G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional |
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A CONCEPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DE COORDENADORES E PROFESSORES NO CONTEXTO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DE PALMAS-TO |
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Francisca Maria da Silva Costa 1 Denise de Barros Capuzzo 1
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1. Curso de Pedagogia UFT/Aluna PPGEPUCGOIÁS
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INTRODUÇÃO: |
INTRODUÇÃOOs contextos dos anos 80 e 90 se constituíram como cenários de mudanças significativas para a sociedade. Nessa conjuntura os paradigmas inspiraram-se em novas bases sociais, novas visões de mundo e de vida, Santos (2003). Confirmando o dizer de Marx de que “tudo que é sólido se desfaz no ar,” mostrando a própria dinâmica social. A mudança de paradigmas suscitou tendências para concepções e práticas participativas e democráticas no âmbito organizacional, incluindo a escola. A LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96, no artigo 206, inciso VI enfatiza que “gestão democrática do ensino público, na forma da lei” e “a união os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração seus sistemas de ensino”. A pesquisa teve início em 2009 e concluída nofinalde2010.FundamentosemLibâneo(1998,2004),Demo(1999),Bordenave(2003),Lima(2001),Bobbio(1991),Paro(1997),Cury(2002), Brzezinski (2010),dentre outros.Teve por objetivo a concepção de participação que permeia o universo das práticas pedagógicas de professores e coordenadores no contexto de uma gestão democrática na Escola Pública de Palmas-TO. Propicia ao aluno olhar a escola como campo de pesquisa, ler teóricos que subsidiem seus questionamentos, exercitar a pesquisa por meio do estágio. |
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METODOLOGIA: |
MÉTODOS. Para a realização da pesquisa, considerou-se um universo de amostra de 10 escolas, sendo 05 da área central da cidade e 05 de área periférica, nas quais se contemplou um coordenador e três professores da cada escola, num total de 40 profissionais, sendo dez coordenadores e trinta professores que foram escolhidos de forma aleatória. Utilizou-se uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa que contribuiu para a aproximação entre pesquisador e objeto pesquisado por ocasião da observação direta no lócus da pesquisa e realização de entrevistas com a finalidade de obter dados sobre a concepção de participação dos sujeitos. |
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RESULTADOS: |
RESULTADOS. Dispostos em gráficos, os resultados demonstraram que concepção de participação já apresenta indícios de envolvimento e consciência, contudo ainda requer mudanças para uma participação mais ativa. Ainda entendem somente a presença para atender as formalidades como uma forma de participação. Muitos já admitem que o engajamento seja o ponto de partida para as ações empreendidas por coordenadores e professores no âmbito da escola pública e que democracia se constrói com práticas democráticas. O discurso não coincide com a prática , não se percebe fundamentação sobre concepções de participação. Um número significativo ainda concebe o autoritarismo como forma se relacionar com o aluno, tanto em sala de aula ou não,dificultando o diálogo e a participação dos alunos. |
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CONCLUSÃO: |
CONCLUSÕES: É necessário que os educadores, objeto do estudo e os demais segmentos da estruturas administrativa da escola se conscientizem da importância de que a democracia se legitima pela efetiva participação dos sujeitos nas decisões nos espaços em que se inserem e que democracia se constrói com práticas democráticas. A efetividade da gestão democrática na escola pública ainda é uma realidade muito distante, considerando as contradições encontradas nas relações que permeiam o universo da práticas sociais que se estabelecem entre os atores desta pesquisa. Concebida com perspectiva de promover a inclusão, a gestão democrática requer uma nova face a escola, a qual possa refletir quem são os sujeitos que estão no interior de seu contexto, por meio do respeito e do exercício da tolerância na diversidade sócio-cultural. Sabe-se porém, que o processo de gestão democrática não acontece somente pela institucionalização de uma proposta, requer mudanças de conceitos e valores no pensar, sentir e agir no âmbito da escola. Faz-se mister considerar o contexto histórico da educação brasileira e os modelos tradicionais de gestão que permearam as ações administrativas de uma escola milenarmente tradicional. |
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Palavras-chave: Gestão democrática, Ensino Fundamental, Participação. |