63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: a prática performativa dos caretas e brinquedos da reisada.
Flávia Andresa Oliveira de Menezes 1,2,4
Tania Cristina Costa Ribeiro 3
1. Universidade Federal do Maranhão - Licenciada em Educação Artística
2. Universidade Federal do Maranhão - Mestranda em Cultura e Sociedade
3. Profa Ms./Orientadora - Depto de Artes - UFMA
4. CAPEM - Especialista em Educação Inclusiva
INTRODUÇÃO:
O presente resumo tem por objetivo apresentar a pesquisa monográfica intitulada: “Espacialidade e Gestualidade: a prática performativa dos caretas e brinquedos da reisada”, apresentada em 2008 ao Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão, para a obtenção do título de licenciada em Educação Artística com Habitação em Artes Cênicas. Que teve por objetivo fazer um estudo da manifestação cultural reisada, ocorrida no ciclo natalino, destacando os aspectos históricos, sociais e estruturação cênica (forma de apresentação, etapas, caracterização, musicalidade).
METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa adotou-se diferentes métodos que se intercruzavam e atendiam as necessidades do trabalho, dentre eles a Pesquisa Qualitativa que se liga ao Método Histórico Antropológico, pois ambos visam compreender as especificidades dos dados/acontecimentos em seus contextos, e dos preceitos da etnocenologia, estabelecendo-se um ele entre as pesquisas: com caráter antropológico e a em artes. Os procedimentos adotados foram: pesquisa de campo, utilizando-se de observação, registro em áudio-visual e entrevista, e ainda, sistematização, análise e cruzamento dos dados de natureza etnográfica com os referenciais bibliográficos.
A pesquisa focou-se em dada manifestação do período do ciclo natalino: a Reisada, Folia de Reis ou Boi de Reis, realizada no povoado de Nazaré do Bruno/Caxias_MA. Podendo-se fazer o registro apenas anualmente, o trabalho de campo para coleta de dados foi realizado nos anos de 2007 e 2008, para que se fizesse uma comparação e adotasse-se um critério de classificação das movimentações da manifestação cultural pesquisada, o objetivo era verificar se podiam ser classificados como partituras ou matrizes corporais, para então realizar-se o trabalho de análise, descrição e criação de croquis de tais movimentos, bem como para realização de entrevistas que esclarecessem dados sobre a localidade onde a manifestação acontece, para compreensão da dinâmica de realização da reisada e identificação dos papéis dos indivíduos envolvidos com a brincadeira.
RESULTADOS:
O trabalho resultou em amplo estudo onde fez-se um resgate histórico da tradição de culto aos Reis Magos, buscando-se suas raízes, citações bíblicas e desenvolvimento na Península Ibérica e no Brasil, onde de acordo com a região tem características e denominações específicas. Nesse resgate, que não teve por objetivo determinar a origem das brincadeiras de Reis no Maranhão, mas compreender quando e de que formas estas figuras começam a ter destaque no culto cristão, buscamos identificar algumas similaridades com a Reisada de Nazaré do Bruno.
Feito este trabalho, falamos sobre a formação e constituição do Povoado Nazaré do Bruno, localizado no Município de Caxias-MA, por se tratar de um local que tem seu estabelecimento diretamente ligado à Umbada, mais especificamente à figura de Mestre Zé Bruno de Moraes, em seguida apresentou-se as características da brincadeira, descrevendo seu período de realização: 24 de dezembro a 06 de janeiro; Forma de acontecimento: Jornada (deslocamento a pé por vários municípios, saído do Piauí até retornar a localidade); Papel da figura masculina e feminina; Etapas: pedido de abrição de porta e apresentação; Personagens: Careta, Burrinha, Boi, Peão e Babau; e por fim fez-se uma análise do uso do espaço cênico por esses personagens, e desenhou-se os mapas coreológicos e eucinéticos das movimentações identificadas.
CONCLUSÃO:
É importante perceber como é fecunda a construção de conhecimento a partir das falas e ações dos brincantes da reisada interligada a análise teóricos acadêmicos das áreas de história, antropologia e artes cênicas, como forma de compreender uma manifestação cultural.
A reisada dá continuidade à tradição cristã de culto aos reis magos, traz alguns elementos da encenação da Idade Média, e uma série de saberes e compreensão da manifestação em termos locais e globais, pois os brincantes também detêm informações sobre as origens da manifestação. A relação com o sobrenatural, o contrato entre homens e divindades é a principal mola motora para que se compreenda as motivações e permanências. Neste espaço também desenvolve-se o sentido de coletividade, o aprendizado visual e corporal, as diferenças hierárquicas, o prestígio diante de uma habilidade. Os estudos das manifestações culturais são ricas fontes de conhecimento, e esta pesquisa em especial, pretende ser uma contribuição para a compreensão e registro da diversidade de formas de dar Viva aos Santos Reis.
Palavras-chave: Reis Magos, Brincadeira, Gestualidade.