63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
LEVANTAMENTO COMPARATIVO DA AVIFAUNA DE TRECHOS URBANOS DE DOIS RIOS PAULISTAS
Paulo Henrique Santos Araujo Camargo 1
Walter Barrella 2
1. Graduação em Ciências Biológicas, Fac. de C. Médicas e da Saúde – FCMS – PUC/SP
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências do Ambiente – FCMS – PUC/SP
INTRODUÇÃO:
As aves são importantes para o ambiente, pois desempenham funções de dispersão de sementes, controle biológico, polinização e indicador de qualidade ambiental.
Algumas aves são mais sensíveis e exigentes quanto à qualidade e variedade de recursos para sua sobrevivência como alimentos, fonte de abrigo e nidificação, além do “padrão fisionômico e a composição da flora”, que podem variar de uma região para outra, resultando em uma composição avifaunística diferente. Assim, as margens do Rio Paranapanema que está em uma junção de Cerrado e Mata Atlântica podem apresentar uma avifauna com características diferentes da apresentada nas margens do Rio Sorocaba que apresenta um bioma predominante de Mata Atlântica.
Alguns estudos já foram realizados em Sorocaba, sendo observado um total de 273 espécies. Entretanto, em Paranapanema não existe publicações específicas em relação à sua avifauna. Esta carência de informações sobre a região, juntamente com a importância das aves e a possível relação comparativa que se pode estabelecer entre a avifauna das duas regiões justifica os objetivos do trabalho que são os de inventariar e comparar a avifauna em um trecho urbano da margem do Rio Sorocaba com a avifauna em um trecho urbano da margem do Rio Paranapanema.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido em dois trechos urbanos: nas margens do Rio Sorocaba em Sorocaba (SP) com alto grau de urbanização e bioma predominante de mata atlântica, e nas margens do Rio Paranapanema em Paranapanema (SP), cidade com bioma de transição entre cerrado e mata atlântica.
Desta forma, o estudo realizado de agosto de 2009 a junho de 2010 totalizou 176 horas de observação que ocorreram pela manhã em virtude de ser o período de maior atividade das aves. Desenvolveu-se por meio de saídas a campo realizadas quinzenalmente utilizando transecto de 2500 m, sendo registradas em planilhas de campo todas as aves observadas utilizando binóculo e máquina fotográfica, além de gravações das vocalizações para confirmação das espécies. Para identificação das espécies utilizou-se guias de campo e sites especializados.
Calculou-se a Frequência de ocorrência (FO) para os dois locais de levantamento e também foi calculado o índice de similaridade de Jaccard (IJ) entre as comunidades de aves das duas localidades. Para análise das frequências as espécies foram classificadas em: muito abundante; abundante; frequente; ocasional e rara. E a sequência taxonômica seguiu a lista oficial de aves brasileiras, normalizada pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos – CBRO (2008).
RESULTADOS:
Sorocaba apresentou 65 espécies enquanto em Paranapanema, 115. Comparado a outro autor, este trabalho registrou um maior número de aves para Sorocaba, isso certamente devido às diferenças na metodologia utilizada.
Dentre as espécies de Paranapanema, algumas (n=6) estão entre as ameaçadas de extinção no estado de São Paulo mostrando a importância de se preservar a área.
Como não existe publicação sobre a avifauna de Paranapanema, não foi possível verificar se o número de espécies registradas foi próximo ao esperado. No entanto, comparado a outros inventários em áreas urbanas observa-se um registro alto de espécies para a cidade.
Paranapanema mostra ser mais rica em aves, possivelmente devido ao menor grau de urbanização e ao fato de estar inserida em um ecótono. Esses fatos também podem justificar a baixa similaridade (IJ=46%) entre as aves das duas áreas.
No estudo, as aves que apresentaram FO elevada são, em sua maioria, generalistas. Já espécies mais específicas apresentaram FO baixa.
Algumas aves observadas nos dois locais estão sendo beneficiadas pelas mudanças no ambiente e começam mostrar uma afinidade a urbanização. Este fato é comprovado pelas FO dessas espécies. No entanto, a presença da vegetação urbana é suma importância, pois são fontes de alimento, abrigo e nidificação.
CONCLUSÃO:
Através do levantamento das aves pode-se verificar a diversidade de espécies presentes nas margens urbanas de dois rios paulistas, mostrando que as margens do Rio Paranapanema apresentam uma maior representação avifaunística em relação às margens do Rio Sorocaba.
Palavras-chave: Levantamento Comparativo, Avifauna, Rios Paulistas.