63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE JATAÍ-GOIÁS
Naiane Perez Euzébio 1
Lorena Fernandes de Assis 1
Kênia Alves Pereira Lacerda 2
Carlos Cézar da Silva 3
1. Discente -Depto de Áreas Acadêmicas de Jataí - Licenciatura em Física - IFG
2. Prof. Me./ Orientadora - Depto de Áreas Acadêmicas de Jataí - IFG
3. Prof.Dr./ co-orientador - Depto de Áreas Acadêmicas de Jataí - IFG
INTRODUÇÃO:
A percepção ambiental oriunda de diferentes grupos de indivíduos de uma sociedade é relevante para o correto posicionamento das políticas públicas em prol do meio ambiente. Uma das alternativas para preservar o meio ambiente seria primeiramente conscientizar a populacão, em especial as crianças sobre a importância do meio ambiente para um desenvolvimento sustentável. Segundo Glehn (1998), é necessária a conscientização de todos para que se tenha um ambiente mais limpo, sendo responsabilidade de todos o preservarem. Precisa-se cuidar do meio ambiente, utilizar seus recursos de forma sustentável, diminuir impactos, reciclar materiais e conservar a biodiversidade (Nacif, 2000). Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de meio ambiente de alunos que participam e de alunos que não participam do projeto “Conhecer para respeitar” em uma escola pública da cidade de Jataí, realizado durante o ano de 2010.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada numa escola pública estadual de Jataí – Goiás, onde foi desenvolvido o projeto: conhecer para respeitar o meio ambiente. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e subjetivas referentes à temática ambiental. Este foi respondido por alunos do segundo ano do ensino médio, os quais foram divididos em dois grupos, alunos que participavam do projeto (grupo 1) e que não participavam (grupo 2). As respostas foram organizadas em tabelas e gráficos.
RESULTADOS:
A primeira pergunta questionou se os alunos tinham informação de quais problemas ambientais que o município de Jataí vinha enfrentando. Dentre os alunos do grupo 2 37% responderam e 63% não responderam. Já no grupo 1, 82% responderam, onde 12% deste grupo de alunos não responderam a questão. Em referência a esses problemas ambientais, foi constatado que a maioria que conseguiu responder a questão 1, citou o lixo como o maior problema ambiental que a cidade vem enfrentando nos dias atuais. Foi percebido também que os alunos que não conseguiram responder a questão 1, tiveram muitas dificuldades até mesmo em interpretar o termo problema ambiental, demonstrando pouca percepção do meio em que vivem. Na segunda pergunta questionou-se qual seria a importância de reciclar materiais classificados como lixo, os grupos 1 e 2, responderam de forma semelhante, sabem da importância de reciclar porém, não conseguiram dar respostas satisfatórias em relação a conceitos corretos, sendo superficiais em suas respostas. A outra questão abordava a possibilidade de ocorrer desenvolvimento econômico e social utilizando a reciclagem do lixo na cidade. Nas respostas do grupo 1,predominou-se que a reciclagem do lixo era obrigação dos governantes, pois estes deveriam ser conscientes a respeito da problemática oferecendo soluções para minimizar tais problemas. O grupo 2 sugeriu que se investisse na educação ambiental nas escolas e propusessem projetos sociais gerando emprego e salários dignos.
CONCLUSÃO:
Tendo como visão a percepção ambiental dos alunos, constatou-se que há necessidade de promover atividades nesta temática. Após a aplicação dos questionários, constatou-se que a concepção de meio ambiente e reciclagem é o mesmo para ambos os grupos. Assim, a instituição deve manter o projeto e propor metodologias que possam possibilitar aos alunos uma maior assimilação na temática ambiental.
Palavras-chave: Meio ambiente, Lixo, Percepção.