63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
USANDO O LABORATÓRIO COMO UMA FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DA MULTIPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Cláudio Bastos Spada 1 Heloize da Cunha Charret 1 Davi André de Lima Siebra 1 Evelyn Anne Pereira dos Santos 1 Marlucia Coutinho de Oliveira 1 Daniele Saluti Nunes de Barros 1 |
1. Escola SESC de Ensino Médio |
INTRODUÇÃO: |
Pesquisas na área da educação fomentam a idéia de que o ato de ensinar um dado conteúdo proporciona um nível de aprendizado mais complexo sobre ele. Visando a otimização do aprendizado dos alunos, o laboratório da Escola SESC de Ensino Médio promoveu um projeto no qual os monitores de laboratório do 3º série assumiriam um papel administrativo sendo responsáveis por coordenar e orientar as atividades dos monitores recém-chegados. Dessa forma, o aluno monitor desenvolveu um caráter profissional em torno de uma liderança servidora e oportuniza o conhecimento na área das ciências, por meio do exercício de suas funções. Analisando os depoimentos dos monitores envolvidos constatou-se um amadurecimento acadêmico significativo em cada um dos participantes. |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho analisa o projeto de monitoria de laboratório de ciências desenvolvido com os alunos do 3º série. Tal projeto objetiva proporcionar o engajamento disciplinar dos estudantes, através da atuação destes como agentes multiplicadores do conhecimento, adquirido ao longo dos dois primeiros anos de experiência nos laboratórios de Ciências da Natureza. O monitor de 3ª série tem a responsabilidade de, orientar os recém-chegados ao laboratório. As análises realizadas neste trabalho basearam-se no relato pessoal de 4 monitores de um total de trinta e quatro participantes do projeto. elencadas as seguintes categorias de análise: - tempo semanal dedicado ao projeto; - aprendizado declarado; - valor; - autonomia no exercício da função; A filosofia da linguagem bakhtiniana foi utilizada como referencial teórico metodológico do trabalho por permitir a análise de elementos do contexto social e cultural presentes nos discursos. |
RESULTADOS: |
As análises demonstram um envolvimento com o projeto superior àquele exigido pelas regras de participação, os sujeitos da pesquisa foram unânimes em relatar um tempo semanal de envolvimento superior às 2 horas semanais obrigatórias. Na categoria aprendizado declarado os relatos demonstram a apropriação de diversos elementos da ciência em um nível de complexidade superior ao esperado no Ensino Médio. O valor delegado ao projeto surge em diversos trechos dos relatos e parece ser o responsável pelo engajamento tão expressivo dos estudantes com o mesmo. Segundo os relatos o projeto proporcionou aos sujeitos da pesquisa o desenvolvimento da cultura científica, além da obtenção de maiores conhecimentos nas áreas de química, física, biologia e ciências da terra. Para alguns, serviu como critério fundamental na decisão da carreira profissional. Alegou-se também que houve um maior aprendizado ao ensinar os mais novos e que acompanhar a evolução dos mesmos é gratificante. O projeto ainda foi visto como uma forma de aprendizado em como administrar, não só um laboratório, mas também outros departamentos, já que enfoca a liderança e responsabilidade e na questão de ter de tomar decisões pelo grupo. Vale ainda ressaltar que o número de monitores aumentou em 75,5% desde o início dessa prática. |
CONCLUSÃO: |
O projeto analisado em nosso trabalho demonstrou-se um excelente veículo para a formação científica dos estudantes do Ensino Médio harmonizando-se com as propostas contemporâneas para o Ensino de Ciências, tais como o desenvolvimento da autonomia e da capacidade investigativa. Pode-se mesmo dizer, através de nossas análises, que os resultados obtidos superaram as expectativas, uma vez que os monitores adaptaram-se rapidamente ao novo contexto em que foram inseridos, garantindo assim uma maior eficácia no processo de aprendizagem dos novos alunos. Observou-se também o surgimento de uma autonomia diferenciada por parte dos participantes em vista da força de vontade que tiveram ao levar em frente o trabalho. Todos tiveram uma melhoria expressiva no seu próprio processo de aprendizagem, pois ao trocar conhecimento com o próximo, desenvolviam automaticamente um processo de reflexão acerca do próprio aprendizado, conseguindo assim organizar aquilo que aprendiam em sala de aula. e adquirido por fim um raciocínio mais aprofundado sobre o conteúdo. |
Palavras-chave: Aprendizagem, Linguagem bakhtiniana, Monitoria. |