63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
IMPRESSÕES DIGITAIS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES: UM ESTUDO SOBRE O USO DAS TIC NA FORMAÇÃO INICIAL DA PROFESSORES NAS UNIVERCIDADES PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
Elisa Maria Quartiero 1
Rafael da Cunha Lara 2
Bruna Nau 3
Jéssica Viana E Silva 4
1. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Pedagogia – UDESC
2. Mestrando - Depto.de Pedagogia - UDESC
3. Bolsista IC - Depto. de Pedagogia - UDESC
4. Bolsista IT - Depto. de Pedagogia - UDESC
INTRODUÇÃO:
Investigação sobre a inserção e usos que estudantes e professores fazem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores nas universidades públicas de Santa Catarina, Brasil. Partimos do pressuposto que os movimentos da “sociedade da informação” pressionam as instituições a incorporarem as TIC em suas práticas. Ao mesmo tempo, o ingresso no sistema educacional de uma geração de estudantes que cresceu em uma sociedade e cultura digitais demanda processos de ensino e aprendizagem onde estas tecnologias possam ser incorporadas, não no sentido material ou instrumental, mas como uma forma de cultura. Constatamos que apesar da percepção de importância que as TIC assumem entre estudantes e professores, seu uso como mera ferramenta de trabalho limita a experiência sobre as potencialidades de seu emprego nas práticas docentes dos futuros-professores.
METODOLOGIA:
Seleção de sete cursos de diferentes áreas de conhecimento dos Centros de Ensino das Universidades Federal e do Estado de Santa Catarina: Artes Cênicas, História, Educação Física, Biologia, Geografia, Letras/Inglês e Pedagogia. Os instrumentos de pesquisa foram dois questionários dirigidos aos estudantes da última fase e aos professores de cada Curso: foram respondidos 85 questionários entre os estudantes e 72 entre os professores universitários. Itens orientadores das perguntas dos questionários: identificação dos usos sociais que fazem das TIC; dos usos acadêmicos das TIC; a importância que atribuem às TIC para o processo de formação acadêmica; a importância que atribuem ao uso das TIC nos processos educativos e perspectivas de uso em futura atuação docente.
RESULTADOS:
A universidade, de um modo geral, pouco contribui para a aprendizagem sobre usos das TIC na opinião dos estudantes (sobretudo entre os usuários iniciantes): 83% afirmam que aprenderam pouco ou nada com seus professores. Estes dados estão de acordo com outra constatação da pesquisa: 68% dos estudantes não tiveram, em sua formação acadêmica, disciplinas relacionadas à temática Tecnologia e Educação. Entre os estudantes, 82% deles consideram muito importante para sua formação acadêmica ter no currículo disciplina com essa temática. E, ainda, 83,5% deles consideram que vivenciar o uso das TIC durante a formação inicial será útil para a atuação como professores. Entretanto, os dados da pesquisa apontam que essas aspirações dos estudantes – e, ao mesmo tempo, necessidade do sistema educacional – vem sendo pouco contempladas na prática da formação inicial de professores. Quanto aos conhecimentos sobre as TIC, 85,4% dos estudantes consideram-se usuários “especialistas”.. Entre os professores, esse percentual é igual: 85%. Entretanto, 58,5% deles dizem não utilizar ou utilizar apenas eventualmente os recursos das TIC em aula com seus alunos. Em contrapartida, 76,3% dos professores dizem que sempre ou quase sempre utilizam as TIC para preparar ou apresentar suas aulas.
CONCLUSÃO:
Na formação inicial de professores não há vivências de usos das tecnologias que possam reverter em usos pelos futuros-professores nas escolas, desde o uso instrumental de softwares livres até a exploração das potencialidades dos recursos colaborativos da Web 2.0 e das redes sociais, utilizados tanto por estudantes, quanto por professores em contextos sociais. Entre os professores 90% afirma ter nenhum ou muito baixo conhecimento sobre a plataforma Linux e 70% afirmam nunca utilizar essa plataforma em suas aulas. Com isso, postulamos que a escola possui um artefato tecnológico (nesse caso, o Linux Educacional) que é desconhecido na formação inicial de professores realizada na universidade, o que pode significar uma redução qualitativa das condições de uso desse aparato no contexto escolar. Com relação as TIC, o grande salto qualitativo na educação poderá ocorrer quando as tecnologias forem incorporadas como cultura e como prática social e não como mero recurso instrumental que mantém as mesmas práticas consagradas pela tradição. Isso requer não apenas as discussões sobre as possibilidades do emprego das TIC nas práticas pedagógicas, mas também o uso destas tecnologias nas práticas formativas.
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Usos sociais e formativos das TIC