63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) A CERCA DA CIÊNCIA FÍSICA
Rui Siriano Ribeiro 1
Waldisney Nunes de Andrade 2
Edilon Francisco Silva Junior 2
Viviane de Almeida Lima 3
1. Acadêmico de Física / Bolsista PET - UFT
2. Acadêmico de Física - UFT
3. Profa. / Orientadora - UFT
INTRODUÇÃO:
A Física é uma das ciências que mais está relacionada com a natureza e com as interações entre esta e o homem, e com as tecnologias que alavancam o desenvolvimento da humanidade. Com base nesse entendimento esta pesquisa busca saber qual é a concepção que os alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), possuem sobre esta ciência e como eles a relacionam com o cotidiano e as tecnologias. Os resultados ampliarão o conhecimento existente sobre a visão que os alunos têm desta Ciência, e, desta forma, contribuirão tanto a comunidade escolar (educação básica) como a comunidade universitária (ensino superior) a melhorarem o ensino de Física.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no ano de 2010, com 14 alunos do primeiro período e 8 alunos do terceiro período do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A eles foi submetido um questionário contendo três questões abertas. O questionário continha as seguintes questões: (1) “Há relação entre a Física, o cotidiano e as tecnologias?”; (2) “A Física e a Matemática são a mesma coisa?”; e (3) “Há relação entre a Física e outras Ciências?”. Os alunos deveriam justificar todas as respostas. A análise se realizou da seguinte maneira: classificou-se as respostas dadas a cada questão em três categorias. Na primeira categoria (C1) estão inseridas as respostas consideradas não satisfatórias; na segunda (C2), as que estão corretas, mas não totalmente, deixando ainda a desejar; e na terceira (C3), as que foram respondidas corretamente.
RESULTADOS:
Obtive-se os seguintes resultados. Para a questão 1, observa-se que as respostas são satisfatórias, pois 16,0% se enquadram na categoria C1, 40,2% em C2, e 43,8% em C3, demonstrando que a maioria consegue relacionar a Física, o cotidiano e as tecnologias. Em relação à questão 2, verifica-se que os resultados não são satisfatórios uma vez que grande parte das respostas, 40,2%, é classificada na C1, ou seja, quase metade dos alunos não conseguem diferenciar a Física da Matemática; os demais índices são 37,5% para a C2, e 23,2% para C3. Quanto à questão 3, obteve-se os seguintes resultados, 34,0% classificadas em C1, 42,8% em C2, e 23,2% em C3, que são satisfatórios, pois a maioria dos alunos (66%) conseguem estabelecer alguma relações entre a Física a outras ciências.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a concepção dos alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) a cerca da Física como Ciência é satisfatória, pois a maioria é capaz de responder e justificar suas respostas. No entanto, é esperado que alunos de um curso apresentem altos índices tanto na diferenciação entre a área de conhecimento que cursam e outras quanto consigam relacioná-la com o cotidiano e as tecnologias, e verificou-se que isso não ocorre.
Palavras-chave: estudantes de Física, concepção sobre Física, cotidiano e tecnologias.