63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DA FÍSICA |
Carolina Rodrigues da Silva Neta 1 Damon Ferreira Farias 1 André Romão Terto 1 Fabinara Dantas Freire 1 Mariana Bezerra Mangabeira Simões de Medeiros 1 Marcos Antonio Pinto Ribeiro 1,2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano- IF SERTAO PE, Espaço de Ciência e Cultura-ECC UNIVASF 2. Prof. orientador |
INTRODUÇÃO: |
O Ensino da Física foi sempre visto como um dos mais metódicos e dogmáticos dentre todas as disciplinas, predominando uma concepção tradicional de educação que muitas vezes não é capaz de motivar os alunos em seu aprendizado. O Ensino dessa disciplina atual está baseado em teorias e acúmulo de informação. A importância do uso da Física prática e simples favorece o bom desempenho escolar, já que a prática metodológica tradicional de ensino utilizada é excludente. Propor atividades de ensino lúdico para que os alunos possam sentir gosto e não dever pelo estudo. Desta forma o processo de aprender torna-se um desafio agradável e ao alcance de qualquer estudante. Para tanto o professor tem que estar preparado para oferecer aulas atraentes, com metodologias inovadoras. Uma sala de aula é heterogênea, um mesmo método de ensino pode não ser compreendido por todos os alunos, necessitando a atenção do professor para possíveis adaptações à metodologia aplicada. Neste aspecto o processo da gestão de ensinar e do aprender torna-se uma ação confiável e reflexível que oferece um relacionamento solidário entre professor e aluno, e promove um ambiente escolar agradável. Contribuindo assim, para maior conservação do conhecimento construído e aplicabilidade na vida profissional. |
METODOLOGIA: |
A necessidade de aplicar uma metodologia de forma a preparar o aluno para utilizar com autonomia seus conhecimentos, contribuiu muito para o enriquecimento das aulas tornando-as bem criativas e agradáveis. Foram apresentados os princípios da física por meio de experimentos, como: Ludião, Duplo Cone, Disco de Newton, Caleidoscópio e Garrafa Maluca. Nessas atividades o professor agia como problematizador e provocador na busca de romper com a forma tradicional da educação. Com demonstração dos fenômenos ali envolvidos, de uma forma simplificada, de modo a adequar a linguagem científica ao nível do público. Durante as aulas o professor disponibilizou materiais (garrafa PET, latas de refrigerantes, palitos de churrasco, massa de modelar.) para os alunos da escola, que construíram os experimentos citados. A partir dos quais, se criou uma discussão conceitual da Física Contemporânea, tanto de seus aspectos mais contra- intuitivo quanto das aplicações tecnológicas visíveis, relacionando ciência, história, filosofia e educação, para tornar a aula mais interativa e de fácil entendimento, pois desperta o interesse do aluno pela ciência. |
RESULTADOS: |
Esse método de ensinar Física desenvolveu nos alunos um senso crítico em relação ao uso dos produtos da ciência, pois permitiu que eles refletissem que o acúmulo de informação em regras e conceitos dificulta o desenvolvimento de capacidades intelectuais. Os alunos foram envolvidos, desenvolveram o interesse pela ciência e conseguiram com facilidade aplicar os conteúdos ensinados à realidade do dia-a-dia através de situações vivenciadas por eles mesmos. Também descobriram que a aprendizagem pode ser mais atrativa quando a aula tradicional é mudada para experimental. |
CONCLUSÃO: |
Através da interação dos alunos pode-se observar que quando há interesse do professor em oferecer um estudo diferente, especialmente nas aulas que envolvem cálculo o retorno é imediato. De forma geral é mais uma possibilidade de modificar a visão do ensino da ciência e tentar romper a barreira existente entre o ensino teórico e o experimental. |
Palavras-chave: Divulgação Científica, Física, Ensino de Ciência. |