63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA ESCOLA |
Flora Luciana Fernandes 1 Karina Guimarães Chocair 1 Jiscilene dos Santos Teixeira 1 Jocimara Maria Ramos 1 |
1. Instituto de Educação - UFMT |
INTRODUÇÃO: |
A escolha do presente tema como fonte de pesquisa se deve à necessidade de levar aos professores uma reflexão acerca dos programas tecnológicos implantados nas escolas, visando sistematizar seus funcionamentos e seus resultados práticos no processo de ensino-aprendizagem. As escolas precisam procurar meios dentro de seus processos metodológicos que sejam atrativos para os alunos. O uso da informática na escola proporciona o desenvolvimento técnico-científico das crianças, sendo de fundamental relevância para seu contato social e futuro profissional. Ao fazer a observação na escola, percebemos que existe um projeto de informática no PPP (Plano Político Pedagógico), que objetiva proporcionar este contato aos alunos e à comunidade escolar. Acreditamos também que o papel do laboratório de informática no ambiente escolar deva ser uma extensão da sala de aula. Por isso, devemos perceber que, além da visão abrangente dos conteúdos disciplinares a serem oferecidos aos alunos, o professor deve conhecer os equipamentos do laboratório de informática e deve saber manuseá-los. Portanto, o trabalho desperta essa reflexão através dos resultados que descreverá sobre o uso desse laboratório de informática nas escolas. |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho foi realizado através da observação in loco do uso do laboratório de informática em uma escola Estadual da zona sul de Cuiabá - Mato Grosso; e através de entrevista semi-estruturada, entre os meses de março e setembro de 2010, sendo este laboratório utilizado pelos professores em suas práticas pedagógicas a seus alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O trabalho foi constituído em duas partes: na primeira, realizamos uma observação geral do funcionamento da escola e dos projetos existentes nela; na segunda, direcionamos a pesquisa para um projeto existente na instituição que aborda o tema “o uso do laboratório de informática como recurso didático na escola”. |
RESULTADOS: |
Este projeto tem sido colocado em prática pelos professores, que buscam desenvolver atividades direcionadas para os alunos adquirirem conhecimentos nas diversas disciplinas. Segundo esses professores, o resultado dessas aulas tecnológicas tem envolvido os alunos de uma maneira bastante eficiente, pois estes se mostram curiosos e participativos nas atividades propostas. Exemplos disso se dão nas aulas de Língua Portuguesa, ocasiões em que a professora apresenta alguns temas aos alunos, que devem escrever notícias para jornal utilizando o editor de texto Word, do pacote Office, da Microsoft. Depois de pronto, a professora corrige os textos junto com os alunos e eles montam um esboço gráfico de jornal, usando o Power Point, outro recurso do pacote Office, empregado em apresentações audiovisuais. |
CONCLUSÃO: |
A compra de computadores, instalações, funcionamento e manutenção de laboratórios, não podem melhorar por si só a qualidade das práticas educativas. É necessária a intervenção do professor nesse processo, para garantir que as aulas ministradas no laboratório de informática do ambiente escolar não sejam simples aulas vagas. Para que isso seja colocado em prática de maneira significativa, os professores devem ser preparados e treinados, pois a tecnologia por si mesma não garante mudanças na educação. Por esse motivo, é importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização da informática e seus recursos. O aluno deve ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido. É importante ressaltar também que, ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, não devemos transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de protagonistas e usarem criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida. |
Palavras-chave: Educação, Informática, didática. |