63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
A interface cinema/literatura em Pride & Prejudice: uma leitura semiótica
Lyris Merúvia Pinto 1
Neuda Alves do Lago 2
1. Acadêmica de Psicologia - UFG/CAJ
2. Profa. Dra./ Orientadora - Dpto de Letras - UFG/CAJ
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é produto de um projeto de pesquisa realizado entre 2009 e 2010 que investigou a relação intersemiótica existente entre a obra literária de 1813, Pride & Prejudice (Orgulho e Preconceito) da escritora britânica Jane Austen e sua adaptação cinematográfica de 2009 sob a direção de Joe Wright a partir do roteiro de Deborah Moggach. O romance tem como pano de fundo a sociedade do período regencial britânico, onde se desenvolve uma trama tendo como questão principal a organização social em torno do casamento. Os personagens centrais são Miss Elizabeth Bennet, Miss Jane Bennet, Mr. Charles Bingley e Mr. Fitzwilliam Darcy. Eles vivenciam conflitos que refletem os costumes da época, a complexidade das relações interpessoais bem como a questão das classes sociais. A relevância da Semiótica para os estudos literários é indiscutível. Há uma vasta bibliografia onde a literatura é trabalhada teórica e criticamente à luz dos conceitos semióticos. Neste estudo optamos por utilizar como referencial teórico a Semiótica de Charles S. Peirce.
METODOLOGIA:
Foram executados os seguintes procedimentos metodológicos:
– Estudo da estética literária de Jane Austen
– Levantamento das temáticas exploradas em Pride & Prejudice
– Identificação dos signos da obra a serem avaliados e seu respectivo enquadramento dentro das tricotomias de Charles S. Peirce
– Averiguação das temáticas exploradas na obra literária que foram mantidas na versão cinematográfica e as que foram alteradas por algum motivo
-Identificação dos signos dentro de cada temática comum a ambos os sistemas, levando em consideração os aspectos técnico e ético.
RESULTADOS:
Dentro da obra literária foram eleitos os seguintes signos para análise: o casamento, o personagem Lady de Bourgh, as classes sociais, o personagem Mr. Darcy e as cartas. O casamento na obra literária Pride & Prejudice pode ser considerado enquanto um legissigno simbólico argumental. O personagem Lady de Bourgh é entendido como um legissigno, pois corporifica uma lei, uma convenção social da época. Já as classes sociais são um sinsigno. As cartas utilizadas como meio de comunicação entre personagens ao longo da trama podem ser analisadas como símbolos: de contato, de reencontro, de promessa, de declaração de amor, por exemplo.
O personagem Mr. Bingley enquanto um signo e, portanto, pode ser compreendido a partir das três modalidades de apreensão dos fenômenos apresentadas por Peirce (primeiridade, secundidade e terceiridade).
No que se refere à transposição para o sistema cinematográfico, foram observadas sutis mudanças na trama, em relação à obra original. O signo carta é substituído pelo signo discurso verbal da personagem em Lydia, quando do anúncio de que Mr. Darcy havia se envolvido no resgate da mesma. Trata-se de uma opção do cineasta e que acabou tendo um impacto semelhante sobre o telespectador ao que teve a carta em relação ao leitor.
CONCLUSÃO:
A partir das discussões e análises realizadas foi possível compreender mais profundamente o processo de adaptação cinematográfica, que escolhas precisam ser feitas e que o cineasta lança mão de alguns elementos para não perder o essencial da obra. Nem sempre isso é possível. No caso da adaptação de Pride & Prejudice as alterações feitas não prejudicaram a obra como um todo, provando que não é preciso ser cem por cento fiel ao texto para alcançar e tocar o público, como a obra literária consegue. A fidelidade ao texto literário, aliás, deixou de ser um requisito fundamental para as obras cinematográficas adaptadas, pois, como nos sugere o nome, é uma adaptação, uma leitura feita a partir de uma visão de mundo, há questões de ordem temporal explícitas, além de se tratar de uma obra a parte que mesmo possuindo seu ponto de partida em um texto literário tem suas particularidades que merecem atenção e um olhar diferenciado.
Palavras-chave: Literatura e Cinema, Pride & Prejudice, Semiótica.