63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO DISTRITO FEDERAL: INVESTIGANDO PERSPECTIVAS DE PROFESSORES/AS DE BIOLOGIA |
Ludmila Soares Franco 1 Cecília Barbosa Matos 1 Maria Rita Avanzi 2 |
1. Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas - UnB 2. Profa. Dra./Orientadora - Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas – UnB |
INTRODUÇÃO: |
A busca por conceituar Educação Ambiental (EA) tem imprimido novas adjetivações à expressão, entre elas: EA Naturalista, Conservacionista, Resolutiva, Sistêmica, Humanista, Holística, Crítica, Emancipatória, Etnográfica, Ecoeducação. De modo geral, observa-se que a EA se propõe a problematizar a realidade e instigar os indivíduos a compreender e a analisar criticamente a crise socioambiental em suas múltiplas dimensões. À medida que as ideias de EA se consolidaram nos movimentos sociais e em discursos de pesquisadores da área, reivindica-se a introdução dessa temática na educação escolar, uma conquista garantida inclusive legalmente através da Lei 9795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. No entanto, Grün (1996) constata a existência de áreas de silêncio no currículo escolar, caracterizadas pela ausência, às vezes completa, de referência ao meio ambiente. Com base nessa provocação, este trabalho tem como objetivo investigar elementos que compõem o fazer docente de professores/as de Biologia de Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal na abordagem dada à temática ambiental. Pretende-se averiguar também os meios que os docentes utilizam para desenvolver atividades educativas relacionadas à temática ambiental no cotidiano escolar. |
METODOLOGIA: |
A abordagem metodológica situa-se na pesquisa qualitativa em educação. O que ora se apresenta refere-se à fase exploratória da pesquisa, desenvolvida a partir da aplicação de questionários a professores/as de Biologia de escolas de Ensino Médio. Inicialmente, foi feito contato telefônico com todas as unidades escolares do DF para levantar o número de escolas de Ensino Médio do DF e o de professores/as de Biologia lotados/as em cada uma delas. As informações compuseram um banco de dados para subsidiar ações desta pesquisa, bem como outras ações da Licenciatura em Ciências Biológicas da UnB. Em seguida, foram selecionadas as escolas que participariam do levantamento. O critério de seleção foi sua inserção na bacia hidrográfica do Paranoá, o que resultou na escolha de 20 escolas de um total de 75 que atendem público de Ensino Médio no DF. Após a elaboração e teste do questionário, as 20 escolas foram visitadas para apresentação do trabalho à coordenação pedagógica e distribuição do questionário aos professores de Biologia. De um total de 65 questionários entregues, 34 foram respondidos. As respostas foram agrupadas em categorias de análise e interpretadas a partir da relação com a bibliografia que embasa a pesquisa. |
RESULTADOS: |
Foi solicitado que professores/as enumerassem de 1 a 10, segundo o grau de importância, recursos - internet, livro didático, revistas, pesquisas científicas, dentre outros – utilizados no desenvolvimento da aula. O livro didático foi o mais recorrente; no grau de importância 1 representou 56% das citações e 27% no grau 2. A internet ganha destaque nos graus 2 e 3, em ambos com 26% das citações. Outro ponto investigado foram os elementos (materiais, estrutura, métodos de aprendizagem) apropriados para abordar a temática ambiental e o que realmente aplicam. De modo geral, há correspondência entre ambos. Recebem destaque “espaços para colocar conceitos em prática” que aparecem em 1º lugar nos apropriados e em 2º nos aplicados; seguidos de leituras sobre o tema ambiental, em 2º nos apropriados e em 1º nos aplicados. Indagados sobre a forma como a temática ambiental é trabalhada na escola, a alternativa “através da integração de algumas disciplinas” foi predominante. As disciplinas citadas foram agrupadas por área de conhecimento, tendo a seguinte participação: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: 64%; Ciências Humanas e suas Tecnologias: 26%, com destaque para a disciplina Geografia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 9%. |
CONCLUSÃO: |
Visto que o livro didático desempenha papel central no saber docente, cabe problematizar o tratamento dado à temática ambiental a partir dessa fonte. Pesquisas apontam lacunas e incoerências nesse material com relação à questão ambiental, seja pela visão antropocêntrica e utilitarista à natureza, seja pela abordagem parcial de conceitos como sustentabilidade (MARPICA; LOGAREZZI, 2010). A relação teoria-prática, destacada nos princípios da EA, é apontada aqui como elemento importante, além de livros e revistas específicos. Nota-se uma correspondência com a pesquisa desenvolvida pelo MEC sobre EA em que esses elementos foram considerados importantes para o desenvolvimento da EA em algumas regiões (TRAJBER; MENDONÇA, 2006). As disciplinas da área de Ciências da Natureza e a Geografia permanecem predominantes na abordagem ao tema ambiental, o que reforça a importância de refletir sobre a visão que o professor de Biologia desenvolve. A EA é percebida como instrumento de transformação do sujeito e da sociedade, sua implementação pode contribuir para o entendimento da crise socioambiental contemporânea e para busca de soluções. Extrapolar o nível das ideias e realmente implementá-la é um desafio colocado às instituições de educação básica e àquelas que formam professores/as. |
Palavras-chave: prática docente, disciplina Biologia, escolas do DF. |