63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
UM OLHAR SOBRE A SALA DE AULA: OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO SOBRE TEMÁTICAS GEOCIENTÍFICAS, RELACIONADAS A LEITURA DE GRÁFICOS E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO |
Flávio Henrique Diogo Gazio 1 Henrique César da Silva 2 |
1. Aluno de Graduação - Instituto de Geociências -Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas-SP 2. Professor Dr./Orientador – Departamento de Metodologia de Ensino – Centro de Ciências da Educação – UFSC. Florianópolis-SC |
INTRODUÇÃO: |
A leitura de gráfico é um importante aspecto em tomada de decisões e assuntos cientifico-tecnológico. A principal pergunta é como os gráficos funcionam em discurso sobre mudanças climáticas, ou seja, como parte nos processos de produção de sentidos, em controvérsias científicas a partir de análise de artigos e em situação de ensino em sala de aula. O presente trabalho também teve por objetivo estudar e compreender a utilização de gráficos em avaliações, em artigos científicos, e como são aplicado em sala de aula, levando em conta suas condições de produção e sentidos produzidos. Todo desenvolvimento deste trabalho, analisou dados de sala de aula, através da análise de trabalhos e exercícios produzidos por alunos de Ensino Médio. Durante o desenvolvimento da pesquisa se percebeu que não é tão trivial definir o que é um gráfico, o que traz implicações para se pensar os seus modos de leitura e resolveu-se limitar o estudo para considerar como gráficos, os dados numéricos que se relacionam entre si, por meio de eixos coordenados perpendiculares. Fez-se também um recorte temático, no qual decidiu-se utilizar e estudar aqueles que estão inseridos no contexto dos temas “mudanças climáticas” e do “aquecimento global”. |
METODOLOGIA: |
Análise de artigos científicos,onde a metodologia aplicada foi principalmente a organização destes gráficos, e a identificação ou referencia que o autor faz ao gráfico. Além de ver a participação destes nos debates, nas polêmicas,e nos discursos sobre o tema e da produção de sentidos fora do espaço escolar. Para isso, foi realizada uma análise sobre as funções e papeis de um gráfico em artigos científicos, na argumentação, da retórica do texto, bem como suas condições de uso, relacionando as linguagens gráfica e verbal, Com foco no gráfico “Taco de Hóquei”, publicado pelo IPCC em 2001. Coleta e análise de dados Empíricos: Acompanhamento e gravação das aulas (sala de aula), realizadas na cidade de Vinhedo. Além de elaborar um caderno de campo, com apontamentos das aulas acompanhadas. Passagem de Vídeos em VHS para meio digital e para DVD, de todo o material empírico. E participação de reuniões semanais, pois o projeto fez parte de uma pesquisa mais ampla intitulada “Processos avaliativos nacionais como subsídios para a reflexão e o fazer pedagógico no campo do ensino de ciências da natureza”, que conta com o apoio do Observatório da Educação/CAPES/INEP/MEC, como parte de uma equipe envolvendo pesquisadores de três universidades (Unicamp, UFSC e UFSCar). |
RESULTADOS: |
Nas análises realizadas sobre o funcionando do gráfico dentro da comunidade científica, o vemos funcionando de forma polêmica, com a possibilidade de vários sentidos. E sendo lido, não apenas para retirar informações, mas questionando as informações obtidas. Nos artigos analisados, quase todos concordam que o gráfico “Taco de Hóquei” possui como objetivo alertar o aumento da temperatura do planeta, e incontestável a influência antropogênica, ou seja, trata-se de um excelente gráfico para ser usado caso a linha de argumentação, a linha retórica, seja “provar”, ou convencer o leitor de que isso é verdadeiro, a ideia da causa antropogênica do aquecimento global. Mas a maioria duvidam da veracidade deste, os autores criticam principalmente, a forma de como este gráfico foi divulgado na mídia, como ícone da teoria do aquecimento global, e segundo estes o gráfico perde a veracidade por possuir graves falhas quanto às formas de obtenção de dados. Dos resultados da sala de aula não foram expressivos, apenas parte dos alunos conseguiram interpretar e tirar conclusões corretas sobre os gráficos. Além disso, eles apresentaram uma baixa produtividade, concordaram apenas que a temperatura aumentou, mas nenhum aluno conseguiu atingir níveis aceitáveis para de considerar uma boa resposta. |
CONCLUSÃO: |
A pesquisa focou em trazer o que esta sendo produzido em meio acadêmico para o âmbito escolar, tentando relacionar o que os autores dos artigos científicos escrevem, e como os alunos podem chegar às mesmas conclusões, claro que em passos mais lentos. As considerações feitas por ambas às partes são: a dificuldade de coleta de dados, o uso de dados de temperaturas regionais e considerá-los para o planeta Terra como um todo; o uso de algorítimos para a elaboração do gráfico foram questionados pelos alunos e pelos cientistas. Outra conclusão que chegamos foi a fonte das informações que os alunos já possuíam e que influenciou muito na linguagem e na escrita, foi a mídia, muitos dos alunos utilizaram este meio para basear suas repostas e deixando de lado o conhecimento passado pelo professor. As aulas aplicadas também devem passar por reformulações, o certo seria uma mescla do tipo das duas aulas, teórica e de debate. E para a pesquisa, em particular, ficaria mais rica caso fosse aplicado em mais disciplinas, como por exemplo, na física, pois relacionaríamos mais assuntos ligados à leitura de gráficos, e questões liadas a temperatura. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Gráficos, Aquecimento Global. |