63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica |
A RELAÇÃO ENTRE O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A IMITAÇÃO ENTRE EMPRESAS NA INDÚSTRIA DE BIOTECNOLOGIA |
Aline Dias Macedo 1 Walter Bataglia 2 |
1. UPM - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (IC) 2. Prof. Dr. - UPM - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (Orientador) |
INTRODUÇÃO: |
As frequentes mudanças que ocorrem no setor em que uma empresa está inserida afetam aspectos que estão diretamente ligados ao seu desempenho. Desse modo, é preciso que as organizações estejam atentas a essas mudanças, para que possam acompanhá-las, e assim, conseguirem preservar suas vantagens competitivas sobre empresas concorrentes. Para adaptarem-se às variações ambientais, muitas empresas optam pela imitação de produtos, processos de fabricação e até mesmo procedimentos de gestão de concorrentes inovadores. A estratégia de imitação está vinculada ao processo de difusão tecnológica nos setores de atividade empresarial. A indústria de Biotecnologia vem apresentando evoluções tecnológicas constantes. As descobertas feitas e disseminadas entre seus componentes, e a partir daí, os diversos avanços tecnológicos, têm levado ao surgimento de produtos cada vez mais sofisticados. Completa a oportunidade para o estudo da temática da imitação no setor a política industrial brasileira, que contribui para o seu potencial de crescimento frente aos investimentos públicos realizados. Esse trabalho teve como objetivo identificar como as características do ambiente competitivo da indústria de biotecnologia brasileira, segmento de saúde humana, se relacionam com a imitação entre empresas. |
METODOLOGIA: |
Como o objetivo do trabalho está na identificação do processo de relacionamento entre as características do ambiente organizacional e a imitação entre empresas, o tipo de pesquisa mais indicado foi o qualitativo. Este trabalho tem caráter exploratório. Optou-se por utilizar a estratégia de estudo de caso múltiplo. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os principais executivos de duas empresas escolhidas por conveniência entre os associados da ABRABI (Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia). O roteiro de entrevistas se baseou em questionários validados em trabalhos anteriores, que exploraram os indicadores da imitação interorganizacional e ambiente competitivo. Os dados foram analisados via análise de conteúdo temática categorial. As categorias foram definidas a priori. Para o ambiente organizacional, foram utilizadas: dinamismo, munificência, complexidade e hostilidade. Para imitação entre empresas: apropriabilidade, base de conhecimento (taciteness e complexidade), oportunidade e cumulatividade. Cada caso foi analisado individualmente e, posteriormente, desenvolveu-se a análise cruzada dos casos, buscando-se caracterizar o ambiente operacional, a imitação na indústria e finalmente, a relação entre o ambiente operacional e a imitação entre empresas. |
RESULTADOS: |
As evidências indicam que se trata de um ambiente estável e munificente, que apresenta oportunidades de crescimento devido ao freqüente desenvolvimento do mercado e das tecnologias. Caracteriza-se pela complexidade, pois há uma grande quantidade de produtos e tecnologias diferentes sendo comercializados e há interação com diversas organizações. Os órgãos reguladores tornam o processo de aprovação de novos produtos e mudanças nos produtos e processos existentes lento e burocrático. A existência de patentes não garante a proteção total das inovações. É preciso atualizar os processos constantemente e se utilizar de técncias de segredo industrial. Os colaboradores precisam ter formação acadêmica consistente. O ambiente é cumulativo. O foco está em produtos inovadores. Investe-se em P&D próprio e via parcerias. A partir do cruzamento das características do ambiente e dos indicadores de imitação, pôde-se levantar as seguintes proposições tentativas: 1 - A estabilidade do ambiente leva a uma maior facilidade de imitação. 2 - A demora na autorização de mudanças do modo de produção ou aprovação de novos produtos pelas agências governamentais estimula a imitação no setor. 3 - As elevadas munificência e oportunidade do ambiente contribuem para a imitação a partir de alterações nos produtos. |
CONCLUSÃO: |
Com base nos resultados obtidos a partir da análise do ambiente e da imitação na indústria de biotecnologia, foi possível chegar a algumas conclusões. Primeiramente, trata-se de um setor que apresenta estabilidade, uma vez que os componentes do ambiente externo que influenciam as organizações não mudam com freqüência, isso proporciona tempo hábil aos concorrentes para obterem informações e, consequentemente realizar imitações. Para essas organizações é extremamente importante a mudança contínua dos produtos e dos processos produtivos para se proteger de imitações. Mas há grande dificuldade para a aprovação dessas mudanças, uma vez que a avaliação de órgãos reguladores ocorre de maneira lenta e são impostos inúmeros procedimentos, testes e revisões. Pôde-se observar que há uma baixa apropriabilidade via patentes. Essas detalham os produtos e oferecem bases para que os concorrentes façam cópias modificadas. As características do ambiente proporcionam oportunidades para que essas cópias sejam aceitas e comercializadas. O governo tem incentivado o desenvolvimento do setor via políticas de financiamento. Porém, a burocracia e a demora para o lançamento de uma inovação no Brasil acabam por levar as empresas a optarem pelas imitações. |
Palavras-chave: ambiente operacional, imitação entre empresas, indústria de biotecnologia brasileira. |