63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras |
HISTÓRIA DO CURSO DE LETRAS DO MACKENZIE (1969 - 1979) |
Luciana Ribeiro de Souza 1 Elaine Cristina Prado dos Santos 2 |
1. UPM - Centro de Comunicação e Letras (IC) 2. Profª. Drª. - UPM - Centro de Comunicação e Letras (Orientadora) |
INTRODUÇÃO: |
O crescente interesse historiográfico pelo estudo de língua e de linguagem registrado nos últimos anos no país, observado pelo aumento de grupos que investigam o assunto, bem como, a publicação de livros, periódicos e outros materiais relacionados à área, estimularam a realização deste projeto de Iniciação Científica, que teve como intenção maior a coleta e a organização de fontes primárias referentes aos diversos setores que integram a Universidade Presbiteriana Mackenzie, e compõem a estrutura, a formação e a consolidação do curso de Letras, no período delimitado entre os anos 1969-1979. Esses dados servirão para dar veracidade a uma posterior análise historiográfica de reconstrução do curso de Letras. Trabalho realizado pelo grupo LEMI (Letras, Epistemologia, Memória e Identidade), que desde 2007, investiga a formação e a caracterização de Letras como uma área do saber, formando uma cronologia e uma historiografia a respeito da constituição e institucionalização da área em suas diferentes configurações. Analisando, portanto, as políticas educacionais e científicas, além da construção da identidade e da memória do pesquisador/docente, pretendendo assim, estabelecer uma forma de reflexão a respeito de uma área já tradicionalmente reconhecida na universidade brasileira. |
METODOLOGIA: |
A metodologia deste trabalho seguiu de acordo com a liberação dos setores individuais da Universidade, uma vez que dependíamos das referidas permissões para termos acesso aos documentos necessários e realizarmos a coleta de dados referente à pesquisa. A ditadura militar marcou os anos 70, por essa razão, não tivemos acesso a todos os materiais da época. Mesmo assim, buscamos o máximo de informações para realizarmos um projeto a contento. De acordo com nossas proposições, visitamos os seguintes setores da Universidade: Biblioteca Central; CABUÇU; Centro Histórico; Secretaria Geral e RH. Esses setores nos forneceram uma quantidade considerável de documentos que foram devidamente observados e arquivados. Efetuamos, em consonância a esse trabalho, leituras sobre a história do Brasil, para contextualizarmos os fatos que influenciaram o sistema de ensino vigente. Para realizarmos o trabalho, utilizamos o método histórico, afinal, investigamos documentos, dados, acontecimentos e processos do passado, além do contexto histórico da época. Em conjunto com este método, utilizamos o estatístico, por meio do qual, fizemos a descrição quantitativa de diferentes setores da Universidade. Com os resultados obtidos contribuiremos com o processo de reconstrução do curso de Letras Mackenzie. |
RESULTADOS: |
Embora nosso trabalho faça parte de um grande projeto de reconstrução acadêmica, ele se restringiu à coleta de dados sobre o curso de Letras Mackenzie. Uma tarefa que não dependeu somente do pesquisador, mas também das pessoas com as quais tratamos no decorrer da pesquisa. Encontramos disponibilidade e educação nos ambientes visitados, isso nos deu segurança para trabalhar. Assim, conseguimos cumprir o nosso objetivo, selecionando todo material primário que nos foi possível contatar. Todo documento observado nesse processo foi organizado e catalogado por setor, para facilitar a análise e a articulação posterior que será realizada pelo grupo LEMI. Os seguintes dados se mostraram relevantes no recorte temporal observado por nós: grade curricular; 22 professores contratados na década; disciplinas ministradas; 933 alunos formados nas quatro habilitações oferecidas; e 4062 livros de língua e literatura brasileira e estrangeira, disponíveis no acervo da Biblioteca. Em suma, percebemos que a Universidade sempre teve o cuidado de manter o nível e a qualidade de seu curso, adaptando-se às necessidades acadêmicas da época para oferecer uma formação de alto valor curricular. Acreditamos ter cumprido nosso ideal, coletando dados precisos que constituem essa história acadêmica. |
CONCLUSÃO: |
Considerando a importância dos cursos de Licenciatura no cenário da educação, uma vez que são eles que formam pessoas nas diversas áreas do saber, e em contra partida, a queda na procura deles por ocasião dos vestibulares, quando são preteridos pela maioria dos estudantes que optam por outros cursos. Foi bastante interessante a realização deste projeto de Iniciação Científica que nos permitiu coletar dados do curso de Letras Mackenzie, dentro do recorte temporal entre os anos 1969-1979. Na atualidade educacional do país esta proposta permite trazer à tona o processo de construção e solidificação de uma área que tem tradição na universidade brasileira. Procurando manter vivo o interesse pelo curso, seu valor epistemológico no ensino e a importância do desenvolvimento da língua e da literatura materna e estrangeira que proporciona ao estudante uma amplitude didática sem precedentes. Apesar de algumas dificuldades com as quais nos deparamos como a escassez de documentos, compromissos adiados, desencontros inevitáveis, e o árduo trabalho de garimpo realizado quando tínhamos acesso ao material que procurávamos, o resultado foi a gratificação por termos tido contato com fragmentos de uma história que nos pareceu bastante interessante para ter seu percurso revivido nos dias atuais. |
Palavras-chave: historiografia, Curso de Letras, Mackenzie. |