63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E SOCIAL DO PARQUE VACA BRAVA NA DINÂMICA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA
Carolina Ferreira da Costa Streglio 1
Elisa Ferreira da Costa 2
Herson Brenno Moreira Streglio 3
1. Mestranda do Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás – UFG
2. Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás – UFG
3. Departamento de Direito, Centro Universitário de Goiás – Uni-ANHANGÜERA
INTRODUÇÃO:
A intensa circulação de bens e pessoas, a grande concentração populacional, a ocupação desordenada, dentre outras características geralmente atribuídas às grandes cidades, têm reproduzido vários problemas sociais e ambientais relacionados ao esgotamento do ambiente urbano.
Perante esse cenário, uma iniciativa que vem apresentando bons resultados é a criação de parques urbanos, visto que, além dos benefícios ecológicos, essas áreas constituem importantes espaços de lazer e convivência.
Inaugurada na década de 1930, Goiânia se destaca dentre as cidades com área urbana mais verde do país. E, em meio aos seus 24 parques e bosques, um dos mais visitados é o Parque Vaca Brava.
Rodeado de prédios residenciais e estabelecimentos comerciais, e recebendo diariamente um número cada vez maior de pessoas, cabe questionar: o Parque Vaca Brava vem exercendo plenamente as funções ecológicas e sociais inerentes a um parque urbano? Seus usuários estão satisfeitos com sua infraestrutura e manutenção? Qual a relevância dessa área verde para a dinâmica de Goiânia?
Tendo vista esses questionamentos, bem como a importância histórica e política dos parques para a cidade de Goiânia, esta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho do Parque Vaca Brava na dinâmica do município de Goiânia.
METODOLOGIA:
Com relação aos procedimentos utilizados para a operacionalização desse trabalho, a princípio, realizou-se uma revisão bibliográfica, a fim de apresentar subsídios à contextualização e análise do Parque Vaca Brava. Em seguida, foram executados trabalhos de campo com vistas à observação, registro fotográfico, diagnóstico da infraestrutura e aplicação de questionários aos usuários. E, a partir dessas informações, realizou-se a interpretação, análise e representação gráfica e tabular dos dados gerados, o que permitiu analisar o desempenho do referido parque na dinâmica local, na expectativa de fornecer subsídios para futuras pesquisas acadêmicas e possibilitar um melhor planejamento e execução de políticas públicas em Goiânia.
RESULTADOS:
Por meio da revisão bibliográfica foi possível notar que a criação do Parque Vaca Brava envolveu diversas ações judiciais requeridas por parte do Município, particulares e inclusive a Associação de Moradores do Setor Bueno, o que indica uma forte mobilização popular e uma grande valorização desse espaço, considerado atualmente área nobre de Goiânia.
Questionados sobre a infraestrutura, cerca de 36% dos usuários do parque a consideraram regular, 45% boa e 18% ótima. Dentre as principais melhorias, os visitantes acham necessário um melhor serviço de limpeza, mais segurança e iluminação. Os questionários também permitiram notar que apenas 9% dos que responderam a pesquisa residiam próximo ao Vaca Brava, demonstrando que apesar dos vários parques criados pelo município, a população ainda se desloca de setores distantes em busca de lazer.
CONCLUSÃO:
Hoje, com uma grande concentração de prédios e estabelecimentos comercias ao seu redor, o Parque Vaca Brava constitui não apenas uma importante área de lazer para os moradores e trabalhadores estabelecidos em seu entorno, além dos diversos visitantes, mas também um importante agente na composição térmica e hídrica dessa região.
A vegetação associada à presença de recurso hídrico colabora para o equilíbrio microclimático, além disso, o lago também funciona como um grande reservatório de detenção/retenção das águas pluviais desta parte da bacia hidrográfica, detendo um expressivo volume de água, provenientes do escoamento superficial.
Considerando os aspectos abordados, percebe-se que o Parque Vaca Brava desempenha um papel relevante não apenas para o Setor Bueno, mas para todo o município de Goiânia. No entanto, é importante ressaltar que todos os usuários que responderam ao questionário indicaram alguma demanda, principalmente relacionada a medidas simples de manutenção do parque, além disso, o grande número de visitantes provenientes de bairros distantes demonstra a necessidade de implementação de políticas públicas que promovam o acesso equitativo ao lazer e a melhor qualidade de vida a toda a população goianiense, e não apenas a moradores de bairros com maior poder aquisitivo.
Palavras-chave: Parques Urbanos, Goiânia, Parque Vaca Brava.