63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
PROJETO BICICLETAR - SISTEMA DE CONTROLE DE LOCAÇÃO E PARKING EM BICICLETÁRIOS
Tamiris Cristie Barão Mucci 1
Ricardo Levy de Castro 2
Silvia Maria Farani Costa 1
José Carlos dos Santos 2
Regiane Relva Romano 2
1. Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba – FATEC CPB
2. Centro Universitário FIEO - UNIFIEO
INTRODUÇÃO:
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) reformaram atualmente a estrada de serviços que margeia o Rio Pinheiros, e transformou-a em uma das melhores ciclovias urbanas. Construiu também 13 bicicletários, onde ciclistas podem deixar sua bicicleta por até 3 dias. Além dos paraciclos já em funcionamento, estes bicicletários fornecerão serviço de locação de bicicletas, aumentando o número de usuários que percorrem os 14 quilômetros da ciclovia. Atualmente, o controle das bicicletas estacionadas é todo preenchido manualmente. Importantes relatórios são feitos como simples anotações. Para suprir esta necessidade o Projeto Bicicletar vem viabilizar o controle da locação e parking (estacionamento) nos bicicletários. O sistema cadastrará os ciclistas contando as horas de uso dos serviços. Um dos diferenciais será o envio de SMS – mensagem de texto em seu celular – avisando que o período de parking está próximo ao fim. Diferente do modelo superficial atual, relatórios periódicos serão gerados. Fará também o controle do programa de fidelidade, que recompensará aqueles que mais usarem os serviços. A expectativa do Projeto Bicicletar é colaborar na esperança de tornar São Paulo uma cidade cada vez melhor de se viver bem.
METODOLOGIA:
O trabalho foi todo embasado em pesquisa de campo, com entrevistas junto aos funcionários da CPTM e das empresas terceirizadas prestadoras de serviços alocados nos bicicletários, que nos explicaram com detalhes toda a regra de negócio de uso da ciclovia e dos bicicletários. Conhecemos também o Projeto Use Bike, que é o sistema de controle de locação e parking usado pelo Metrô de São Paulo. Foi nos mostrado todo o seu funcionamento, seus prós e contras, reportando tudo o que possa um dia ser melhorado. Como complemento, buscamos informações em sites, livros e publicações periódicas, tudo para entender o motivo pela qual a CPTM investiu tanta boa vontade e dinheiro num projeto sem fim lucrativo, porém de grande benefício a cidade e aos que dela usufruem.
Toda a documentação foi pautada na UML (Unified Modeling Language), com modelagem de classes e diagramas de Entidade-Relacionamento das tabelas de banco de dados, o que viabilizará aperfeiçoamentos no sistema futuramente.
RESULTADOS:
Missão cumprida. É assim que nos sentimos ao entregar esta primeira versão deste projeto. Desde a reforma da ciclovia até a conscientização da população na importância do uso da combinação bicicleta/trem como meio de transporte alternativo ao automóvel, tudo precisa ser pensado para que a engrenagem desta estrutura cicloviária funcione perfeitamente.
Agregar o envio de SMS foi de suma importância no nosso projeto, pois um ou dois dias – as vezes até poucas horas após vencer o prazo de parking, é comum seu dono aparecer para resgatar sua bicicleta e sentir-se impotente perante a notícia que ela já foi doada. O envio de SMS diminui drasticamente este tipo de ocorrência. Outra vontade antiga da CPTM, a de criar um programa de fidelidade ao uso dos serviços do bicicletário, poderá finalmente ser implantada. Quanto mais o cidadão usar estes serviços, mais benefícios terão e quem ganha com isso é a cidade.
O Projeto Bicicletar veio informatizar e agregar valores a um processo hoje todo manual, inseguro, sem nenhum recurso tecnológico, visando uma agilidade de serviços e eficiência nos resultados, através de relatórios que facilitam a tomada de decisões quanto ao gerenciamento dos parkings e locações de bicicletas nos bicicletários. E este objetivo foi alcançado.
CONCLUSÃO:
Mesmo tendo satisfeito a vontade da CPTM de ter um sistema informatizado controlando seus bicicletários, achamos que ainda temos muito a fazer. Mesmo tendo cumprido todo o escopo que nos foi passado, a próxima etapa é levar o sistema para os dirigentes da CPTM validarem e nos responderem o que acharam da aplicação como um todo, visando futuras melhorias.
Numa segunda fase queremos aperfeiçoar o programa de fidelidade de modo que o ciclista ganhe uma locação gratuita a cada dez que fizer. Queremos que nesta segunda fase ele receba um SMS logo após sua décima locação, incentivando-o a realmente continuar a usar o serviço. Algo semelhante será feito com o parking onde o ciclista poderá ganhar uma passagem de trem devido ao número de vezes que já utilizou do estacionamento de bicicletas. Tal informação ele terá acesso via celular no recebimento de SMS.
Outra proposta de otimização diz respeito ao uso da tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), importante para precaver possíveis furtos uma vez que a bicicleta terá uma tag que a identifica impossibilitando a saída da bicicleta da ciclovia. Mesmo assim, terminamos esta primeira fase do nosso projeto sabendo da importância que este sistema tem para a cidade, no aumento colaborativo do bem estar de cada um.
Palavras-chave: Sistema de aviso via SMS, Sistemas de informação, Desenvolvimento de projetos.