63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO AÇÃO PEDAGOGICA DO PROJETO ESCOLA ABERTA/CONEXÕES DE SABERES EM SÃO LUIS - MARANHÃO |
Clayane Carvalho dos Santos 1 Eduardo Henrique Costa Rodrigues 2 Ione Mendes Lima 3 Hawbertt Rocha Costa 4 Adilson Luis Pereira Silva 5 Carlos André Dublante 6 |
1. Departamento de Química - UFMA 2. Departamento de Oceonografia e Limnologia- UFMA 3. Departamento de Oceonografia e Limnologia - UFMA 4. Programa de Pós-Graduação em Química - UFMA 5. Programa de Pós-Graduação em Química - UFPB 6. Prof.Msc/Orientador- Depto de Pedagogia - UFMA |
INTRODUÇÃO: |
A educação ambiental é definida como um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos (Sousa, 2006). É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas. A Educação Ambiental (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. O processo educativo proposto pela EA objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica - consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos. Visando essa formação ideológica e baseando-se nos preceitos da (EA) utilizou-se dessa formação nas oficinas dos projetos Escola Aberta/Conexões de Saberes, este programa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a UNESCO, o programa Escola Aberta tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação da integração entre escola e comunidade promovendo ainda a ampliação das oportunidades de acesso à formação para a cidadania e redução de violências na comunidade escolar. Através de oficinas, dentre elas a de (EA) o programa tem como objetivos centrais contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz. |
METODOLOGIA: |
As ações de EA ocorreram através de oficinas ministradas por bolsistas do projeto Escola Aberta/Conexões de Saberes em duas escolas do município de São Luis, capital maranhense. As escolas localizam-se em bairros diferentes da ilha, a UEB ANTONIO VIEIRA no São Cristovão e a UEB SALOMÃO FIQUENE no bairro do Tibiri, esta ultima inserida em área de manguezal. As oficinas se desenvolveram de forma bem dinâmica, com a utilização de filmes temáticos, documentários, atividades de grupo, experiências didáticas e passeios pelos bairros tendo como objetivo estimular o interesse do aluno e a maior facilidade de compreensão dos conteúdos repassados. |
RESULTADOS: |
No ano de 1889 o biólogo e filósofo escocês, também conhecido por seu pensamento inovador nos campos do planejamento urbano e da educação, Patrick Geddes (1854-1933) explana que “uma criança em contato com a realidade do seu ambiente não só aprenderia melhor, mas também desenvolveria atitudes criativas em relação ao mundo em sua volta”. No contexto atual da (EA) Geddes é considerado o pai da Educação Ambiental (DIAS, 2004).A princípio não se cogitou o uso da educação ambiental como oficina pedagógica para as crianças participantes do projeto do Escola Aberta, contudo esta modalidade de ensino foi introduzida como forma de experiência educacional. Na UEB SALOMÃO FIQUENE localizada no bairro Tibiri em uma área próxima a uma floresta de mangue, a qual se encontra bastante degrada o emprego da oficina apresentou resultados bastante proveitosos e proporcionou a extensão do projeto à uma outra escola situada no bairro do São Cristovão, UEB ANTONIO VIEIRA. Ao participarem da oficina os estudantes tiveram contato com literatura ambiental o que favoreceu o aprendizado e fluência na leitura, bem como a escrita. As dinâmicas contribuíram para uma maior interação dos alunos entre si e entre os monitores, a partir das oficinas de educação ambiental houve uma maior aceitação dos indivíduos de outras atividades realizadas nos bairros. O resgate da historia local do bairro ampliou a percepção ambiental e cultural dos alunos que se mostraram bastantes interessados em sua própria historia. |
CONCLUSÃO: |
As atividades mostraram-se como uma grande ferramenta na educação ambiental e até mesmo na alfabetização, já que proporcionou o interesse das crianças em querer conhecer, aprender e se possível colocar em pratica os conhecimentos adquiridos assim gerando sujeitos ecológicos visando as gerações futuras. |
Palavras-chave: Educação Ambiental, Escola Aberta, São Luís. |