63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO ALTO DA ESPERANÇA
Andreia de Oliveira Conceição 1
Cleane Silva Gonçalves 1
Lorena Cutrim Santos 1
Elen Sales dos Santos 1
Thalita Nogueira Gomes 2
Marcelino Silva Farias Filho 3
1. Depto. de Geociências, Geografia - UFMA
2. Depto. de Comunicação Social - UFMA
3. Prof. Ms /Orientador - Depto. de Geociências, UFMA
INTRODUÇÃO:
O processo de formação do território brasileiro é marcado por um histórico que evidencia o uso e ocupação do solo de maneira inadequada e desorganizada como conseqüência da falta de planejamento, especialmente no ambiente urbano, o que causa problemáticas sociais e de ordem física na dinâmica espacial. Nessa perspectiva, nota-se que a rápida evolução do meio urbano, gerou graves problemas ambientais de origem distintas nas cidades, onde os desastres naturais promovidos por deslizamento de terra e inundações em ocupações localizadas nas áreas de risco ganham bastante expressão com o passar dos anos. A cidade de São Luís, capital do Maranhão, apresenta atualmente um número bastante considerável de áreas de risco dentre as quais, destaca-se o bairro Alto da Esperança (foco do estudo), que sofre constantes eventos de deslizamentos e inundações que resultando em transtornos e prejuízos constantes na comunidade, porém existem poucos estudos que avaliem estes danos. Neste sentido, o presente trabalho faz uma análise das conseqüências da ocupação urbana em áreas de risco, a partir de um estudo da comunidade acima mencionada para detectar as causas e conseqüências dos eventos que ocorrem na área para planejar ações no sentido de minimizar tal problemática.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi elaborado com em revisão de literatura acerca da temática e da área de estudo; análise de fotografias aéreas e imagens de satélite da área de estudo e; pesquisa de campo, com registro fotográfico para análise da evolução física do terreno e de sua ocupação, destacando as características geológicas, geomorfológicas, da cobertura vegetal, do clima, drenagem, para desenvolver uma visão mais abrangente quanto à dinâmica fisiográfica do local em estudo. Para identificação das formas de uso dos solos locais e do histórico de ocupação, foram aplicados 60 questionários aos moradores da comunidade.
RESULTADOS:
O bairro Alto da Esperança historicamente tem observado ocupações desordenadas ou irregulares, que atribuem à população local elevado grau de vulnerabilidade ambiental, uma vez que a área está localizada em um terreno onde as características geológico-geotécnicas e geomorfológicas associadas a fatores pluviométricos tornam esta área bastante instável, pois sofre intensos processos erosivos e de escorregamento de massa juntamente com alagamentos significativos. Somados a isso é importante ressaltar que a estrutura de algumas casas apresentam material pouco resistente - argila - o que propicia ainda mais a ocorrência de possíveis acidentes. Além disso, observou-se que a maioria das casas sofreu expressivas rachaduras, assim como a quebra dos pisos e azulejos, além de muitas infiltrações que surgiram do solo, o que acaba sendo um grande problema para quem reside a mais ou menos três metros da zona de perigo, pois há risco de desabamento e até mesmo de soterramento de pessoas que transitam pelo local.
CONCLUSÃO:
Os acidentes associados aos deslizamentos vêm se propagando em todo o país, notadamente em áreas urbanas. No Alto da esperança, observou-se que as afirmativas aqui mencionadas se repetem, pois sua ocupação geralmente é feita pela remoção da cobertura vegetal e realização de cortes em terrenos que são vulneráveis e com predisposição a escorregamentos e deslizamentos, ocasionando em transtornos para muitas famílias que habitam na área. Observou-se ainda que preferencialmente são as pessoas de baixa renda que ocupam essas áreas, o que gera certa resistência em deixar o local, mesmo quando informadas do perigo em habitá-lo. Desse modo, a partir da problemática apresentada, fica evidente a urgente necessidade de investimentos e estudos que viabilizem a reabilitação e possível recuperação da referida área, pois foi constatado ao longo desta pesquisa que a falta de planejamento urbano eficiente e efetivo chega a ser um fator preponderante para ocasionar eventos como os que foram observados na área de estudo. Portanto, acentua-se a importância de se planejar e implantar atividades que possam reduzir as possibilidades de acidentes tais como a adoção de medidas de prevenção de acidentes; planos para situações de emergência; informações públicas; e programas de treinamentos.
Palavras-chave: Ocupação desordenada, Vulnerabilidade ambiental, Alto da Esperança.