63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software |
A GERÊNCIA DE PROJETOS ATRAVÉS DOS JOGOS – IMPLEMENTAÇÃO DO JOGO EDUCACIONAL IMAN-AGE |
Tamiris Cristie Barão Mucci 1 Marcelo Barbosa Alcantara 1 Patrick Scaramal 1 Renato Eduardo Braga 1 Silvia Maria Farani Costa 2 |
1. Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba – FATEC CPB 2. Profa. Ms./Orientadora - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba – FATEC CPB |
INTRODUÇÃO: |
O gerenciamento de projetos é uma área que requer experiência. Este aspecto é crucial para o sucesso do projeto e da equipe que o desenvolve. A experiência é o termômetro da assertividade do projeto, determinando desta forma como o tripé prazo, custo e qualidade irão se equilibrar. O jogo Iman-Age tem como principal objetivo fazer com que os estudantes de cursos relacionados a gerenciamento de projetos e até mesmo administração, coloquem em prática os conceitos apresentados em sala de aula. O jogo simula um ambiente de desenvolvimento de projetos. Neste ambiente, o jogador será o gerente de projetos e deve planejar a forma como as tarefas do cronograma serão realizadas, além de gerenciar o saldo destinado ao projeto e os funcionários de forma estratégica para que o projeto seja desenvolvido com sucesso. É de fundamental importância cumprir os requisitos de um projeto, seu prazo, custo e escopo. Desta forma, quando os alunos que aprendem jogando Iman-Age tornarem-se gerentes de projetos ou líderes de equipe, poderão aplicar não só os conhecimentos, mas também a prática adquirida no jogo. |
METODOLOGIA: |
O jogo Iman-Age foi desenvolvido em cinco etapas principais: definição do jogo, design, modelagem, desenvolvimento e os testes. Na primeira fase, foi definido que o jogo seria multiusuário, possuiria dois idiomas (português e inglês), seria desenvolvido na linguagem Java e com o padrão MVC (Model-View-Controler). O padrão escolhido ajudou a manter uma estrutura bem definida, permitindo visibilidade e legibilidade, mantendo o baixo acoplamento e a alta coesão entre as classes e fazendo com que o paradigma orientado a objetos se mantivesse mais robusto. Durante a fase de design foram realizadas algumas reuniões para definição das telas e elementos gerais do jogo. Ainda na fase de design foi desenvolvido o protótipo do jogo. Após os elementos serem definidos, deu-se início a fase de modelagem. Os resultados da fase de modelagem foram a modelagem completa (física e lógica) do banco de dados e também a modelagem da aplicação em UML (Unified Modeling Language). Após a modelagem, demos início a fase de desenvolvimento, aquela que dá forma ao trabalho elaborado anteriormente. E por fim, vieram os testes e, com eles, os retoques e acertos finais. Vale ressaltar também o uso das boas práticas apontadas no PMBOK, como custo, prazo e escopo, pontos principais abordados neste jogo. |
RESULTADOS: |
O Iman-Age busca trazer para o dia-dia dos futuros gerentes de projeto e líderes, a prática dos conceitos vistos na sala de aula. Por conta disso, a forma como os elementos, as cores e as regras são distribuídas, tem enorme impacto nos resultados obtidos. É responsabilidade do gerente de projetos administrarem sua equipe, identificar as habilidades dos participantes e verificar o cumprimento das atividades. Neste jogo esses atributos ficam evidenciados uma vez que ao escolher sua equipe, o gerente de projeto faz considerações acerca do perfil dos participantes considerando as certificações, o conhecimento acadêmico e a experiência na área. È o gerente de projetos que durante o jogo pode verificar o cumprimento das tarefas e averiguar se as pessoas alocadas são adequadas para aquele projeto, permitindo inclusive a qualquer momento admitir mais funcionários. O uso de uma metodologia já consolidada no mercado permite demonstrar ao aluno a importância do planejamento, cumprimento de prazo e custo, bem como do desenvolvimento das atividades até a sua entrega. No jogo conseguimos vivenciar esta situação o que torna importante para os profissionais recém formados focar a atenção nos pontos críticos do projeto. |
CONCLUSÃO: |
O atendimento dos requisitos estipulados nas fases relacionadas a concepção de todos os projetos é fundamental para que sua conclusão seja considerada satisfatória. Sabe-se que as metodologias de gestão de projetos tem papel fundamental para auxílio aos gerentes no cumprimento de suas atividades. A partir do gerenciamento de projetos através do jogo, o conhecimento passa a ser influenciado pela prática. Dessa forma, os projetos futuros passam a ser vistos com um olhar experiente ao invés do olhar amador constantemente encontrado em projetos, independente da área de atuação. Desta forma, o jogador passa a ser peça importante no desenvolvimento do jogo, e mais do que isso, do desenvolvimento de novas metodologias nessa área. Afinal ao jogar Iman-Age, o jogador possui total liberdade para agir da forma que quiser, aplicando seus conhecimentos, a fim de concluir o projeto com êxito, conquistar uma boa pontuação e o pagamento do cliente. Por fim, Iman-Age busca, primeiramente, auxiliar o estudante a ter uma visão do que está envolvido no gerenciamento de projetos, mas também, tenta fazer isso de uma forma divertida e agradável. Quem nunca se interessou por gerência de projetos pode se interessar, e quem já tem o objetivo de ser gerente pode se envolver mais ainda. |
Palavras-chave: Gerenciamento de projetos, Jogos educacionais, Desenvolvimento de projetos. |