63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
AS CONFIGURAÇÕES DO SUJEITO LÍRICO NA OBRA DE PAULO HENRIQUES BRITTO
Maísa de Oliveira Mascarenhas 1
Goiandira de Fátima Ortiz de Carmargo 1
1. Faculdade de Letras - UFG
2. Profa. Dra./Orientadora – Faculdade de Letras- UFG
INTRODUÇÃO:
A consciência de que o ser humano não é uno e, sim, um feixe de muitas vozes, que implicam em um espaço para a constituição de subjetividades já havia sido percebida pelos poetas do século XIX, especialmente os poetas franceses – considerados fundadores da modernidade – Baudelaire, Rimbaud e Mallarmé. Na contemporaneidade, o sujeito lírico esfacelado ou disperso nas coisas do mundo é uma recorrência forte. Acreditamos que a lírica representa aspectos das experiências do homem presente e uma pesquisa nesse sentido nos proporciona reflexões de ordem teórico e crítica sobre um dos elementos fundamentais da lírica, que é o sujeito lírico, e ilações a respeito das configurações da subjetividade e outras categorias articuladas a ela, como a identidade do homem do século XX. Com base nessas constatações, propusemo-nos a examinar toda a obra poética de Paulo Henriques Britto, poeta premiado internacionalmente e bastante representativo na literatura brasileira contemporânea. Sua poesia se caracteriza, entre outros aspectos, por um sujeito lírico multifacetado, que se altera em subjetividades numa mesma obra. Tal característica mereceu uma investigação, que nos permitiu avançar no conhecimento da sua obra e fazer considerações sobre o sujeito lírico que se manifesta na poesia atual.
METODOLOGIA:
A dinâmica do projeto abrange estudos teóricos e críticos e investigação minuciosa da poesia de Paulo Henriques Britto e sobre teoria da lírica. A princípio, aprofundamos o estudo dos três autores principais que fundamentaram a base teórica desse projeto. São eles Georg Wilhelm F. Hegel (1997), Kate Hamburger (1986) e Michel Collot (2004). Além desses autores, fez parte da bibliografia da pesquisa os estudos de João Alexandre Barbosa (1974), Ìtalo Calvino (1990), Maria Esther Maciel (1999), os quais também fundamentam as reflexões dessa pesquisa. Paralelamente aos estudos de ordem teórica, relemos toda a obra de Paulo Henriques Britto, a qual é composta por cinco livros, selecionando os poemas que constituíram nosso corpus de estudo, além de levantar a fortuna crítica a respeito de sua obra.
RESULTADOS:
Ao debruçarmo-nos sobre a obra poética de Paulo Henriques Britto verificamos que ela é marcada por um fenômeno bastante recorrente na lírica contemporânea, que é a fragmentação do sujeito lírico e sua projeção no mundo, ou seja, não há um sujeito lírico uniforme, íntegro, ele se alterna em subjetividades, manifesta-se de forma múltipla. Por esse viés, constatamos na obra de Paulo Henriques Britto o apagamento da unidade discursiva; verificamos que há variadas manifestações do sujeito lírico e distintas formas que ele toma ao se configurar em subjetividades. Em sua obra verifica- se ainda outras duas características: a tentativa de supressão do sujeito lírico consagrado pela tradição, o qual muitas vezes ausenta-se do poema sem deixar sequer indícios de sua existência, visto que a linguagem é frequentemente colocada em evidência e voltada para si mesma, e também a interferência das leituras feitas pelo sujeito empírico na criação de subjetividades, isto é, a experiência de leitura como componente do processo de criação.
CONCLUSÃO:
Concluímos que o sujeito lírico na obra de Paulo Henriques Britto não é uno, pois se desdobra em múltiplas subjetividades. A despersonalização do poeta e a consequente falta de uniformidade e integridade do sujeito lírico, indicia, extrinsecamente, uma nova cartografia existencial e social do homem na atualidade. As reflexões e as discussões a que este trabalho se propôs contribuíram para auxiliar na compreensão da configuração do sujeito lírico na contemporaneidade e suas implicações contextuais. Este trabalho é uma das bases de formação da nossa vida acadêmica para que, mais tarde, continuemos fazendo pesquisa em nível de Pós-Graduação. O impacto do presente trabalho pode ser visto, também, na pesquisa de Bacharelado que estamos concluindo. Ainda acreditamos que nossos estudos contribuem com a fortuna crítica de Paulo Henriques Britto e com pesquisas que investigam o sujeito lírico na poesia contemporânea.
Palavras-chave: Sujeito lírico, Contemporaneidade, Subjetividade.