63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 1. Auditoria Contábil
AS COMPETÊNCIAS DOS AUDITORES NO ÂMBITO EMPRESAS DE AUDITORIA
Murillo José Torelli Pinto 1
Ricardo Lopes Cardoso 2
1. UPM - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (IC)
2. Prof. Dr. - UPM - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (Orientador)
INTRODUÇÃO:
A atividade de auditoria se faz presente no Brasil há, pelo menos, um século, embora em função das características legalistas do país, sua prática somente tenha sido regulamentada a partir de 1965. O estudo sobre as competências relacionadas ao auditor tanto interno quanto externo é algo que não há muitas pesquisas relacionadas, a maioria das pesquisas relaciona as competências do contador, porém o auditor tem um papel relevante e é necessário estabelecer as competências juntamente com suas funções, semelhanças e diferenças. O objetivo dessa pesquisa é descrever e analisar as competências requeridas para os auditores externos brasileiros, identificando o grau de importância da competência na própria visão dos alunos de graduação sobre o perfil do profissional de auditoria, ao entender quais as competências são requeridas na visão desses jovens é possível as empresas de auditoria e as universidades alinhar os seus programas de treinamentos e respectivos currículos com objetivo de ajustar o pensamento dos alunos que por ventura estejam fora da realidade prática da profissão.
METODOLOGIA:
Estudo de natureza exploratória, usou como base o IES (International Education Standard) 8 (2008) da IFAC (International Federation of Accounts) que analisa as competências requeridas para os auditores. A questão discutida foi: Quais seriam as competências requeridas para o auditor na visão dos alunos de Ciências Contábeis?
Usou-se uma amostra intencional e não probabilística, feita com 107 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, analisada de forma conjunta por meio da estatística descritiva simples. A Coleta de dados foi feita por meio de formulários eletrônicos envidados individualmente a cada participante da pesquisa, que deveria responder o grau de importância de cada uma das 21 competências (obtidas através da Literatura da IFAC (2008) e Cardoso (2006)). Para avaliação da importância tiveram apoio de um dicionário de competências (elaborado com referencial teórico). Os alunos deveriam indicar, através de uma escala Linkert, a importância de cada uma das competências requeridas aos profissionais de auditoria.
RESULTADOS:
Com o referencial estudo do teórico chegou-se a 21 competências necessárias aos auditores. Foram agrupadas em: 1-Conhecimentos Essenciais: Informações Financeiras Históricas, Contabilidade Financeira, Tecnologia da Informação. 2-Habilidades Profissionais: Conhecimento Geral do Negócio, Contabilidade Tributária, Identificar e Resolver Problemas, Técnicas Adequadas de Pesquisa, Trabalho em Equipe, Reunir e Avaliar Evidencia, Comunicação, Informática, Conhecimentos Gerais. 3-Competências para Aplicar: Auditoria de Governança, Pedidos de Informações Financeiras, Capacidade de Inquérito, Pensamento Lógico, Análise Crítica, Julgamento Profissional, Resolver Conflitos, Valores Éticos, Planejamento. Análise de média moda que tiveram resultado consideravelmente altos, além da baixa variância. Indicando que os alunos de graduação estão em um estágio de estudo com uma visão mais teoria sobre as praticas auditoria. Acreditando e esperando que os auditores profissionais tenham todas essa competência para ser um profissional completo.
CONCLUSÃO:
A identificação das competências do Contador pode auxiliar o crescimento e o desenvolvimento dessa função nas organizações, tendo sempre como pressuposto a importância das pessoas na geração de valor para as instituições. Existencia de poucas pesquisas na área, sendo que a maior parte da pesquisa encontrada tratava das competências dos contadores, sempre com enfoque internacional. O artigo que mais serviu para embasar foi o IFAC que citou as competências, mas não testava o grau de importância de cada uma. Foi aplicado o questionário para identificar o grau de importância de cada competência, que obtiveram uma média de 8,59, grau relativamente alto para as competências internacionais da IFAC, mostrando que elas podem ser aplicadas em qualquer país, pois são genéricas a todos profissionais de auditoria. Fica em aberto para demais pesquisas futuras com amostras maiores e com profissionais já atuantes no mercado de auditoria.
Palavras-chave: auditor, competências, IFAC.