63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Lingüística |
OS EFEITOS DE SENTIDO DE “CIDADE GRANDE” NO QUADRO “SAUDADE DA MINHA GENTE” |
Felipe Benicio de Lima 1,2 Helson Flávio da Silva Sobrinho 1, 2, 3, 4 |
1. Faculdade de Letras - Fale 2. Universidade Federal de Alagoas - Ufal 3. Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística - PPGLL 4. Prof. Dr. / Orientador |
INTRODUÇÃO: |
O objetivo deste trabalho é compreender como o discurso produzido pela mídia televisiva simula evidências de sentido sobre a cidade de São Paulo e o migrante nordestino. Temos como material de análise o quadro “Saudade da Minha Gente”, da rede Record de televisão. Em um momento sócio-histórico bastante marcado pelas discussões sobre o espaço urbano, crise do capital e fome, é veiculado na televisão brasileira um quadro que objetiva conduzir/levar migrantes (nordestinos) que foram “tentar a sorte” em São Paulo, mas acabaram “fracassando” e se encontram “sem condições financeiras” para custear a viagem de volta a “sua terra”. Esse quadro televisivo, apresenta-se aos nordestinos como uma nova/segunda oportunidade de regressar para a “sua gente” e (re)começar uma “vida melhor”. Acreditamos que desvelar os sentidos que são produzidos sobre a cidade de São Paulo e o migrante nordestino, por um meio de comunicação de massa – a TV –, é relevante para a compreensão da sociedade brasileira. |
METODOLOGIA: |
O corpus desta pesquisa é composto por 7 (sete) programas gravados entre os anos de 2009-2010. Para a análise dessas materialidades discursivas realizamos recortes dos programas a fim de organizar e delimitar as sequências discursivas. Para analisar os mecanismos através dos quais a imagem discursiva da cidade de São Paulo, enquanto grande centro urbano, e sua relação com o migrante nordestino é (re)produzida, foram levados em consideração todos os elementos que podem interferir na construção de sentidos, inclusive imagens e sons. |
RESULTADOS: |
Em nossa análise do quadro “Saudade da Minha Gente”, notamos que esse apresenta uma estrutura fixa, com vinhetas e sons que são repetidos como uma forma de reforçar e “engessar” os estereótipos de cidade grande/campo, cidadão paulista/migrante nordestino, que ao mesmo tempo em que se contrapõem, cristalizam esses discursos dicotômicos no imaginário dos telespectadores. Através de já-ditos e não ditos, mostramos como essas representações da imagem da cidade de São Paulo, bem como a do migrante nordestino, significam diferentemente. Dessa forma, colocamos em questionamento o “intuito” filantrópico do programa, assim como a supervalorização do sentimento “saudade”, mostrando que há nesse funcionamento discursivo uma forte carga ideológica que, por meio das linguagens usadas no quadro, deixa escapar sentidos outros, que apontam para questões bem mais complexas, que não filantrópicas ou relativas ao sentimento de saudade. |
CONCLUSÃO: |
Através de nossas análises, constatamos que o quadro “Saudade da Minha Gente”, por meio de um discurso calcado na filantropia, “ajuda” os migrantes nordestinos a voltarem à “sua terra”, sob o argumento de reencontrar os parentes e “matar a saudade”. Porém, nossas análises revelaram que a estrutura do quadro – em seus dizeres, imagens, sons – é marcada por uma estereotipia da cidade de São Paulo (grande centro urbano, oportunidade de trabalho) e dos migrantes nordestinos (pessoas sem instruções, com muitos filhos). Dessa forma, esse quadro televisivo, ao (re)produzir estereótipos do imaginário brasileiro, simula evidências de sentido e cristaliza a imagem da cidade de São Paulo, como um grande centro urbano, movimentado e saturado pelos fluxos migratórios, mostrando-o, enfim, como um lugar que já não oferece “espaço” para o migrante nordestino. Isto é evidenciado também pelo nome do programa, que explicita que, estando em São Paulo, o migrante está distante, e, por conseguinte, sente saudade de “sua gente” e “deseja” voltar. |
Palavras-chave: Discurso, Mídia, Cidade. |