63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
“COMUNIDADE CIENTÍFICA DOS EDUCADORES”: REFERENCIAIS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
José Vaidergorn 1,2,3
Mariana de Fátima Tartarini 3,4,5
1. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Ciências da Educação - UNESP
2. Depto de Ciências da Educação - UNESP
3. UNESP
4. Orientanda / Graduação - Pedagogia - UNESP
5. Pedagogia - UNESP
INTRODUÇÃO:
O estudo da perspectiva científica na pesquisa educacional requer uma referência à filosofia e à epistemologia da ciência, uma vez que não há ainda uma identificação do fenômeno educativo como uma ciência autônoma e madura, possuidora de métodos e técnicas próprios que o possa distinguir dos outros campos de investigação. Por não ter tais atributos, não se identifica na educação um paradigma, condição para a consolidação da comunidade científica e da própria ciência. No entanto, há algumas matrizes das ciências humanas presentes na pesquisa educacional que podem identificar, através das tendências apresentadas nas pesquisas acadêmicas, um grau de amadurecimento voltado à constituição de uma comunidade científica, conforme os termos de Kuhn, ou mesmo a identificação de um modelo analítico que leve em conta o debate travado entre as diferentes concepções de trabalho científico (como as de Kuhn, Popper, Foucault, Bachelard etc).
METODOLOGIA:
O trabalho em andamento, esta sendo desenvolvido na construção do modelo de análise através do confronto das proposições de, entre outros autores, Kuhn, Popper, Lakatos, Bachelard, Marx, Weber, Foucault, Bourdieu etc. De posse deste modelo, será iniciada a análise da produção dos grupos de pesquisa da área educacional catalogados no CNPq e dos grupos de trabalho da ANPEd, como representantes das tendências relevantes, para em seguida verificar, por amostragem, a validação do modelo nas teses de doutoramento defendidas nos Programas de Pós-Graduação de Educação a partir de 2009.
RESULTADOS:
Na obra de Kuhn, a comunidade científica, enquanto unidade produtora e legitimadora do conhecimento científico é a noção que permite conferir operacionalidade tanto ao conceito de paradigma quanto ao de ciência normal. Esse estudo objetivou identificar essas comunidades de pesquisadores: praticantes das ciências humanas tendo como objeto referencial a educação, e analisar a estrutura científica dos projetos cadastrados. Os grupos cadastrados no CNPq fazem parte de uma base de dados utilizada pela comunidade científica e tecnológica no dia-a-dia do exercício profissional, sendo um eficiente instrumento para o intercâmbio de informações entre pesquisadores. Após fazer o levantamento dos grupos cadastrados no CNPq, buscou-se observar se os problemas (paradigmas) são resolvidos através de leis e das teorias, das suas aplicações e instrumentação – resolvendo-se as anomalias ao modelo com as adequações e melhoras técnicas de observação. O mapeamento dos grupos objetivou os pressupostos epistemológicos, conforme o modelo proposto por Kuhn, que permitem reconhecer o grau de amadurecimento do campo educacional enquanto comunidade científica, através da construção de um modelo fundado na produção acadêmica de programa de pós-graduação e de eventos qualificados.
CONCLUSÃO:
Este trabalho desenvolve uma análise entre concepções científicas, a respeito da natureza social da ciência. Uma aproximação entre essas perspectivas pode ser traçada em função da importância que ambos atribuem à questão da adesão a valores como um elemento fundamental para a compreensão da atividade científica. Conferindo centralidade à noção de comunidade científica, convergem para a análise da ciência como prática que se define a partir de um conjunto de crenças, princípios e normas compartilhados por uma determinada coletividade. Ainda que apontando algumas diferenças substantivas entre as perspectivas em questão pretende destacar a relevância de se considerar as crenças e os valores institucionalizados como uma dimensão essencial a orientar as ações concretas dos pesquisadores.
Palavras-chave: Pesquisa Educacional, Paradigma, Thomas S. Kuhnn.