63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
O GLOBAL E O LOCAL NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS CURRICULARES
Heldina Pereira Pinto Fagundes 1
Mere Abramowicz 2
1. Universidade do Estado da Bahia - UNEB
2. Profa. Dra./Orientadora – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
INTRODUÇÃO:
No currículo escolar, as relações entre os saberes global e local não deve ser de passividade, na qual o local receberia um conteúdo homogeneizador (imposto de forma desterritorializada, desenraizada). É possível ser global sem sair do local, como afirma Santos (2000), ou seja, é possível construir alternativas culturais, sob a perspectiva da diferença, sem ter que se posicionar como mero receptor de conteúdos superficiais, justapostos e esvaziados de sentido, veiculados pela chamada globalização da cultura. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa tinha como escopo investigar as possibilidades de construção do Projeto Político Pedagógico de uma escola a partir da (re)leitura de suas práticas curriculares, tendo em vista o contexto local, formado por uma maioria negra, destacando as diferenças étnico-culturais.
METODOLOGIA:
A abordagem qualitativa oferece os contornos teórico-metodológicos que caracterizam este trabalho. Suas concepções teóricas fundam-se no construcionismo social, uma vez que não se limita à compreensão do fenômeno, mas também busca soluções, criando novas possibilidades, conforme a perspectiva de Freire (1996, p. 85) da “história como possibilidade e não como determinação”. A coleta dos dados se estruturou pelos caminhos da pesquisa participante. O processo foi desencadeado pela pesquisadora, colocando a questão de pesquisa e escolhendo a observação participante, a análise documental, entrevistas semi-estruturadas e depoimentos como meios de responder. Os sujeitos envolvidos no processo foram sete professoras, um professor e a diretora de uma escola de Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), num Distrito formado por uma população de maioria negra, localizado no município de Carinhanha-Ba. Foram organizados grupos de formação, seminários e oficinas pedagógicas visando à formação continuada dos sujeitos pesquisados. Dentro desse processo foi gestado o Projeto Político Pedagógico da Escola, tendo como referência os saberes da comunidade.
RESULTADOS:
A aproximação entre os saberes local e global é feita com apoio do conceito de hibridismo de Hall (1997). O recorte do saber local e da cultura escolar é dado na história da população a que a escola serve e ao seu processo de territorialização. É o modo como se dão as particularidades ou as parcialidades, Casali (2000). Refere-se, também, à sabedoria da natureza presente na cosmologia das práticas religiosas, que o saber científico e a hegemonia católica negaram ao negro no Brasil. Os conhecimentos e saberes contidos na religião negra foram capazes de ajudar esses sujeitos a viverem melhor na diáspora. Essa é uma das características presentes no saber local em Barra do Parateca: o Culto da Jurema, com características singulares. Tomamos a luta de uma comunidade de negros lavradores, “sertanejos e beiradeiros”, com suas estratégias de sobrevivência, sons, formas de expressão, danças, modo de interagir com o meio ambiente, relação com a morte, cosmovisão religiosa e tudo o mais que os cercam, como motivação, referência, ponto de partida e ponto de chegada do processo de conhecimento, como uma epistemologia.
CONCLUSÃO:
Procuramos legitimar o saber local, ao possibilitar que seja incluído na cultura escolar. Nesse sentido o trabalho pedagógico deve dar condições às crianças para fazer emergir o seu repertório, ou seja, o que elas já percebem de toda a tradição oral da comunidade, ao mesmo tempo em que se preparam para se situar, como cidadãs, na sociedade mais ampla. O aluno da escola pesquisada deve transitar na sociedade do entorno e na sociedade brasileira e mundializada com autonomia e autoestima. Nessa perspectiva, compreendemos currículo como fórum de diálogo entre as diferenças, espaço de negociação de identidades culturais, no qual os saberes da comunidade local podem ser assegurados, garantindo a afirmação de suas vozes. Imaginamos uma concepção de currículo que possa abarcar esses saberes, diferentemente dos reducionismos verificados em algumas posturas, conforme demonstra Canen (2002). O Projeto Pedagógico tomou como referência a valorização do meio rural e o processo de ensino nesse meio, não apenas para ensinar a ler e escrever, mas reinterpretar o modo de vida rural diante das inovações e tecnologias voltadas para a vida no campo, construindo também alternativas sustentáveis.
Palavras-chave: Currículo, Negro, Saber local.