63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil |
LIVROS SOLICITADOS PARA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DE GOIÁS (SÉCULO XIX) |
Wanessa Andrade de Oliveira 1,2 Diane Valdez 1,2 |
1. Faculdade de Educação de Goiás – UFG 2. Prof.ª. Dra. Orientadora – Faculdade de Educação de Goiás – UFG |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho faz parte do Projeto de pesquisa intitulado “Livros, leitura e infância: Goiás, século XIX” coordenado pela Professora Dra. Diane Valdez (FE/UFG) que integra o projeto cadastrado na FAPEG Projeto Educacional da Sociedade Goiana do século XIX, coordenado pela Professora Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra (FE/UFG). |
METODOLOGIA: |
Em fase final, no primeiro momento o projeto previu a localização e mapeamento de documentos que solicitavam materiais impressos publicados para crianças que freqüentavam a instrução pública na Província de Goiás no século XIX. A busca e mapeamento dos livros escolares foram realizados no Arquivo Histórico de Goiás (AHG) por meio dos documentos avulsos. A referência principal foram as listas de solicitações de objetos escolares, ofícios e outros documentos que solicitavam materiais para o funcionamento das escolas no século XIX. O trabalho minucioso foi realizado por duas alunas do curso de Pedagogia da UFG, Ana Flávia Rodrigues – monitora de História da Educação – e Wanessa Andrade de Oliveira – bolsista do PIBIC. Após a localização das fontes, a mesma foi fotografada e, posteriormente, transcrita e organizada por décadas e regiões que solicitavam as obras. Em seguida essas fontes foram digitalizadas e organizadas por décadas. A última fase, em andamento, é localizar as obras em arquivos públicos e privados, digitalizá-las e disponibilizá-las aos pesquisadores em um link da FE. |
RESULTADOS: |
Com essa pesquisa é possível proporcionar ao público acadêmico, diferentes investigações como identificar quais eram as teorias que sustentavam os métodos de alfabetização e de aprendizagem, identificar os livros utilizados nas escolas em Goiás no século XIX, anotar a quantidade de obras solicitadas para a instrução primária e, entre outras coisas, identificar, por meio de obras escolares, qual era o lugar reservado à criança do ensino primário neste período da história. |
CONCLUSÃO: |
Com os resultados foi produzido um artigo para compor um livro de História da Educação em Goiás (1830-1930). Por meio desses documentos, organizados e disponibilizados, será possível o pesquisador produzir diferentes textos e artigos de forma isolada ou mesmo comparativa às outras regiões do país. Os dados são ricos e podem traduzir diversos olhares sobre a história da instrução da infância nas terras goianas do século XIX. |
Palavras-chave: História da educação, Infância, Goiás/ século XIX. |