizada em um contexto sociocultural e os fenômenos de variação estão ligados aos fatores externos ao sistema linguístico. |
METODOLOGIA: |
Os dados foram obtidos a partir de uma atividade realizada com alunos do ensino médio da Escola Methódio de Godoy Lima. De início, lhes foi apresentado um áudio com uma versão do conto “Chapeuzinho Vermelho”, de Charles Perrault, narrativa infantil bastante conhecida, para que eles a reescrevessem. Primeiro os alunos ouviram o conto, que tinha aproximadamente 12 minutos de duração, para adquirir melhor conhecimento dele e depois foi apresentada a proposta de reescrita, que deveria se constituir de um texto narrativo com caráter inovador, com uma temática moderna no acontecimento da história, ou seja, chapeuzinho vermelho na adolescência, para assim eles interagirem com suas próprias realidades e modificar o acontecimento da história. |
RESULTADOS: |
Dentre os textos analisados, verificamos a existência de uma vasta quantidade de fenômenos que poderiam ser estudados por outras vertentes de pesquisa na Linguística. Os principais desses fenômenos são variação na concordância nominal em nível de gênero e número, concordância verbal em tempo e número, apagamento de alguns segmentos, falta de coesão e coerência, ausência de artigo definido e variação da colocação pronominal. Na variação de concordância verbal foram observadas diversas construções sintáticas inadequadas em sua posição no sintagma. Tanto as meninas quanto os meninos apresentaram variações morfossintática na adequação do verbo, só que as meninas variaram mais a flexão do verbo em relação ao número e pessoa. Os meninos variaram mais com relação ao tempo verbal. De acordo com análise desses textos pode-se dizer que, além dos fatores sociais, culturais e geográficos, a idade e sexo também podem ser outros fatores que contribuem para o desenvolvimento cognitivo desses adolescentes estudantes em questão. A capacidade organizacional da estrutura sintática dos textos por ele produzidos pode está atrelado aos mecanismos funcionais da linguagem em uso na sua comunidade de fala, o que pode acarretar interferência na sua escrita. |
CONCLUSÃO: |
Este estudo avaliou a estrutura mais importante de uma oração: o verbo. De forma específica, a concordância dele em relação aos outros elementos da construção sintática do português brasileiro, tomando como análise textos narrativos produzidos por alunos da Escola Methódio de Godoy Lima. Os textos apresentaram amplas variações, mas o foco de observação voltou-se para as variações de concordância verbal em tempo e número. Os resultados evidenciaram que a idade o sexo e a cultura são fatores que podem interferir no desenvolvimento da aprendizagem desses adolescentes e por isso eles tendem a variar a concordância do verbo em alguns contextos. Os dados aqui apresentados e estudados permitem uma reflexão sobre os fatores que podem influenciar esses alunos a flexionarem de forma inadequada o verbo no seu tempo e número. |
Palavras-chave: Concordância verbal, Variação linguística, Ensino médio. |