63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO VIDA ATIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS/MA
MEYRO LUCY AMORIM BRUCE 1
DALVA CASTELO BRANCO OLIVEIRA 1
GABRIELLA ISSA SAMARA FARAY 1
LURDIMAR CORREIA SANTANA 1
1. Especialista em Educação da Educação de Jovens e Adultos - SEMED
2. Especialista em Educação da Educação de Jovens e Adultos - SEMED
3. Especialista em Educação da Educação de Jovens e Adultos - SEMED
4. Especialista em Educação da Educação de Jovens e Adultos - SEMED
INTRODUÇÃO:
Estudos evidenciam que no Maranhão existem a partir dos 60 anos 299.508 analfabetos, sendo 155.462 homens e 144.046 mulheres. Estes indicadores mostram a necessidade de criarmos alternativo de inclusão para 3º idade no universo escolar letrado. Portanto é necessário repensar e redefinir a função histórica e social da escola, fazendo com que ela promova uma educação para todos. Diante desta realidade a Secretária Municipal de Educação – SEMED e Secretária Municipal da Criança e Adolescentes e Assistência Social, criaram uma parceria com o Projeto VIDA ATIVA, com objetivo de integrar a 3º idade na educação básica, melhorar a auto-estima. Ampliar os conhecimentos, Possibilitar uma participação mais efetiva na transformação da sociedade incluída na escola na educação básica. Fundamentou-se esta proposta nos referencias teóricos de Paulo Freire e Emilia Ferreiro e outros (2002, p18) Não é possível continuar apostando na democracia sem realizar os esforços necessários para aumentar o número de leitores (Leitores plenamente e não leitores decifradores).
METODOLOGIA:
A partir do estudo do projeto e da proposta curricular da modalidade básica do ensino da EJA e os PCN’s. Elaboramos planos mensais e semanais com acompanhamento de um coordenador pedagógico. Os planejamentos precederam dos conteúdos selecionados conforme o cotidiano dos alunos e suas necessidades básicas e experiências de vida. A partir das vivências dos alunos para uma reflexão do sistema na qual estão inseridos e os reflexos desse sistema em nossas vidas. As aulas aconteceram nos espaços de instituições publicas associações de moradores, partindo do processo de alfabetização prosseguindo as séries iniciais do ensino fundamental. Foram envolvidos aproximadamente 205 idosos 04 professores 01 coordenador pedagógico 01 técnico da SEMCAS e 01 técnico da SEMED. Utilizou-se como instrumentos metodológicos debates que possibilitaram trocas de experiências entre os grupos de projeto interdisciplinar, com conteúdos integrados, além de passeios, mostram cultural com temáticas atuais, projeção de vídeos e filmes, feiras de livros didático da EJA e vários gêneros textuais, assim como palestra educativa, oficinas de artesanato e relatório.
RESULTADOS:
Após a avaliação diagnostica realizada no inicio e durante as etapas do projeto, sugiram dificuldades relacionadas a leitura e escrita e pouco conhecimento de conteúdo, pouca assimilação de idéias inibição, esquecimentos pelas dificuldades que a pessoa idosa apresenta em relação a idade. Nos professores a falta de habilidade em trabalhar com pessoas idosas. Diante dos fatos acima mencionados foi necessária uma formação com estudos voltados para a clientela alvo, reuniões periódicas para avaliação e elaboração de planos e rotinas adequados. Porém no decorrer do projeto, observou-se através dos relatórios que alguns idosos saíram da condição de analfabetos e já se percebia melhoria da baixa auto-estima. Assim como, melhoria do relacionamento, interpessoal, intrapessoal, além da apropriação do conhecimento sistematizado de leitura e escrita já dominavam a interpretação de pequenos trechos.
CONCLUSÃO:
Através do relatório e avaliação concluí-se que o Projeto Vida Ativa é de grande importância e valiosa contribuição para a inclusão dos idosos no ensino fundamental nas series iniciais, no período 2004 a 2010 na rede municipal de São Luís – MA. Constatou-se que no decorrer do desenvolvimento do projeto houve melhorias na baixa auto-estima dos idosos, assim como na integração dos mesmos nas atividades desenvolvidas em sala de aulas. Percebeu-se a melhoria do relacionamento entre os grupos e professores, além de grande aceitação e participação nas atividades de lazer nos espaços das escolas ou em outros espaços, demonstram avanços significativos na leitura e escrita, cálculos saindo da condição de analfabetos e prosseguindo seus estudos.
Palavras-chave: Formação, Inclusão, Idosos.