63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE PRÁTICAS DO ENSINO DE BIOLOGIA |
Olívia de Almeida Machado Coelho 1 Jaqueline Silva Melo 1 Josilene Maria de Sousa 2 Monica Lopes Folena Araújo 3 |
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE 2. Profa. Supervisora PIBID – Escola Lions de Parnamirim 3. Profa./Orientadora, coordenadora PIBID Biologia - Depto.de Educação – UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
A educação ambiental (EA) vem sendo incorporada como uma prática inovadora em diferentes âmbitos, tendo destaque como objeto de políticas públicas de educação e de meio ambiente em âmbito nacional e como mediação educativa, por um amplo conjunto de práticas de desenvolvimento social. Dada a importância da temática, A EA não deve ser abordada na escola apenas por professores de Biologia e Geografia (GUIMARÃES, 2004), mas por professores de todas as áreas do conhecimento, como preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998). Entretanto, não se pode negar que os princípios biológicos auxiliam na compreensão dos problemas ambientais e, neste sentido, os professores de Ciências e Biologia não podem se omitir ao trabalho com a EA, seja de forma disciplinar ou interdisciplinar. Para o trabalho com a EA, diversas metodologias podem ser utilizadas, como as simulações, o trabalho por projetos, aulas expositivas dialogadas, demonstrações e, também, as aulas práticas. Estas, segundo Krasilchick (2008) permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos e manuseiem materiais. A EA nas aulas práticas de Biologia permitem a resolução de problemas e a interpretação de resultados que podem trazer resultados significativos ao processo de ensino-aprendizagem. Frente ao exposto, este trabalho teve como objetivo geral analisar como a EA tem sido abordada na escola e, mais especificamente, nas aulas práticas de Biologia. |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho, de abordagem qualitativa (MINAYO, 2007), foi desenvolvido em uma escola pública estadual que é parceira da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os participantes deste trabalho compreendem vinte e cinco alunos de uma turma que cursa o segundo ano do ensino médio. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto pelas seguintes perguntas: 1- O que você entende por educação ambiental?; 2- Qual a importância da educação ambiental no ambiente escolar?; 3- Você já participou de alguma aula prática de Biologia que contemplasse a educação ambiental? Caso afirmativo, de que forma?; 4- Com que frequência você participa dessas aulas práticas? 5- Para você, as aulas práticas de biologia que envolvem educação ambiental,auxiliam de que forma na aprendizagem? As respostas dos alunos foram coletadas pela equipe PIBID/Biologia no mês de abril do corrente ano durante uma aula de Biologia cedida pela professora, pois, a partir dos resultados desta pesquisa, a referida professora objetiva, juntamente com a equipe PIBID, elaborar projetos para intervir na realidade encontrada. |
RESULTADOS: |
A maioria dos alunos sujeitos da pesquisa compreende que EA é o modo como as pessoas interagem no ambiente; tendo o papel de educar o homem na interação com o ambiente natural. Percebemos nas respostas uma visão ainda ingênua da EA (LAYRARGUES, 2004), pois esta compreende também os aspectos políticos, econômicos, sociais e educacionais que devem ser trabalhados em uma perspectiva crítica. Quanto à importância, todos foram unânimes ao responder que a EA é “muito importante no ambiente escolar”, pois este se configura “um local em que podem aprender coisas certas”. Em um mundo globalizado, no qual as informações são difundidas a todo o momento, a escola adquire papel ainda mais importante: conduzir os alunos ao pensamento crítico e reflexivo. Em relação a aulas práticas de Biologia que envolvessem EA, 84% dos alunos responderam que nunca tiveram, mas afirmam que gostariam de ter. Esta é realidade encontrada não só na escola do presente estudo, mas sim em muitas escolas de nosso país. Essa lacuna no processo ensino-aprendizagem impossibilita que os alunos sejam envolvidos em investigações científicas acerca da EA, desenvolvam a capacidade de resolver problemas e compreendam conceitos básicos da Biologia e da EA de forma dinâmica e participativa. |
CONCLUSÃO: |
Diante dos resultados encontrados percebemos que o ensino de Biologia pode não estar cumprindo o que referendam os PCN quanto à capacitação do alunado para julgar as intervenções do homem no meio ambiente e o aproveitamento dos recursos naturais. Vislumbramos que as aulas práticas de Biologia envolvendo a EA representam forma inegável de desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender a partir da problematização e da investigação. Consequentemente, o não uso das mesmas representa lacuna significativa na construção da visão de mundo do aluno em relação à temática ambiental, pois as aulas tradicionais, predominantemente expositivas, tornam mais difíceis a formação de conceitos e de valores e a tomada de atitudes autônomas e conscientes em prol da vida em todas as suas formas, afinal, o fenônemo da vida é o objeto de estudo da Biologia. |
Palavras-chave: Educação Ambiental, Biologia, Aulas Práticas. |