63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
Formação Continuada do Projovem Urbano: os principais temas que os professores gostariam que fossem abordados |
Leonor de Campos Dias 1 Maria Emilia Barrios Rodriguês 2 Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira 3 |
1. Licenciada em Pedagogia/UERJ 2. Mestranda em Educação/Unirio 3. Licenciada em Pedagogia/UVAThais Ribeiro Ramos |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho pretende discutir políticas de formação continuada para professores, no âmbito do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM URBANO, vinculado à Secretaria Nacional de Juventude, que tem a responsabilidade de oferecer ensino fundamental e formação profissional inicial para jovens de 18 a 29 anos. O trabalho faz parte de um conjunto de pesquisas e avaliações que vem sendo elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas em Educação – POPE, da UNIRIO. Aqui, focou-se uma questão discursiva parte do survey, aplicado a professores do Projovem. Essa pergunta busca levantar quais os temas que aqueles professores gostariam que fossem abordados nos cursos de educação continuada? Nas respostas, quando agrupadas por temas afins, emergiu com destaque do discurso dos professores, a busca por uma formação centrada no “fazer cotidiano”, que lhes ajudasse a desenvolver melhor suas “práxis”, pontuando assuntos como: planejamento das aulas, avaliação, metodologias de ensino com vistas ao aprimoramento ou incremento das próprias práticas didático-pedagógicas. Também surgiram questões relativas às metodologias aplicadas; formação para o mundo do trabalho; educação sexual; auto-estima e motivação, violência e informática, divididas em subitens, que não serão tratados aqui. |
METODOLOGIA: |
Configurou-se um estudo da análise dos dados coletados no processo de aplicação dos instrumentos relativos ao Survey 2 – 1a entrada, com os professores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, realizado em julho de 2009, em 11 estados brasileiros, colhendo a percepção e opinião de 419 educadores do programa. O Survey 2 é um instrumento composto por um total de 83 questões, sendo 22 fechadas, oito de múltiplas perguntas e respostas, duas discursivas e duas abertas auto-declaradas. Trabalhou-se a questão discursiva relativa à Formação Continuada e à concordância das três instâncias propostas pelo PPI (Projeto Pedagógico Integrado) do Projovem - qualificação profissional, escolarização - conclusão do EF - e ação comunitária, a partir das sugestões feitas pelos professores nas respostas livres dadas às perguntas abertas. Foi possível perceber a importância dessa questão pelo alto percentual de respondentes (92,8%) e que apenas 7,2% dos educadores deixaram de responder. Todas as informações foram processadas pela COAP/UFPR, estando o banco de dados sob a responsabilidade da Coordenação Nacional do Projovem Urbano. |
RESULTADOS: |
Nas respostas, com relação à Formação Continuada recebida no Programa, foi obtido um expressivo índice de agrupamento de temas afins no que tange ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das próprias práticas didático-pedagógicas cotidianas dos educadores do Projovem, onde assuntos referentes ao planejamento das aulas, avaliação, metodologias de ensino (técnicas de abordagem dos conteúdos, inovações no campo da didática, articulação dos conteúdos e interdisciplinaridade/transdisciplinaridade, dinâmicas em sala de aula etc.) surgem como lacunas a serem preenchidas. De igual modo, foi muito expressivo o índice de sugestões quanto às metodologias aplicadas, na implementação do PPI, destacando-se: tópicos sobre como integrar temas formadores; maior esclarecimento para estudos complementares; viabilização dos arcos ocupacionais; adaptação da metodologia proposta à realidade de trabalho; mais esclarecimentos sobre os princípios das unidades formativas e dos temas formadores; dentre outros. |
CONCLUSÃO: |
A partir da análise dos dados obtidos nas respostas dos educadores do Projovem Urbano a respeito da Formação Continuada do Programa, pode-se concluir que os principais temas que os professores gostariam que fossem abordados remetem à percepção da existência de lacunas na formação inicial ministrada pelo Programa com o objetivo de capacitá-los para o exercício de suas atividades, nos moldes das metodologias integradas sugeridas pelo PPI. Podem-se entender tais sugestões como um pedido de ajuda e uma preocupação com o bom desenvolvimento das propostas pedagógicas, sob o risco de não conseguirem desenvolver seu trabalho a contento, comprometendo os resultados pretendidos e levando assim, à não satisfação das finalidades intrínsecas do programa e ao conseqüente fracasso, não só do programa, mas como conseqüência do trabalho docente e também dos alunos. |
Palavras-chave: Projovem Urbano, Formação Continuada, Práticas didático-pedagógicas. |