63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Textos de divulgação científica nas aulas de Biologia do Ensino Médio utilizados como recurso didático para abordar o tema “Evolução”.
Fernando Gertrudes 1
Daiana de Faria Viana 1
Mariana de Senzi Zancul 2
1. Núcleo de Educação Científica - NECBio/Instituto de Ciências Biológicas - UnB
2. Profa. Dra./Orientadora - NECBio/IB - UnB
INTRODUÇÃO:
É cada vez mais significativa a presença de conhecimentos biológicos nos
diversos meios de comunicação em massa e de divulgação científica. Seja
por meio da internet ou de jornais, revistas e programas televisivos, temas
relacionados à ciência estão alcançando as escolas, sugeridos pelos próprios
alunos ou por indicação dos professores. Além do fácil acesso, os textos de
divulgação científica (TDC) apresentam linguagem comum e informal, exploram
os assuntos em forma de notícia, sem se preocupar com critérios de leitura
ou mesmo pré-requisitos conceituais e, por fim, trabalham o conhecimento
relacionando-o ao cotidiano. Desse modo, os TDC são capazes de despertar
o interesse e curiosidade dos estudantes, podendo ser utilizados de várias
maneiras em sala de aula. Por isso, o uso de textos de divulgação científica
nas escolas vem sendo defendidos por vários autores como motivadores
do aprendizado, sendo importantes também para o desenvolvimento da
habilidade de leitura e a formação do espírito crítico e reflexivo. Pelos motivos
supracitados, esse trabalho visa à utilização de textos de divulgação científica,
relacionados ao tema evolução, e a aplicação de um exercício para alunos
da terceira série do ensino médio de uma instituição pública de ensino. Foi
verificado se os textos são capazes de motivar os alunos em relação ao
tema, além de promover a reflexão individual, o debate entre os alunos e o
desenvolvimento da leitura e senso crítico dos alunos.
METODOLOGIA:
Participaram do estudo 30 alunos da terceira série do ensino médio, de uma
escola pública do Distrito Federal. A atividade foi realizada em uma única
turma, ao longo de duas aulas consecutivas da disciplina Biologia. Foram
selecionados seis textos sobre o tema evolução, retirados da internet, das
páginas da Scientific American, Ciência Hoje e Pesquisa FAPESP. A turma
foi separada em seis grupos de cinco alunos, aos quais foram entregues um
dos textos, aleatoriamente. Cada grupo recebeu um texto diferente dentre os
seis escolhidos. Após a leitura do texto, foi pedido aos alunos que debatessem
sobre eles, e em seguida respondessem, coletivamente, a um exercício,
composto por três questões:
1. Debata com seu grupo e responda o que vocês entendem por
evolução.
2. Elabore 5 questões a respeito do texto que seu grupo acabou de Ler.
3. O que o grupo entendeu a respeito do texto?
O objetivo dessas questões foi identificar, respectivamente, se a leitura do texto gerou reflexão, curiosidade e se os alunos foram capazes de relacionar os textos com o que havia sido aprendido em sala de aula. A partir das respostas dos alunos, foi feita uma análise qualitativa dos resultados, com base nos autores que fundamentam o estudo.
RESULTADOS:
Na questão um, foi possível identificar que os alunos realmente
pensaram e debateram o conceito para a formulação da resposta, sem copiar
do texto ou de outras fontes, o que pode também ser evidenciado por trechos
de respostas como “chegamos a conclusão” e “entendemos que”. De modo
geral, os alunos começaram a resposta dizendo o que entendiam por evolução,
para depois relacionar o tema com o que foi lido no texto. Ou seja, houve a
integração das novas informações com o conhecimento prévio, ativado com a
leitura do texto. No exercício número dois, de modo geral, o os alunos criaram questões nas quais as respostas podiam ser encontradas explicitamente no texto lido. No entanto, alguns grupos formularam questões cujas respostas não se
encontravam explícitas no texto, sugerindo que os textos geraram nos alunos
curiosidades e reflexão. No exercício número três, alguns grupos se restringiram a fazer uma pequena síntese do que fora lido no texto. Outros, no entanto, registraram algumas conclusões próprias, onde é possível perceber as reflexões e
conclusões dos alunos com relação ao texto. Houve uma desacomodação dos
alunos, provocada pela atividade de leitura, instigando-os a pensar sobre o
assunto e expor as suas próprias conclusões.
CONCLUSÃO:
A elaboração desse exercício possibilitou aos alunos entrarem em
contato com novos conceitos relacionados ao tema evolução. O uso de textos
de divulgação científica também gerou uma maior motivação nos alunos, além
de uma possibilidade de discussão em grupo. Os objetos de análises das perguntas puderam ser todos identificados nas respostas dos alunos, em maior ou menor escala, mesmo que em questões diferentes. A capacidade de relacionar o texto com o conteúdo aprendido em sala de aula, por exemplo, pôde ser identificado nas respostas dadas na questão um, apesar de ser um dos objetivos da aplicação da terceira questão. Conclui-se, portanto, que os textos de divulgação científica podem ser de grande utilidade para o ensino formal.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Biologia.