63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR BARÃO DE GURGUÉIA EM TERESINA-PI |
Jardelina Maria Penha Sousa 1 Maria Fernanda Freitas de Brito 2 Reginaldo Jonas de Jesus Pinheiro 3 George Laylson da Silva Oliveira 4 Rayssa Martins Neves de Sousa 5 |
1. Depto. de Ciências Biológicas- IFPI 2. Depto. de Ciências Biológicas- IFPI 3. Depto. de Ciências Biológicas- IFPI 4. Depto. de Ciências Biológicas- IFPI 5. Profa. Esp./ Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas- IFPI |
INTRODUÇÃO: |
Por muito tempo a sexualidade foi ignorada pelas escolas, uma vez que a educação brasileira sempre foi bastante influenciada pela igreja católica, a qual teve papel importante nesse mecanismo de repressão e sonegação de informações sexuais, principalmente aos jovens. A educação deve começar e estar sempre nos meios familiares e ser complementada e retroalimentada nos espaços sociais mais amplos, como por exemplo, a escola. Assim a mesma, deve preparar o indivíduo para viver a sexualidade de forma madura. A relevância da educação sexual no contexto escolar é indiscutível, haja vista que o conhecimento desconstrói mitos que possam impedir o aluno de viver de forma saudável sua sexualidade. É, portanto, na instituição escolar que o jovem confronta seus valores questionando-os, uma vez que o mesmo entra em contato com novos significados. Assim, ela desempenha papel fundamental na construção da identidade sexual, abordando-a de forma abrangente. O objetivo deste trabalho é abordar a importância da educação sexual por meio de palestras educativas em uma unidade escolar pública de Teresina-PI, tratando de temas como DST, métodos contraceptivos e gravidez indesejada. |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho foi realizado na Unidade Escolar Barão de Gurguéia, localizada na cidade de Teresina-PI. Primeiramente efetuou-se um levantamento junto à direção da escola sobre os alarmantes índices de evasão escolar provenientes de uma gravidez precoce. Em segundo momento, como instrumento de coleta de dados foram convidados 8 professores e 90 alunos do ensino médio à responderem um questionário sobre educação sexual contento 10 perguntas abordando o mesmo tema, porém com natureza diferente. Tal abordagem possibilitou a avaliação do grau de conhecimento dos entrevistados a respeito do tema proposto. Vale ressaltar que foi mantido o anonimato, a fim de evitar algum constrangimento. Após o questionário foi realizado uma intervenção através de palestras a fim de informar sobre a importância da saúde e prevenção e debater algumas duvidas com relação ao assunto. |
RESULTADOS: |
O questionário direcionado ao alunado, continha perguntas sobre temas inerentes a educação sexual, tais como: idade, sexo, métodos contraceptivos, gravidez e DST. Algumas questões como: a partir de que idade é considerado importante ter aula sobre educação sexual, mais de 57% afirmam que se fazem necessárias aulas desse tipo a partir dos 13 anos, idade onde os pré-adolescentes estão iniciando a vida sexual. Com relação aos métodos contraceptivos, 10% dos entrevistados afirmam que apenas a mulher deve fazer o uso, contra 7,8% dos homens e 82,2% de ambos os gêneros. Perguntas como essa mostra a necessidade de discussão do tema em sala de aula. Quando questionados sobre com quem mais eles aprendem sobre sexo: 47,8% afirmam que aprendem com o (a) parceiro (a), amigos, revistas, TV entre outros e 40% dos entrevistados aprendem com a família, contra 12,2% da escola. Com relação aos professores, todos os entrevistados concordam que o assunto deve ser tratado a partir de palestras e grupos de discussão, pois a escola encontra-se diretamente ligada à formação da identidade do indivíduo. É notório que a escola pesquisada não apresenta projetos pedagógicos sobre educação sexual, visto que os índices de evasão escolar proveniente de gravidez indesejada são alarmantes. |
CONCLUSÃO: |
A educação sexual por meio de palestras educativas mostrou-se eficiente com relação a informações sobre saúde e prevenção no ambiente escolar de tal forma que os alunos demonstraram interesse. Palestras sobre essa temática requer uma abordagem adequada e capacitada dos profissionais da educação a fim de preparar os alunos para enfrentarem situações que exijam conhecimentos específicos a cerca do tema em sala de aula. |
Palavras-chave: Educação sexual, Palestras educativas, Saúde e prevenção. |