63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: NOVAS PERSPECTIVAS E MELHORES RESULTADOS. |
Francisco de Souza Lima Filho 1 Flávio da Silva Carvalho 2 Maria Vieira de Brito 3 Maria de Fátima Cardoso Soares 4 |
1. Graduando do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI 2. Pedagogo formado pela UFPI e Graduando do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI 3. Graduando do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI 4. Profa. Ms./Orientadora-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI |
INTRODUÇÃO: |
O Ensino de Química atualmente é uma preocupação para pesquisadores em educação, pois para muitos alunos, a Química é uma ciência hermética, sendo muito complicado para professores tornarem-na mais atraente e menos difícil a sua compreensão. Os educadores têm apontado como solução para o problema o investimento em novas metodologias que facilitem o trabalho docente e a assimilação dos conteúdos ministrados, por parte dos discentes. Entretanto, uma ação inovadora causa certa resistência em alguns professores que desenvolvem uma prática tradicional. A maioria dos educadores de Química ministra a disciplina sem um apoio didático, visto que se torna um desafio a inovação no campo educacional, pois a preocupação do professor muitas vezes é transmitir ao aluno conceitos e informações de forma clássica. Dessa forma, surge a necessidade de o docente criar seu próprio material de apoio para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da utilização de recursos didáticos alternativos nas aulas de Química, bem como analisar o interesse, o desempenho e a aprendizagem significativa por parte dos alunos. A importância deste trabalho mostra como o uso de novos métodos facilita e melhora o Ensino de Química, propiciando uma ação mais eficiente. |
METODOLOGIA: |
Essa pesquisa foi empírica de caráter experimental realizada através de uma abordagem qualitativa e teve como fundamentação teórica livros e artigos científicos sobre o uso de recursos didáticos no Ensino de Química. Foram selecionados os seguintes conteúdos para serem abordados utilizando os recursos inovadores: atomística, tabela periódica e propriedades periódicas, ligações químicas e geometria molecular no 1º ano; cadeias carbônicas e funções orgânicas no 3º ano. Os materiais alternativos utilizados foram: isopor, bolinhas de isopor, palitos, cartolina, EVA, caixas de fósforo, pincéis, tintas guache ou de tecido, tachinhas, arames, alfinetes e bloquinhos de papel, sendo estes considerados de baixo custo para professores e alunos, os quais trabalharam em grupos em aulas experimentais. Analisou-se a interação do educador com os educandos e o envolvimento destes com as atividades propostas, sendo que a aprendizagem foi verificada observando-se a participação nas discussões, a capacidade de resolver problemas e também os resultados obtidos nas avaliações. As atividades foram realizadas no ano de 2010 na Unidade Escolar Jeanete Souza, em Parnaíba-PI, nas turmas de 1º e 3º anos do ensino médio, no período noturno, durante as aulas de Química, com professor e alunos. |
RESULTADOS: |
Para análise dos resultados, levou-se em consideração o desafio de ensinar Química no período noturno, onde a maioria dos alunos trabalha durante o dia e, por conseguinte, chegam à sala de aula cansados e desestimulados a estudar. Contudo, observou-se que o uso de recursos didáticos alternativos possibilitou ao professor transmitir as informações com mais facilidade, além de ter proporcionado aos estudantes a compreensão dos conteúdos explicados em sala de aula. Essa nova metodologia de ensino manifestou mais interesse e curiosidade nos alunos pela disciplina de Química, tornando-os mais participativos nas aulas, além de terem melhorado na assiduidade. A análise das discussões feitas após as atividades mostrou que os alunos foram capazes de formular os seus próprios conceitos com relação às teorias explanadas em sala de aula. Isso refletiu a facilidade na resolução de problemas e no ótimo desempenho das avaliações. Observou-se o quanto o professor e os estudantes gostaram dessa nova metodologia de ensino, sendo que desses discentes, a maioria nunca havia participado de atividades experimentais. Portanto, verificou-se o quanto foi relevante o uso de materiais didáticos alternativos no ensino de Ensino de Química, uma vez que os alunos se sentiram mais motivados a aprender. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho possibilitou alternativas para o Ensino de Química através da utilização de materiais didáticos alternativos, os quais de acordo com os resultados obtidos, facilitaram a transmissão e a compreensão dos conteúdos, mostrando ser indispensável o uso destes no processo de desenvolvimento e edificação do conhecimento dos educandos de modo a promover uma aprendizagem significativa. Concretizando a ideia de que essa nova tendência educacional oportuniza aos docentes e discentes uma efetivação de uma prática pedagógica atrativa, dinamizada, por conseguinte propiciando o sucesso destes recursos e o alcance do objetivo proposto neste trabalho. Dessa forma, fica evidente a necessária renovação no Ensino de Química, pois enquanto os professores de Química insistirem em aplicar ou limitar-se a utilizar apenas um método ou recurso didático e transmitirem os conteúdos dessa disciplina como algo já pronto para que os alunos aceitem como verdade absoluta, não haverá uma produção do saber e uma aprendizagem significativa por parte dos educandos. |
Palavras-chave: Ensino de Química, Recursos Didáticos, Aprendizagem Significativa. |