63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética
ESTUDO DA GENOTOXICIDADE DO EXTRATO BRUTO DA Psychotria prunifolia (RUBIACEA) PELO SISTEMA- TESTE Allium Cepa.
Wanessa Carvalho Pires 1
Flávia de Castro Pereira 2
Elisângela de Paula Silvera Lacerda 3
1. Instituto de Ciências Biológicas -UFG
2. Msc - Instituto de Ciências Biológicas - UFG
3. Profa. Dra./ Orientadora -Instituto de Ciências Biológicas - UFG
INTRODUÇÃO:
O uso de fitoterápicos pela população mundial tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas e apresenta como um fenômeno muito importante na medicina tradicional, que é encaixado na cultura dos habitantes dos países em desenvolvimento. A planta Psychotria prunifolia pertence ao grupo das dicotiledôneas, natural do cerrado e rica em alcalóides e iridóides estes com atividade terapêutica já comprovada. Em 2006, estudo realizado por pesquisadores do NCI2 (National Cancer Institute), apontam o gênero Psychotria, como um “hot genera” no que diz respeito ao potencial citotóxico de seus extratos e frações. Devido a este intenso uso de plantas medicinais, estudos de toxicidade e mutagenicidade são necessários por contribuírem para sua utilização segura e eficaz. O índice mitótico e índice de replicação são usados como indicadores de proliferação adequada das células, o que pode ser medido através do sistema teste vegetal de Allium cepa. Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos genotóxicos e citotóxicos induzidos pelo extrato de Psychotria prunifolia utilizando as células meristemáticas encontradas na raiz de Allium cepa que é um teste genotóxico confiável usado em laboratórios.
METODOLOGIA:
O material vegetal (folhas e caule) de Psychotria prunifolia foi coletado no Bosque St Hilaire Universidade Federal de Goiás (UFG). O Extrato Bruto Etanólico da Folha (EBEfPp) foram preparados e fornecidos pelo Laboratório de Produtos Naturais do Instituto de Química (UFG). Foram cultivados em recipiente cilíndrico bulbos de cebola saudáveis, após 48h, as raízes foram tratadas com diferentes concentrações de 0,01; 0,1 e 1 mg / mL de extrato por 24 h. Cinco bulbos de cebola foram utilizados para cada concentração do extrato e do controle negativo (água destilada) e controle positivo (nitrato cromo). No final do período de exposição (24 horas), parte das raízes foram coletadas, fixadas em etanol e ácido acético (3:1) e mantido a 5 ° C. No final de 48 h, o resto das raízes foram novamente removidas, seguindo a configuração e resfriamento das raízes tratadas. Três pontas de raízes foram esmagadas em cada lâmina, coradas com carmim 2% por 15 minutos e colocou-se cuidadosamente as lamínulas, em seguida foi realizada a análise microscópica. Para a análise dos dados foram utilizados os dados sobre o número total de aberrações, índice mitótico (IM) sendo analisados por análise de variância (ANOVA), com os cálculos estatísticos do teste t, do teste Dunnet e respectivos valores de P.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos a partir da análise dos efeitos nas concentrações variou de acordo com o tempo de exposição do extrato de P. prunifolia, revelando uma inibição da divisão celular na concentração de 1.0 mg.mL -1 (IM=1,07%) quando comparado tanto ao controle negativo (IM=15%) quanto com o controle positivo (IM=3,61%) em 24 horas de exposição. Houve uma recuperação da atividade mitótica, pois, com 48 horas o IM foi de 1,66 apresentando um aumento na atividade mitótica com o aumento do tempo de exposição, não havendo diferença significativa em relação ao controle positivo e as demais concentrações em 48 horas. Com relação à distribuição da freqüência de aberrações cromossômicas encontradas após o tratamento com o EBE P. prunifolia, pode-se observar que as concentrações de 1 mg.mL apresentou um percentual de 23,26% após 24 horas de tratamento, diferindo significamente com o controle positivo (6,34%). Também houve diferença significativa quando comparada com os controles (positivo e negativo) em 48 horas, revelando que a taxa de anormalidade na mitose dos grupos tratados com maior concentração do extrato são superiores aos que foram apresentados pelo grupo exposto ao nitrato de chumbo (controle positivo).
CONCLUSÃO:
O sistema teste vegetal de Allium cepa apresenta-se como um bioindicador ideal para o primeiro screening da genotoxicidade de infusões de plantas medicinais, devido ao seu baixo custo, confiabilidade e concordância com outros testes de genotoxicidade, auxiliando os estudos de prevenção de danos à saúde humana. Os resultados obtidos revelaram uma indução da inibição do índice mitótico, causando aberrações cromossômicas estatisticamente significantes, levando a entender que o extrato bruto etanolico de Psyctroria prunifolia apresenta atividade genotóxica e citotóxica em células meristemáticas de cebola. Porém estudos são necessários para elucidar o mecanismo que gera a diminuição da divisão celular por este extrato.
Palavras-chave: Psychotria prunifolia, Atividade Genotóxica, Teste Allium cepa.