63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
CULTURA FAXINALENSE E RECURSOS HÍDRICOS
Regiane Maneira 1
Jośe Adilçon Campigoto 2
1. Acadêmica do 4º ano de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
2. Profº Dr. / Orientador - Depto de História - UNICENTRO
INTRODUÇÃO:
O Sistema Faxinal define-se pelo uso comum dos recursos naturais de terras particulares para a criação de animais. Na região sul do Brasil, os povos faxinalenses têm se caracterizado como manifestação cultural dos povos tradicionais.
Neste estudo pretende-se compreender as relações e práticas culturais dos moradores de Rio do Couro, em Irati-Paraná, investigando a memória em relação aos recursos hídricos. Além disso, objetiva-se conhecer e analisar a cultura faxinalense, bem como dar visibilidade a esses sujeitos.
Os conceitos e caracterizações acerca do sistema faxinal são de grande importância; no entanto, partimos da idéia de que não são somente conceitos que definem o faxinal, pois estes não conseguem abstrair a realidade tal como se apresenta, principalmente quando se trata da cultura existente neste espaço.
A comunidade de Rio do Couro, principal foco do trabalho, localizada na zona rural de Irati, que aproximadamente em 1996, após várias desavenças e tentativas de implantar a “Associação dos Criadores de Faxinal”, deixou de se organizar a partir do criadouro comum. Todavia, existe nesse espaço uma memória que permanece, principalmente em relação às práticas culturais que esses indivíduos possuem junto aos recursos hídricos.
METODOLOGIA:
Este trabalho está respaldado principalmente na história oral. Nesta perspectiva, não foi utilizado depoimentos se compreendermos por este termo algo semelhante a um testemunho de acontecimentos vivenciados pelos sujeitos dos quais foram colhidas as entrevistas. Evidentemente a fala das pessoas, está relacionada ao vivido ou ao imaginado, no entanto, não tratamos como uma evidência dos acontecimentos.
Dessa forma, as falas dos sujeitos são saberes transmitidos e, ao serem interpretados fazem-nos expor nosso pertencimento a uma dada tradição. As narrativas foram recolhidas junto aos sujeitos que se relacionam com a memória dos faxinais, tanto habitantes atuais quanto aqueles que já habitaram nestes espaços.
Além das entrevistas com os moradores, foram utilizadas outras fontes como livros, fotos, atas e relatórios, colhidas junto a Associação de Agricultores de Rio do Couro e aos próprios moradores da localidade.
RESULTADOS:
As práticas religiosas envolvendo os mananciais são freqüentes na localidade de Rio do Couro, principalmente as ‘simpatias’, que em sua maioria se utilizam dos rios e dos olhos.
A figura da curandeira apresenta-se como fundamental para a realização de tais práticas, sendo feitos vários tipos de rituais. Essas mulheres são procuradas freqüentemente por pessoas de outras localidades, no entanto, afirmam que os mais jovens não se dispõe a aprender tal prática, argumentando que as pessoas não acreditam no “dom” que receberam e também por terem vergonha de aprender as rezas.
Existem, também, outras práticas religiosas, às quais se relacionam à figura do monge João Maria, andarilho ligado ao movimento do Contestado, que benzia e mandava preservar as nascentes de água. Pode-se dizer que em Rio do Couro, a crença na figura do monge evidencia-se no chamado Olho d’água de São João Maria. Acredita-se tratar de uma fonte de água santificada pelo monge, e que sua água pode curar enfermidades.
Atualmente, na localidade existe o poço artesiano, que causou mudanças significativas na cultura dos moradores, como a extinção da prática de lavar as roupas nos rios, espaços que antes da construção do poço eram verdadeiras “lavanderias a céu aberto”, reunindo mulheres e crianças.
CONCLUSÃO:
A partir do contato com os moradores de Rio do Couro, pode-se perceber a presença das manifestações culturais faxinalenses, principalmente no que diz respeito aos recursos hídricos. Isso demonstra que alguns conceitos aplicados acerca do sistema faxinal, não conseguem “traduzir” a realidade da mesma forma como se apresenta, principalmente quando se trata da cultura que existe neste espaço.
Além disso, através do contato com os moradores, percebe-se a importância dos recursos hídricos, principalmente através das manifestações culturais, que foram modificadas, ao longo do tempo.
E, de uma maneira geral, tanto as leituras bibliográficas como as entrevistas permitiram-nos ter uma noção das formas como os indivíduos se relacionavam e se relacionam com os recursos hídricos.
Palavras-chave: História Cultural, Faxinal, Mananciais.