63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem |
O OLHAR DE PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO SOBRE A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR |
Sheila Mara Pedrosa 1 Marcelo Medeiros 2 |
1. Faculdade de Enfermagem - UFG 2. Prof. Dr./Orientador – Faculdade de Enfermagem - UFG |
INTRODUÇÃO: |
A violência é um fenômeno multifatorial que não pode ser separado de seus aspectos econômico, social e cultural, além de ser classificada em vários tipos. A violência presente na família é uma vertente da violência que merece especial atenção até porque suas conseqüências são manifestadas em outros contextos como na escola, por exemplo. Dentro da escola, a violência, além de possuir as manifestações que são comuns com outros contextos, ainda comporta a violência específica desse ambiente. Nessa problemática está o professor, que está adoecendo na execução de seu trabalho e não possui apoio para lidar com tal situação. Dessa forma, considerando que o professor é responsável pelo que acontece dentro de sua sala de aula e enquanto estiverem na escola e que lida diretamente com situações que envolvem atos violentos consideramos pertinente entender o que os sujeitos pensam sobre o tema e o como lidam com esse problema em seu dia-a-dia. Para isso, o objetivo desse trabalho foi compreender os significados do fenômeno da violência em uma instituição pública de ensino sob a ótica de seus professores. |
METODOLOGIA: |
Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com onze professores de uma instituição de ensino público de Goiânia – GO. A coleta de dados foi feita por meio de dois grupos focais e observação participante. A análise foi feita pelo método de interpretação de sentidos. |
RESULTADOS: |
Dos dados emergiram duas categorias temáticas. Na primeira “O professor e a violência em seu contexto de trabalho”, são abordadas as concepções sobre a violência no seu contexto de trabalho bem como as estratégias usadas para lidar com a violência. Tais estratégias variaram desde a busca pela amizade e diálogo com os alunos e seus pais até a manifestação de postura autoritária e punitiva por parte dos sujeitos. Os comportamentos violentos de caráter verbal e físico e a discordância do aluno com as normas da instituição de ensino são considerados como uma dificuldade no dia-a-dia de trabalho dos sujeitos considerados responsabilidade dos pais. Na segunda categoria denominada “A influência da família na violência do contexto escolar”, é contemplada a compreensão dos sujeitos sobre o papel da família no comportamento dos alunos dentro da escola, incluídos aí a influência do uso do computador e do sistema econômico. Para os sujeitos há um deficiente acompanhamento dos filhos pelos pais, decorrente da longa jornada de trabalho. Consideram ainda que essa falta de tempo dos pais faz com que os filhos não tenham a formação e a apreensão de valores da família e que fiquem muito expostos demasiadamente à jogos de videogame, televisão e computador. |
CONCLUSÃO: |
Os objetivos foram alcançados uma vez que, por meio da metodologia utilizada conseguimos compreender o que os professores concebem a respeito da violência de seu contexto de trabalho. Percebemos que é necessária a busca e fortalecimento de parcerias pelos setores de saúde e de educação para que o trabalho dos professores e demais profissionais da escola sejam preservados em sua essência. Percebemos ainda que é necessário que sejam feitos mais estudos sobre o fenômeno da violência no contexto escolar e que abordem não só o professor, mas os estudantes e as suas famílias. |
Palavras-chave: Violência, Instituições de ensino, Docentes. |