63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA ABORDAGEM DA NANOTECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA
Monialine Santos de Sousa 1
Maysa Franco Zampa 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
2. Profa. Msc./Orientadora - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
INTRODUÇÃO:
A educação científica no Ensino Médio vem sendo cada vez mais indispensável para a formação de um cidadão conhecedor e crítico perante a sociedade. O estudo de pesquisas científicas em sala de aula é bastante relevante, pois permite que o processo de ensino-aprendizagem seja ampliado ao se relacionar com as disciplinas e com o dia-a-dia do aluno, que contará com mais conhecimentos para atuar de forma responsável na investigação do mundo ao seu redor. A interdisciplinaridade é uma ferramenta importante que permite ao professor a abordagem ampla sobre as Ciências e a contextualização de suas aulas com assuntos atuais e instigantes. Nesses momentos, o aluno poderá a compreender a importância das pesquisas científicas desenvolvidas e como elas podem refletir na melhoria, ou não, da qualidade de vida da sociedade. Espera-se que o trabalho de educação científica junto às crianças e aos jovens possa torná-los, no futuro, cidadãos e profissionais capacitados para a compreensão dos conhecimentos científicos capazes de atuar com consciência em sociedade. Com base nessas ideias, o presente trabalho teve como objetivo identificar o nível do interesse dos alunos do Ensino Médio de uma Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia por temas científicos, incluindo o tema Nanotecnologia.
METODOLOGIA:
O público-alvo deste trabalho foram os adolescentes de duas turmas do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Edificações do IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, sendo uma turma de 1º Ano (idade média de 15 anos) e outra do 4º Ano (idade média de 18 anos), totalizando 61 alunos. O método de ensino-aprendizagem utilizado neste trabalho teve como prioridade a educação científica em sala de aula. Com o objetivo de identificar o nível de interesse dos alunos por temas científicos, especialmente o conhecimento já existente e o adquirido sobre Nanotecnologia, foi proferida uma palestra sobre este tema e foram aplicados dois questionários. O primeiro questionário foi aplicado antes da palestra e o segundo logo após a realização da mesma. Durante a palestra, foram elucidados conceitos, características e aplicações importantes da Nanotecnologia. A investigação teve uma abordagem quantitativa, baseada no levantamento e na coleta de dados a partir das respostas dos questionários pelos alunos, bem como uma abordagem qualitativa, em que foi tomada como fundamentação teórica a contribuição de importantes pesquisadores da área de Educação em Ensino de Ciências e Química.
RESULTADOS:
Os dados coletados revelaram que a maioria dos alunos (81%) considera que possui algum ou muito interesse por assuntos científicos, enquanto apenas 18% possui pouco interesse; que os alunos consideram que a internet, a televisão, os professores, os livros e a escola são os principais veículos ou fontes de informações científicas; que 48% dos alunos considera que se torna mais interessado por temas científicos com o passar do tempo, enquanto 44% avalia que seu interesse permanece o mesmo. Estes dados revelam que o aluno presente nesta Instituição de Ensino mostra-se bastante interessado por temas científicos e inovações tecnológicas e usa a internet como um meio de informação. Após a realização da palestra, 95% dos alunos considerou que ampliou seu conhecimento sobre a Nanotecnologia, sendo capaz de identificar produtos nanotecnológicos que já estão presentes no dia-a-dia bem como alguns benefícios que esta nova tecnologia traz para a sociedade. Os alunos relataram também que compreenderam o aspecto interdisciplinar desta Ciência. Com relação aos comentários escritos, os alunos avaliaram a atividade positivamente, pois segundo eles, ela foi capaz de colaborar com a ampliação dos conhecimentos e aguçar a curiosidade pela busca de mais informações a respeito.
CONCLUSÃO:
Com este trabalho, observou-se que grande parte dos alunos desta Instituição de Ensino considera-se muito interessado por temas científicos e inovações tecnológicas e percebe que este interesse aumenta com o passar do tempo. Para os alunos, a internet foi considerada um importante meio de informação científica. A maioria dos alunos desconhecia o termo Nanotecnologia antes da realização da palestra e ao final da mesma observaram que já conheciam um pouco mais sobre este assunto, sendo que muitos deles relataram bastante curiosidade para buscar mais informações. A atividade como um todo foi avaliada positivamente pelos alunos. Sendo assim, espera-se que atividades como essa promovam o desenvolvimento de novos interesses no estudante levando-o a investigar o meio em que vive, bem como os eventos do cotidiano. Espera-se que os resultados desta atividade possam colaborar com a reflexão dos docentes sobre a importância da educação científica e o Ensino de Química, bem como com a importância do papel do professor-pesquisador para a evolução dos conceitos dos alunos com relação aos fenômenos da natureza e principalmente, com relação à postura dos alunos como cidadãos críticos e participativos na sociedade.
Palavras-chave: Educação Científica, Ensino de Química, Nanotecnologia.