63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA ADMINISTRAÇÃO DE DIAGNÓSTICO COM SISTEMA AUTOMÁTICO DE ENVIO DE ALERTAS DE OCORRÊNCIAS ZOOSSANITÁRIAS
Renato Rosa Guimarães 1
Kleber Castro de Souza 2
Diego Irikura 2
Silvia Maria Farani Costa 1,3
Eliana Roxo 3,4
Evandro Luquini 1,3
1. Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba – FATEC CPB
2. Centro Universitário FIEO – UNIFIEO
3. Prof.(a) Ms.
4. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal, Instituto Biológico
INTRODUÇÃO:
O Brasil é atualmente responsável por aproximadamente 28% de todo o mercado mundial de carne vermelha e detém uma população bovina de aproximadamente 200 milhões de cabeças, concentradas especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.
A sanidade dos rebanhos é ponto fundamental na comercialização de animais e produtos de origem animal, traduzindo-se em diferencial de mercado e em barreiras sanitárias ao mercado nacional e internacional.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal do Instituto Biológico - IB, em São Paulo, gera, além de pesquisas em sanidade animal, uma gama de diagnósticos zoossanitários de amostras oriundas de diversas regiões do estado e de outras regiões do país para diagnóstico de enfermidades. Hierarquicamente, esses dados de ocorrência são transmitidos à Coordenadoria de Defesa Agropecuária – CDA, órgão de defesa sanitária do Estado de São Paulo e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.
A criação e implantação de um Sistema de Informação Integrado de Diagnóstico Laboratorial Zoossanitário no Estado de São Paulo – SIZOO tem como finalidade gerenciar o fluxo de diagnóstico, informando em tempo real aos órgãos competentes de maneira hierarquizada, agregando confiabilidade e segurança na transmissão dos dados.
METODOLOGIA:
O desenvolvimento deste projeto foi conduzido através de pesquisa de campo a fim de levantar os principais requisitos do cliente. Para esse projeto foi utilizada a metodologia de desenvolvimento de software orientada a objetos. Sendo assim foi feita toda uma pesquisa e coleta de dados a respeito dos processos de negócio envolvidos, definição de requisitos, especificações, modelagens e prototipagem das funcionalidades do sistema. O sistema foi desenvolvido na linguagem Java com recursos Java Script e CSS (Cascading Style Sheets). Funciona sobre uma interface (Web) e possui um banco de dados MySql. A modelagem do sistema foi elaborada com base na UML (Unified Modeling Language), que consiste em uma linguagem padronizada para a modelagem de sistemas de software orientado a objeto. O software utilizado para construir os diagramas de modelagem do sistema foi o Visio 2007 (Pacote Office da Microsoft). Os artefatos referentes a área de engenharia de software foram todos construídos com base nas regras de negócio e requisitos especificados.
RESULTADOS:
Embora o sistema não tenha sido colocado em produção no Instituto Biológico ainda, testes têm sido conduzidos e mostraram a eficiência na execução do sistema e atendimento aos requisitos. O sistema permite a criação de vários perfis de usuário cada qual restrito a sua função, como segue: funcionário da triagem, responsável técnico, administrador do sistema e a CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária). A CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária) terá acesso ao sistema somente para visualização de laudos e tratamento dos alertas emitidos. Estes foram os perfis inicialmente identificados, porém o sistema não tem restrições em criar novos perfis, caso necessário, uma vez que este é totalmente parametrizável. Dentre os cadastros principais realizados podemos citar o de clientes, amostras, análises, patologias, níveis de alerta, pedidos e a partir disso a geração de laudos. É importante ressaltar que se trata de um sistema crítico, uma vez que emitido um alerta ocasionado por uma patologia de risco pode parar inclusive a exportação no país.
CONCLUSÃO:
A elaboração deste projeto tem possibilitado compreender o quanto é importante que cada etapa do processo de desenvolvimento de um sistema seja cumprida, para que o produto final realmente atenda as necessidades e peculiaridades que envolvem o negócio do cliente. Acredita-se que a implantação deste sistema contribuirá substancialmente com o controle das doenças em rebanhos, pois auxilia através do sistema de alerta uma ação imediata por parte das autoridades no sentido de evitar que tais focos se proliferem. O gerenciamento por um sistema customizado das informações zoossanitárias produzidas pelo Instituto Biológico transmitidas em tempo real aos órgãos competentes de defesa sanitária, proporcionará agilidade e confiabilidade na transmissão dos dados para a tomada de decisões sanitárias, assim, contribuindo para a sanidade dos rebanhos animais e aumentando a competitividade da pecuária paulista e nacional.
Palavras-chave: Sistemas de informação, Sanidade animal, Alertas zoossanitários.