63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
MONTAGEM DE QUITES DIDÁTICOS DE ZOOLOGIA PARA AULAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DA TRANSAMAZÔNICA - XINGU
Joyce Celerino de Carvalho 1
Marcos Diones Ferreira Santana 1
Celina Sousa Martins 1
Janice Muriel-Cunha 2
1. Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará
2. Profa. Dra./ Orientadora - Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará
INTRODUÇÃO:
Os quites didáticos proporcionam uma interação mais estreita entre a universidade e as escolas de ensino fundamental e médio na região da Transamazônica e Xingu. Este contato oferece oportunidades para trocas de experiências onde a universidade passa a desenhar um cenário de oportunidades para as escolas da região construírem um ensino de maior qualidade, oferecendo estímulo para os alunos valorizarem o processo educativo. A montagem desse quites serve de matéria-prima para a formação de recursos humanos através do desenvolvimento de diferentes estratégias de ensino relacionadas à pesquisa e atividade de difusão do conhecimento sobre os processos evolutivos fundamentais e sobre a biodiversidade da Amazônia.
METODOLOGIA:
Para a formação dos quites foram coletados animais mortos em estados diferenciados de decomposição advindos da região do Município de Altamira, Pará. Na preparação dos espécimes (carcaças) foram aplicadas técnicas de preparação como maceração (que consiste em deixar o cadáver imerso em água com trocas periódicas), fervura de cadáver (para amolecimento de nervos e carnes aderidos aos esqueletos), dermestário (ataque de insetos necrófagos, como dermetídeos e outros) que atuam como agentes de limpeza nos esqueletos). Durante a preparação, foram utilizados materiais cortantes e pontiagudos como bisturi, faca e gilete, para auxiliar na remoção de restos de carnes e nervos aderidos aos esqueletos. Após a lavagem do material com uma mistura de água e sabão em pó para remoção de gordura, este era acomodado em sacos feitos de tela de nylon (tipo mosqueteiro) e depois secados à sombra. Após este procedimento, o material era acomodado em saco plástico e colocado em caixas de papelão, foram montados três quites contendo representantes dos cinco grandes grupos de vertebrados da fauna local (mamíferos, répteis, aves, peixes e anfíbios).
RESULTADOS:
Os quites receberam o nome: “Os 5 vertebrados do Xingu”, neles contém esqueletos articulados, crânios e espécimes em via úmida representantes da fauna do Xingu, dos cinco grandes grupos de vertebrados (peixes, anfíbios, “répteis”, aves e mamíferos). Estes módulos educativos estão à disposição das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da região do Xingu via empréstimo. A curadoria desta mini-coleção é feita pela Faculdade de Biologia (UFPA-Altamira) a qual está sendo utilizada nas aulas práticas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da referida faculdade e também são utilizados por professores e alunos das Escolas da Rede Municipal e Estadual do Ensino Fundamental e Médio em suas aulas práticas curriculares, assim como em Feiras de Ciência.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento do trabalho proporcionou o conhecimento sobre técnicas de preparação de esqueletos ósseos, curadoria de coleções, anatomia, taxonomia de vertebrados, contribuindo para o aprendizado na área da Zoologia de vertebrados, evolução e sistemática filogenética. A formação desses quites para as aulas práticas é de fundamental importância, pois a partir deles podem-se promover os estudos anatômicos das variações morfológicas e taxonômica, etapas importantes para compreensão dos processos evolutivos que permeiam a evolução dos vertebrados.
Palavras-chave: Materiais Didáticos, Vertebrados, Tranzamazônica.