63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DA 9ª CREDE-HORIZONTE-CEARÁ
Rinaldo Costa do Nascimento 1
Dóris Sandra Silva Leão 1
Maria das Graças Santiago de Sousa 1
Temis Jeanne Filizola Brandão dos Santos 1
Luzimary Soares Miranda 1
Francisca Coelho de Carvalho 1
1. Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC/9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - 9ª CREDE
INTRODUÇÃO:
Para fazer frente aos desafios presentes na rede estadual de ensino do Ceará, busca-se incorporar à rotina das escolas a prática de acompanhamento de suas atividades através da criação da Superintendência Escolar, para juntos desenvolverem um trabalho focado na aprendizagem do aluno e no estímulo à sua permanência na escola. Desse modo, houve a necessidade de direcionar o trabalho diário de diretores, coordenadores escolares, professores e toda a comunidade escolar para este foco. A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 9ª CREDE, realizou no decorrer do ano letivo de 2010, através da Superintendência Escolar, o acompanhamento de 13 escolas distribuídas em 6 municípios de sua abrangência, objetivando promover na escola, um circuito de reflexão e ação em torno de seus indicadores, metas, processos e instrumentos de gestão, oportunizando ao diretor um outro olhar para refletir sobre os pontos centrais da escola, sem esquecer sobretudo o seu dia a dia.
METODOLOGIA:
A Superintendência considerando o diretor responsável pelos direcionamentos e resultados da escola, nas visitas concentra nele as suas abordagens. A equipe é composta por 1 coordenadora regional, 1 supervisora, 1 assistente técnica e 3 superintendentes que acompanham 13 escolas. Foram realizadas 14 visitas, objetivando promover junto a direção, uma reflexão e ação em torno de 3 eixos principais: indicadores, processos e instrumentos de gestão, favorecendo a aprendizagem e a necessidade de reformulação de metas e ações estratégicas, que permitiram aos superintendentes apropriarem-se do funcionamento da escola e estabelecer os encaminhamentos necessários em relação aos 3 eixos principais, para cobrar os compromissos assumidos. Ao término de cada visita foi elaborado um relatório destacando os principais aspectos observados. Foram realizados encontros mensais com a participação de todos os diretores, para analisar e discutir os resultados das avaliações externas e indicadores escolares. A equipe recebeu visitas mensais da SEDUC, que realizou o acompanhamento dando suporte ao trabalho realizado. Foi realizado também, uma avaliação com cada escola na presença da coordenadora, onde aconteceu um balanço geral da gestão escolar nas três dimensões: Administrativa, Pedagógica e Financeira.
RESULTADOS:
No sentido de pensarmos a rotina escolar recebendo o cuidado constante com a aprendizagem do aluno e o estímulo a sua permanência na escola, e também, acenando para um novo modelo nas relações estabelecidas entre a escola, CREDE e SEDUC, a partir do acompanhamento da Superintendência Escolar, obtivemos significativos resultados. Dentre eles destacamos o crescimento da participação e a elevação do nível de proficiência dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática no resultado geral das escolas da 9ª CREDE pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE 2009/2010; O aumento do número de premiação com um computador, de 30 alunos em 2009 para 126 alunos premiados em 2010 na avaliação externa do SPAECE, que obtiveram média igual ou superior a 7,5 nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, conforme a Lei 14.483; A melhor participação entre todas as CREDES no projeto do jornal O Povo (O Povo no ENEM), com 99,5 % dos alunos inscritos; Aumento de 91% na aprovação dos alunos no vestibular da Universidade Federal do Ceará em 2010; Melhorias nos indicadores internos das escolas, aumentando o índice da aprovação de 81.18% em 2009 para 86,86% em 2010 e reduzindo o índice de abandono de 10.88% para 8.29% no mesmo período.
CONCLUSÃO:
Considerando os desafios presentes na rede estadual de ensino do Ceará, sobressaem-se os estilos de trabalho do diretor e da equipe gestora e da Superintendência Escolar na implementação do acompanhamento da gestão escolar com foco na permanência e na melhoria da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, o acompanhamento da Superintendência Escolar obteve como resultado dos diretores e das equipes gestores a colaboração na busca do desenvolvimento de um circuito permanente de reflexão e ação em torno de seus indicadores, metas, processos e instrumentos de gestão. Assim, contribuindo para a articulação entre Escola , CREDE e SEDUC na implementação de programas e projetos, bem como na troca de informações do funcionamento geral da rede. Fortalecendo a gestão escolar e auxiliando a escola a assumir seu papel como protagonista principal no processo educativo de seus alunos. Dessa forma a Superintendência Escolar configurou-se na possibilidade para apoiar as questões acima levantadas, desempenhando um importante papel no fluxo de comunicação e monitoramento da SEDUC. Essa articulação permite sinalizar os valores que devem nortear as ações e decisões no âmbito escolar além de possibilitar à 9ª CREDE e à SEDUC conhecer e compreender melhor suas escolas.
Palavras-chave: Superintendência Escolar, Direção Escolar, Acompanhamento.