63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
Textos de divulgação científica nas aulas de Biologia do Ensino Médio utilizados como recurso didático para abordar o tema “Evolução”. |
Fernando Gertrudes 1 Daiana de Faria Viana 1 Mariana de Senzi Zancul 2 |
1. Núcleo de Educação Científica - NECBio/Instituto de Ciências Biológicas - UnB 2. Profa. Dra./Orientadora - NECBio/IB - UnB |
INTRODUÇÃO: |
É cada vez mais significativa a presença de conhecimentos biológicos nos diversos meios de comunicação em massa e de divulgação científica. Seja por meio da internet ou de jornais, revistas e programas televisivos, temas relacionados à ciência estão alcançando as escolas, sugeridos pelos próprios alunos ou por indicação dos professores. Além do fácil acesso, os textos de divulgação científica (TDC) apresentam linguagem comum e informal, exploram os assuntos em forma de notícia, sem se preocupar com critérios de leitura ou mesmo pré-requisitos conceituais e, por fim, trabalham o conhecimento relacionando-o ao cotidiano. Desse modo, os TDC são capazes de despertar o interesse e curiosidade dos estudantes, podendo ser utilizados de várias maneiras em sala de aula. Por isso, o uso de textos de divulgação científica nas escolas vem sendo defendidos por vários autores como motivadores do aprendizado, sendo importantes também para o desenvolvimento da habilidade de leitura e a formação do espírito crítico e reflexivo. Pelos motivos supracitados, esse trabalho visa à utilização de textos de divulgação científica, relacionados ao tema evolução, e a aplicação de um exercício para alunos da terceira série do ensino médio de uma instituição pública de ensino. Foi verificado se os textos são capazes de motivar os alunos em relação ao tema, além de promover a reflexão individual, o debate entre os alunos e o desenvolvimento da leitura e senso crítico dos alunos. |
METODOLOGIA: |
Participaram do estudo 30 alunos da terceira série do ensino médio, de uma escola pública do Distrito Federal. A atividade foi realizada em uma única turma, ao longo de duas aulas consecutivas da disciplina Biologia. Foram selecionados seis textos sobre o tema evolução, retirados da internet, das páginas da Scientific American, Ciência Hoje e Pesquisa FAPESP. A turma foi separada em seis grupos de cinco alunos, aos quais foram entregues um dos textos, aleatoriamente. Cada grupo recebeu um texto diferente dentre os seis escolhidos. Após a leitura do texto, foi pedido aos alunos que debatessem sobre eles, e em seguida respondessem, coletivamente, a um exercício, composto por três questões: 1. Debata com seu grupo e responda o que vocês entendem por evolução. 2. Elabore 5 questões a respeito do texto que seu grupo acabou de Ler. 3. O que o grupo entendeu a respeito do texto? O objetivo dessas questões foi identificar, respectivamente, se a leitura do texto gerou reflexão, curiosidade e se os alunos foram capazes de relacionar os textos com o que havia sido aprendido em sala de aula. A partir das respostas dos alunos, foi feita uma análise qualitativa dos resultados, com base nos autores que fundamentam o estudo. |
RESULTADOS: |
Na questão um, foi possível identificar que os alunos realmente pensaram e debateram o conceito para a formulação da resposta, sem copiar do texto ou de outras fontes, o que pode também ser evidenciado por trechos de respostas como “chegamos a conclusão” e “entendemos que”. De modo geral, os alunos começaram a resposta dizendo o que entendiam por evolução, para depois relacionar o tema com o que foi lido no texto. Ou seja, houve a integração das novas informações com o conhecimento prévio, ativado com a leitura do texto. No exercício número dois, de modo geral, o os alunos criaram questões nas quais as respostas podiam ser encontradas explicitamente no texto lido. No entanto, alguns grupos formularam questões cujas respostas não se encontravam explícitas no texto, sugerindo que os textos geraram nos alunos curiosidades e reflexão. No exercício número três, alguns grupos se restringiram a fazer uma pequena síntese do que fora lido no texto. Outros, no entanto, registraram algumas conclusões próprias, onde é possível perceber as reflexões e conclusões dos alunos com relação ao texto. Houve uma desacomodação dos alunos, provocada pela atividade de leitura, instigando-os a pensar sobre o assunto e expor as suas próprias conclusões. |
CONCLUSÃO: |
A elaboração desse exercício possibilitou aos alunos entrarem em contato com novos conceitos relacionados ao tema evolução. O uso de textos de divulgação científica também gerou uma maior motivação nos alunos, além de uma possibilidade de discussão em grupo. Os objetos de análises das perguntas puderam ser todos identificados nas respostas dos alunos, em maior ou menor escala, mesmo que em questões diferentes. A capacidade de relacionar o texto com o conteúdo aprendido em sala de aula, por exemplo, pôde ser identificado nas respostas dadas na questão um, apesar de ser um dos objetivos da aplicação da terceira questão. Conclui-se, portanto, que os textos de divulgação científica podem ser de grande utilidade para o ensino formal. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Biologia. |