63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O USO DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADORA PARA O ENSINO DE CONCEITOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
Leandro Araújo de Azevedo 1
Edenia Maria Ribeiro Amaral 1,2
1. Depto. de Química,Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE
2. Profa. Dra/Orientadora – Depto. de Química -UFRPE
INTRODUÇÃO:
O uso de ferramentas didáticas para a organização do conhecimento é apontado como caminho para o professor promover uma interação dialógica com os alunos, o que poderá proporcionar uma aprendizagem associada ao fazer, agir, operar, criar, construir, partindo da realidade vivida por estudantes e professores (BECKER, 1994). A contextualização é considerada como um dos princípios para a organização do currículo por meio de temas da vivência dos alunos. A abordagem temática, no ensino de Química, tem sido recomendada com o objetivo de formar o cidadão (WARTHA et.al, 2005). Contextualizar o ensino não é uma tarefa fácil e requer que o professor planeje e pesquise acerca da problemática que pretende introduzir aos alunos em sala de aula. Neste trabalho, temos o objetivo de discutir uma proposta de abordagem temática para contextualização do ensino discutindo a obtenção do etanol combustível para introduzir os conceitos de fermentação e destilação entre outros . Para isso, realizamos a fermentação do caldo da cana-de-açúcar e fizemos uma destilação simples do mosto verificando as propriedades da substância obtida ao final. Consideramos que esta abordagem pode trazer para o professor recursos que possibilitem uma discussão contextualizada dos conceitos em foco.
METODOLOGIA:
A abordagem temática para contextualização dos conceitos foi planejada em discussões do grupo PIBID para a organização de uma oficina a ser ofertada na Semana de Química da UFRPE, para licenciandos de química. A oficina, intitulada Etanol Combustível, teve a seguinte programação:i) apresentação de um vídeo sobre a obtenção e produção do etanol no Brasil (Brazilian Ethanol, disponível no youtube); ii) discussão sobre o vídeo com os alunos, e iii) realização de atividade experimental. Na discussão do vídeo, os alunos discutiram aspectos da obtenção do álcool etanol, tais como: matérias primas, o processo de fermentação da cana-de-açúcar em escala industrial e outros. Com isso, os alunos puderam perceber que a fermentação alcoólica é um tipo de reação química realizada pela ação de microorganismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico ( FERREIRA et.al, 1999). A atividade foi proposta a partir de outros trabalhos encontrados na literatura (RODRIGUES et. al,2000 e DAZZANI et al,2002) e algumas adaptações foram feitas para a proposta deste trabalho. Na oficina a maior preocupação foi questionar os alunos sobre a temática e em que aspectos os pontos abordados poderiam ser utilizados para a discussão de conceitos químicos em sala de aula.
RESULTADOS:
A proposta de oficina apresentada possibilitou uma reflexão sobre a importância na exploração dos conteúdos, associando conceitos com os fenômenos ou situações vivenciados no cotidiano. Para a temática escolhida, a atividade experimental contribuiu para uma abordagem contextualizada a conceitos que muitas vezes são considerados de difícil compreensão, tais como: destilação simples de misturas, ponto de ebulição, interação intermolecular e polaridade.
Ao longo de toda a oficina, os alunos se mostraram motivados, visto que o tema escolhido é conhecido de todos, mesmo assim, verificamos que inicialmente que os alunos resistiram em expressar suas idéias prévias sobre o tema. Entretanto, depois da realização das atividades, percebemos que a participação dos alunos. Muitos argumentaram sobre a importância de discutir temas atuais para a compreensão dos conceitos químicos e de realizar atividades experimentais para a contextualização do ensino. No cenário atual, há um interesse crescente sobre a produção de bicombustíveis sobretudo para a discussão de questões ambientais, o que torna o tema relevante para ser tratado em aulas. No entanto, para que esta discussão seja frutífera é fundamental que se considere a necessidade de envolvimento dos alunos com a problemática introduzida em sala de aula.
CONCLUSÃO:
Com este trabalho, buscamos ressaltar sobre a importância da contextualização no ensino de conceitos científicos, considerando que esta pratica deve fazer parte do esforço do professor em querer inovar suas aulas. Com isso, foi feito reflexão sobre a importância de o professor discutir com os alunos a aplicação dos conceitos científicos em situações cotidianas, motivando os mesmos na aprendizagem científica. O ensino organizado para a contextualização pode proporcionar ao aluno uma articulação do conhecimento científico discutido em sala de aula com situações vivenciadas no cotidiano.
O professor deve considerar a importância de colocar os alunos frente a situações reais, propiciando a construção do conhecimento. Na oficina, constatamos que no processo de contextualização, os alunos vão se envolvendo progressivamente com o tema proposto e a experimentação possibilita uma articulação entre conceitos e situações reais.
Palavras-chave: Etanol bicombustível veicular, Ensino de química, Contextualização.