63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 6. Processamento de Produtos Agrícolas
CARACTERIZAÇÃO DA JUTA PARA CONFECÇÃO DE ACESSORIOS FEMENINO
Aidson Ponciano Dias 1
Rosineide da Silva Dias 2,
Claudeth Catahede do Nascimento 3
1. Eng. Pesquisador da FAPEAM
2. Eng. Pesquisadora da FAPEAM
3. Profa: Dra./Pesquisadora e Orientadora, - Instituto Nacional de Pesquisa da AMazônia-INPA
INTRODUÇÃO:
A cultura da juta, já por quase meio século, é importante para a economia da região amazônica, em função de sua capacidade de fixação da população no campo e da utilização de forma produtiva das áreas de várzea na extensão do Rio Amazonas, mais especificamente nos municípios localizados à margem do rio nos estados do Amazonas e Pará. Isto deve-se, em grande parte, à relativa facilidade de exploração regional dessas plantas e ao sucesso da comercialização das fibras no mercado nacional, aliado à extraordinária adaptação da juta na região e à presença da malva, cultivada no Estado do Amazonas. Sua cultura é auto-sustentável e renovável anualmente, não sendo necessários defensivos, fertilizantes, queimadas ou desmatamento de novas áreas. Os nutrientes necessários para seu crescimento vêm do próprio húmus do rio. Chamada também por alguns como estopa ou aniagem, ela produz um fio muito resistente, O processo de fabricação passa por 3 setores principais, fiação, tecelagem e acabamento. O objetivo desta pesquisa foi à proposição para desenvolvimento na confecção de calçados, bolsas, cintos e acessórios com juta, respeitando todas as etapas necessárias em confecção de produtos visando à sustentabilidade, desmistificando a cultura local, gerando nova alternativa de valoração à juta.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desta proposta foram realizadas várias visitas em campo, desde o acompanhamento do plantio da juta, colheita, enfeixamento ou afogamento, maceração, descorticação, desfibragem, lavagem,secagem e enfardamento. As fibras utilizadas nesta pesquisa fazem parte da produção de um lote cedido pela empresa CIEX . Para o desenvolvimento da trama mais fechada e da maciez foi aplicado nas fibras óleo natural e amido de mandioca. A Juta (Corchorus Capsularis) é um arbusto de cerca de 3 m de altura cultivado nas regiões ribeirinhas da Amazônia. De seu caule origina-se uma fibra têxtil utilizada na fabricação de inúmeros produtos usados no nosso dia a dia.A segunda etapa foi realizada na empresa têxtil do Grupo CIEX (Jutal),localizada no Município de Manaus-Am, foram confecçionado linha de juta mais maleável e macia, utilizando vários componentes. Para esta pesquisa foram utilizadas fibras (Juta) retirada da área de várzea do Município de Manacapuru-Am. A terceira etapa foi realizada na empresa Green Obsession localizada no Município de Manaus-AM. Nesta etapa foram realizado teste da trama, maciez, leveza e durabilidade para confecção dos produtos propostos. Para variabilidade da utilização na confecção dos artefatos foram desenvolvidos vários produtos utilizando a juta e sementes na sua concepção, tais como sapatos, bolsas, cintos e etc.
RESULTADOS:
Nos testes de maciez foi detectada a ausência de substancias oleaginosa evitando assim a dispersão das fibras quando manipuladas. A falta deste componente torna o tecido mais seco e de difícil manuseio para confecção dos produtos. Com base nos estudos realizados, pode-se concluir que a fibras de juta tem um grande valor agregado pela versatilidade, resistencia e sua auto-sustentabilidade. De seu caule origina-se uma fibra têxtil utilizada na fabricação de inúmeros produtos. Seu florescimento acontece de 4 a 5 semanas depois de semeada, iniciando-se imediatamente a colheita e a maceração, feita no próprio rio.Sua cultura é auto-sustentável e renovável anualmente, não sendo necessários defensivos, fertilizantes, queimadas..Na máquina de fiação foi realizado aplicação de óleo e amido de mandioca, a seguir os fios seguiram para máquina de tecelagem para o desenvolvimento da trama mais fechada com um melhor acabamento. Com base nos estudos realizados, pode-se concluir que antes a juta era áspera e seca, sendo este um limite para o desenvolvimento de produtos com melhor acabamento. Foram desenvolvidos vários produtos de alta qualidade, com ergonomia e qualidade para sua permanência no mercado. Os produtos desenvolvidos foram bolsas,cintos, pasta e calçados.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados obtidos, é recomendado que ao trabalhar com as fibras de juta as mesma passem por um processo de amaciamento e de desenvolvimento de tramas mais fechadas, evitando assim, acumulo de fibras solta no ar. Em relação aos produtos confeccionados, apresentaram resultados satisfatórios, principalmente as bolsas e sandália
Pesquisa financiada pela FAPEAM: PAPPE-1
Palavras-chave: Amazônia; Fibras Naturais;, Maciez; Mandioca;, Produtos.