63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Lingüística Aplicada
EDUCAÇÃO BILÍNGUE: PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Fernanda Coelho Liberali 1,2,3
Larissa Correa Martins 3,4
1. Profa Dra/Orientadora - LAEL -PUC-SP
2. CNPq
3. PUC-SP
4. PIBIC-CEPE
INTRODUÇÃO:
O estudo desenvolveu-se no grupo de pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar, na temática Linguagem, Criatividade e Multiplicidade. Também se incluiu no Programa de Extensão Ação Cidadã; no segmento Aprender Brincando: Educação Bilíngüe, regidos por um Grupo Gestor (GG) (Liberali e Wolffowitz Sanchez, 2008). Desenrolou-se em uma creche de São Paulo, em 2008, com crianças de 03 anos. Seu objetivo é compreender criticamente como a educação bilíngüe pode ensinar o inglês e formar o aluno cidadão. O quadro teórico fundamenta-se na Lingüística Aplicada e na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. Especificamente, trabalha o conceito de ZPD e Brincar (Vygotsky, 1978) relacionado com a Educação Infantil, além da cidadania como condição desejável (Gentili e Alencar,2001).
METODOLOGIA:
Estrutura-se na Pesquisa Crítica Colaborativa (Magalhães, 2007), porque proporciona um espaço de auto-conhecimento para os envolvidos de maneira a produzirem novos sentidos e criarem significados compartilhados. As análises feitas a partir descrições verbo-visuais de aula, trecho de planejamento e de micro questionário com uma integrante do GG, categorizadas de acordo com a prática cidadã de cada atividade.
RESULTADOS:
Os dados demonstraram que os trabalhos desenvolvidos pelo GG nas aulas de educação bilíngüe, de fato, contribuíram para o aprendizado dos alunos, uma vez que estes desenvolveram práticas categorizadas como "voz do outro", "participação coletiva", Espaço do outro" e "cidadania em expansão".
CONCLUSÃO:
Os alubnos tiveram uma aprendizagem inicial da língua e a usaram fora do ambiente escolar; bem como contribuíram para que se tornassem protagonistas cidadãos, pois aplicavam e ensinavam o que aprendiam aos demais alunos da creche e em suas casas.
Palavras-chave: cidadania, formação cidadã, educação infantil bilíngue.